domingo, 15 de junho de 2014

[RESENHA] A Garota Silenciosa (Rizzoli & Isles #9) de Tess Gerritsen

Editora: Record
Páginas: 365
Publicação: 2014

Um grupo de turistas está passeando pelas ruas de Chinatown, Boston, em uma excursão noturna pelos pontos turísticos mais macabros da cidade, em que crimes hediondos e misteriosos tenham ocorrido. Em um desses lugares, ao ouvirem um grito estridente de uma mulher, descobrem uma mão separada do corpo, ainda exalando sangue de seus vasos. Diante desta situação, a equipe da Drª Jane Rizzoli e da patologista Maura Isles é convocada para investigar o caso. Logo descobrem que o corte da mão foi feito com um objeto muito afiado e de uma só vez, com acurácia. Em seguida descobrem o corpo num telhado próximo ao ocorrido. Nele é encontrado um estranho tipo de pelo que, após análise, descobre-se que não pertence a um ser humano, nem a nenhum outro mamífero já conhecido. Em virtude das poucas pistas levantadas, a dupla de detetives tem de investigar no bairro de Chinatown, buscando depoimentos e adentrando ainda mais na cultura e no modo de vida de seus moradores. Logo elas começam a desconfiar que tal crime está ligado a um anterior, ocorrido restaurante Red Phoenix, há 19 anos atrás. Mas o que conectaria as duas situações? De que ou de quem é o pelo encontrado nas vestes da mulher morta? E qual o motivo desse assassinato?

Com o andar da investigação, novos assassinatos acontecem e começa-se a notar que tais corpos trazem pistas e conexões entre si. Também, a equipe de detetives começa a se sentir seguida por uma estranha criatura que os espreita na escuridão. A partir disso, ciência e crença andaram lado a lado na tentativa de desfecho do caso e em busca da verdade por trás dos fatos. A cultura e a mitologia chinesa terão grande importância para a busca da verdade e lendas e misticismo oriental serão bem aprofundados.

Nesse livro, tem-se um foco maior na detetive Rizzoli. Maura Isles, sua companheira de investigação, aparece pouco, mas tem importância no desfecho final do caso. Apesar de ser o nono livro de uma série, não tive dificuldades em entender a história. Não é necessário ler os livros anteriores para tal. Há algumas, poucas, citações a casos anteriores resolvidos pela personagem principal, mas nada que acometa a leitura. A narrativa da autora é ágil, fazendo com que as cenas passem rapidamente. Mesmo assim, do meio para o final da história, fiz uma leitura muito arrastada, uma vez que o final se tornou bastante previsível. O título, a capa e, sobretudo, o prólogo dão muitas informações do desfecho do caso, o que fez com que o livro se tornasse muito óbvio para mim. Acho que quem tem o hábito de ler muitos livros policiais, conseguirá entender tudo o que se passa nas primeiras páginas, estragando a surpresa final e o tom de mistério que deveria existir ao longo da narrativa. A inserção de um elemento sobrenatural da história também não me agradou. A meu ver, isso desviou do contexto mais amplo e desvirtuou a confiabilidade do profissionalismo dos personagens. A autora mistura mais de uma narrativa (em terceira e em primeira pessoa) e isso me deixou um pouco confuso em alguns momentos da leitura.

Outro ponto que não gostei foi o fato do livro ser classificado como thriller médico e percebi pouquíssimas passagens em que esse título se justificou. Salvo uma ou outra cena de dissecação de cadáver ou de análise de material biológico, basicamente isso se deve ao fato da personagem principal é médica e só. A história em si se envereda muito mais para o lado policial, com âmbito de investigação, do que para o lado da ciência forense médica. Senti muita falta disso, uma vez que estava querendo muito ler um livro que tivesse uma pegada mais científica. As, poucas, descrições da parte de medicina legal e de biologia forense que a autora traz são muito bem feitas, com altos graus de detalhismo e com bom nível científico. O fato da própria Tess ser médica justifica isso, mas percebe-se que a autora foi além e pesquisou outros assuntos para inseri-los na história.

No mais, é um bom livro policial e recomendo a todos que se interessem pelo gênero.

9 comentários:

  1. Sempre que eu vejo esse livro nas livrarias, lembro de você ter solicitado e esperei a resenha pra ver se presta. Eu tenho um toque com livros de série que não precisam da leitura de anteriores para entender a história porque sempre tem alguma revelação sobre o que aconteceu em outro momento rs

    Pena que o livro foi previsível para você da metade pro final. Mas acho que não precisa ser só leitor de policial para conseguir adivinhar o que acontece. Acho que quem tem costume de ler muito pega rapidinho o que o autor quer mostrar.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Marcos
    Não conhecia esse livro, mas parece ser um livro policial diferente. Fiquei curiosa para saber de que criatura era o pelo. Pena que a narrativa seja um pouco confusa e que o toque sobrenatural estragou um pouco a história.

    ResponderExcluir
  3. Achei a capa muito intrigante e a sinopse muito interessante. Fiquei ainda mais interessada quando você citou lendas e mitologia chinesas, adoro quando a história tem elementos sobrenaturais. É uma pena que o livro seja previsível e a mistura de narrativas também não me agradou.

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  4. Eu gosto do gênero, mas não me entusiasmei pra ler esse. Mas gostei de saber que os livros são independentes. Pelo visto a autora deixou a desejar em vários pontos e isso desestimula qualquer leitura. Apesar, claro, do livro não parecer ruim. Mas também não me pareceu ser lá essas coisas. Quem sabe um dia eu venha a ler.

    ResponderExcluir
  5. Olá Marcos!

    A sinopse me interessou. Não estou acostumado de ler livros policiais, quero ler algum que eu fique viciado nesse gênero, porém acho que não será esse livro. Por você ter dito que é um pouco previsível, já fico com um pé atrás. Mesmo que eu não consigo já saber, por não estar acostumado, mas mesmo assim não dou muito crédito (rs). Sua resenha realmente expressou de forma clara a sua opinião.

    Abraços!
    Luke.

    ResponderExcluir
  6. Olá Marcos, tudo bem?Ainda não havia lido nenhuma resenha sobre este livro, mas confesso que sou uma leitora que curte bastante este gênero de leitura e achei a historia do livro bem diferente por haver formas de escrita ( investigação e um toque de sobrenatural), e esto me deixou curiosa em realizar a leitura. Ótima resenha!!

    ResponderExcluir
  7. Este é um dos meus gêneros favoritos e vou querer ler sim, mesmo você falando que ele é previsível.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  8. Oi, gostei muito da premissa do livro, gosto de livros policiais eles me prendem de uma jeito, pretendo dar mais uma pesquisada sobre esse livro e depois ler ele, espero que ele me agrade muito.
    Beijos!!!!

    ResponderExcluir
  9. Capa muito bonita por sinal, mas não teve a sinopse que eu esperava que tivesse. Achei muito vazia, infelizmente um livro nem sempre agrada a todo mundo. Eu gosto muito desse gênero, mas hoje este livro não me convenceu.

    ResponderExcluir