segunda-feira, 16 de junho de 2014

[RESENHA] Crise (Jack Stapleton & Laurie Montgomery #6) de Robin Cook

Editora: Record
Páginas: 434
Publicação: 2014

Dr. Craig Bowman é um médico clínico-geral, que acabou de se separar de sua esposa Alexis, abandonando as suas três filhas e tentando começar um novo relacionamento com sua então secretária. Craig atua na medicina concierge, um sistema médico em que o paciente paga uma anuidade antecipadamente e tem o profissional disponível 24 horas ao seu dispor. Numa noite de sábado, quando iria a um concerto com sua namorada, Craig é chamado às pressas para visitar uma de suas pacientes, Patience Stanhope. Porém, mesmo fazendo todos os procedimentos que lhe estavam a mão, ela vem a óbito de um infarto do miocárdio. Seu marido resolve então processar Bowman por imperícia médica, alegando que ele deveria ter levado sua esposa a uma emergência e que estaria mais preocupado em ir à festa o que em promover sua cura.

Jack Stapleton é também médico, com especialidade legista. Já foi oftalmologista no passado, mas optou por rumar para outro segmento da medicina. Por ter experiência em desvendar casos em suas autópsias, Alexis, sua irmã, o chamar para ajudar a esclarecer e inocentar seu ex-marido. Jack, que está às vésperas de seu casamento, nunca teve um bom relacionamento com Craig e o detestava por sua empáfia e sua dedicação excessiva ao trabalho. Ele se desloca de Nova Iorque até Boston na tentativa de elucidar o caso. Porém, ao chegar lá o julgamento já está acontecendo e logo ele começa a sofrer ameaças constantes do advogado de acusação, Fasano. Com o avançar de suas investigações, Jack verá que está mexendo em uma caixa de marimbondos e, quando finalmente conseguir que a verdade venha a tona, fará uma grande reviravolta em todo o processo.

Comecei esse livro sem muita pretensões, achando que seria mais um romance policial. Com o decorrer da leitura, me vi fisgado pela história, não conseguindo mais largá-lo antes do final. Talvez pela minha afinidade com a área médica ou pela narrativa do autor, que consegue ser ágil e ao mesmo tempo detalhista. O enredo mostra os bastidores de um processo médico e o julgamento de Craig é contado desde a ocorrência até o seu desfecho. A maneira como ocorre o julgamento e tudo o que está envolvido a ele é o ponto alto desse livro.

O começo da leitura é um pouco parada. Robin nos introduz aos personagens e ao caso em si, que servirá de linha condutora de toda a história, e por conta disso traz parágrafos longos e descrições gigantes. Porém, recomendo que o leitor insista um pouco nesse momento, pois com o avançar da leitura o enredo fica frenético até o final. Apesar de ser o sexto livro de uma série, ele é independente, ou seja, em nada interfere não ter lido os livros anteriores para o entendimento da história. Percebe-se que alguns fatos da vida pessoal do Jack ocorreram no passado, provavelmente em outros livros, mas fora isso, toda a história tem começo, meio e fim.

Esse é meu primeiro contato com thrillers médicos. Já li um livro anterior a esse que se enquadrava nessa categoria, A Garota Silenciosa (cuja resenha você confere aqui), mas ele trazia pouquíssimos elementos desse gênero e por isso o considerei apenas como um thriller, no máximo um thriller policial. Em Crise, temos o fator médico sendo permeado o tempo todo, uma vez que essa é a profissão dos protagonistas e a medicina tem papel fundamental para tudo o que está acontecendo. As descrições das patologias, as nomenclaturas científicas, o uso de instrumentação adequada, tudo foi feito de forma excepcional pelo autor, que é médico e tem Doutorado em Patologia Forense pela Universidade de Harvard. Em virtude disso, percebe-se um forte domínio na escrita desse tipo de livro.

Recomendo a todos que gostem de thrillers médicos e que tenham curiosidade em ler algo do autor.

9 comentários:

  1. Oi, Marcos
    Minha leitura do momento é um livro do Robin Cook, cujo personagem principal é o Jack Stapleton. Adoro esse autor. Talvez por trabalhar na área da saúde me identifique com seus livros. Ainda não li esse livro, mas com certeza quero ler.

    ResponderExcluir
  2. Gosto muito do Robin Cook e faz tempo que não leio nada dele. Adoro thrillers, mas ainda não li nenhum thriller médico. Embora não tenha conhecimentos na área médica acho que não terei problemas com a leitura, pois a escrita de Robin Cook é bem detalhada e dinâmica. Com certeza irei ler!!

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  3. Não li nenhum thrillers médicos, nunca nem tinha ouvido falar. Mas fiquei bem curiosa e já gostei de cara do fato de se tratar de uma série, porém os livros são independentes. Gosto assim! E o livro parece ser daquele de fisgar o leitor ein? que nos deixa louco pra saber o final. Já li alguns livros assim que no começo demora um pouco pra engatar, mas depois a gente não consegue largar. Espero ter oportunidade de lê-lo o mais rápido possível.

    ResponderExcluir
  4. Olá Marcos!

    Fiquei super curioso por esse livro. Amo livro que envolve essa parte de medicina, mas não cheio de conceitos difíceis de compreender (rs). Amo livros tbm meio CSI e que rola sangue pra todos os lados (ahaha). Esse livro não deve ser tanto nessa pegada, mas me interessei pelo enredo. Parabéns pela resenha!

    Abraços!
    Luke.

    ResponderExcluir
  5. OI Marcos...Não conhecia este livro, e achei super bacana a proposta dele, e confesso que ainda não tive a oportunidade de ler nada deste gênero thiller médico,mas tua resenha apesar de algumas ressalvas me deixou bastante intrigada em saber o que irá de decorrer durante a historia.

    ResponderExcluir
  6. Não me lembro de já ter lido algum thriller médico, mas gostei deste, vou ver se consigo ler.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  7. Marcos, o jeito como você escreveu me lembrou uma história do Sidney Sheldon que eu li há muitos anos. Sobre três enfermeiras que acabam indo a julgamento. O livro começa com o julgamento, depois é interrompido para mostrar o que as levou pra lá.

    Eu não sou muito fã de thrillers e nem sabia que tinha essas diferenças, como ter um médico e tal. A capa não me chamou atenção não rs. E eu tenho TOC com continuações de séries que não precisam de ler os anteriores kkk.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  8. Gente que livro hein, adorei a sua resenha, ainda não li nada do gênero, mas pelo visto o livro irá me agradar muito viu, fiquei super curiosa para saber mais sobre essa investigação, para saber mais sobre tudo.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  9. Nunca ouvi desse livro. A sinopse me pareceu ser muito boa, mas faltou algo a mais pra mim. Pode até ser que eu vá ler mais pela frente.

    ResponderExcluir