sexta-feira, 13 de junho de 2014

[RESENHA] Biofobia de Santiago Nazarian

Editora: Record
Páginas: 239
Publicação: 2014

André é um roqueiro de meia idade, vocalista de uma banda de rock que já alcançou o seu auge de sucesso e agora vive de seus anos áureos do passado. Sua mãe, uma renomada escritora, comete suicídio e lhe deixa uma propriedade numa cidade do interior. Tal casa é rodeada de muito mato e recheada de muitos livros, uma vez que ler era o principal hobby de sua mãe. Ao se deparar com tal perda, André se vê transtornado com tudo o que está passando e, junto com a irmã, tem de se livrar de todas as coisas que sua mãe tinha em vida. Ao passar por esse processo, ele começa a refletir sobre sua própria existência, rememorando o passado, revendo erros e acertos e refletindo profundamente acerca de seu futuro e de seu propósito de vida. 

Em Biofobia, temos um livro voltado para o existencial. Há muito de filosofia no livro, sobretudo ao entrarmos na mente de André. Este, por sua vez, tem/teve uma vida bastante conturbada e confusa, sempre fugindo do usual. Ele lembra pouco de sua infância e a maioria de suas memórias são incertas, confusas. André pensa sobre a vida, sobre o que devemos ser/parecer, sobre morte, sobre como somos apenas carne, apenas organismos que ao barro voltaremos. Sua mente começa a lhe pregar peças e fazer confusões entre o que é real e o que é abstrato. E no meio desse paradoxo, André tem de encarar as situações e vivê-las. Relacionamentos do passado, relações do presente, escapismos, o pesar do tempo e as superficialidades da vida são os temas recorrentes. 

Esse foi meu primeiro contato com a narrativa do autor, o qual já tinha interesse em ler outros livros, antes mesmo desse. A sua forma de escrita é descritiva, uma vez que o livro permeia bastante os pensamentos do personagem principal, focando pouco nos diálogos e nas descrições dos cenários. A biologia das coisas é um fator muito interessante ao longo do enredo. As referências a seres vivos (cigarras, árvores, etc) e à natureza em geral são um fator importante na proposta do livro e nesse aspecto o autor foi muito feliz. Do meio para o final, é acrescentado na narrativa um toque de thriler policial, de investigação e isso fez com que o livro corresse um pouco para resolver as pontas que ficaram ao longo da história. No mais, esse é um livro para ser lido com calma, desfrutando as palavras e buscando nas situações vividas pelo personagem principal, reflexões sobre nossas próprias vidas e existências.

Recomendo a todos que gostem de uma leitura um pouco mais profunda e reflexiva.

9 comentários:

  1. Olá Marcos!

    Esse livro parece ser bem misterioso e tem aquela puxada pro suspense né? Eu não gosto de livros que não tem muitos diálogos, me deixam entediado e logo vem uma ressaca literária pro aí. Eu até gosto de livros mais nesse estilo, mas nesse aspecto que você pontuou, dificilmente vai ser uma leitura que vai me atrair.

    Abraços!
    Luke.

    ResponderExcluir
  2. Eu adorei a capa, no entanto quando a vi pensei que o livro tratasse apenas de um terror. E não algo reflexivo, pra ser ler com calma. Fiquei bastante curiosa pra lê-lo, mas não sei se iria gostar tanto. Não faz parte da minha "zona de conforto", mas de qualquer forma se eu tiver oportunidade lerei. Gostei dos temas abordados no livro, isso me ganhou bastante.

    ResponderExcluir
  3. No momento não estou para este tipo de leitura.
    bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  4. Achei muito interessante esse livro. Parece ser bem filosófico. Gostei do estilo de narrativa do livro. Gostaria de ler.

    ResponderExcluir
  5. Ai, Marcos, não sei se tenho paciência pra livros focados em existêncialismo, busca pelo eu etc por mais que seja bom. Sinto que o autor fica divagando demais kkkk

    É "Biofobia" por causa do mato que cerca a casa e tal? oO.

    ResponderExcluir
  6. Quando vi a capa achei que o livro tratava de outros temas... Não curto muito histórias filosóficas e reflexivas. Por mais que a escrita do autor seja boa, é um tema que não me atrai.

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  7. Olá Marcos...Em meio a tantos livros de romance e mais simples, achei super diferente e interessante poder conferir a resenha de um livro diferente do que estou atualmente lendo, e ainda assim ficar bastante interessada por crer que livros narrados com toda esta profundidade sempre nos tragam de qualquer forma aprendizado e ensinamentos! Dica anotada!

    ResponderExcluir
  8. Oi, o livro parece ser legal, mas ele não me interessou muito por agora, mas quem sabe mais para frente eu dê uma chance a ele, eu curto livros reflexivos, mas não pretendo ler biofobia por agora.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  9. Não conhecia este livro. Tenho que dizer que essa capa é maravilhosa me agradou bastante. A sinopse parece ser diferente, meio parecida com algumas que eu já li, mas ela teve mais impacto sobre mim do que outras.

    ResponderExcluir