quarta-feira, 30 de abril de 2014

[RESENHA] O Vendedor de Armas de Hugh Laurie


Editora: Planeta
Páginas: 287
Publicação: 2014 (2ª edição)

Thomas Lang é um ex-militar aposentado que recebe uma proposta de matar um homem, Alexander Woolf, por 100 mil dólares. Não aceitando, e ficando bastante perturbado com tal situação, ele vai até a casa do empresário norte-americano afim de avisá-lo que sua vida está correndo perigo. Porém esta ação lhe custará caro. Começa então a jornada de Lang que passará por diversos locais, inclusive em mais de um país, na tentativa de se defender de seus possíveis assassinos.

Na primeira cena do livro, temos Thomas na casa de Alexander, tentando defendê-lo de seu possível assassino, mas sendo interpelado por sua filha Sarah, a qual logo ele ficará apaixonado. Tendo que provar sua inocência e sua motivação em ir defender gratuitamente um homem inocente como Woolf, Lang começará a fugir de um grupo de diplomatas perigosos, de um vendedor de armas e de mulheres sedutoras que podem lhe levar à morte.

Não posso falar mais sobre o enredo do livro, pois a partir deste ponto há muitos spoilers na história. O livro é narrado em primeira pessoa pelo próprio Lang e é a partir da visão dele que veremos os demais personagens, como David Solomon, seu fiel amigo e protetor e o diplomata Russel Barnes, que tentará a todo custo acabar com a vida de Sarah. Toda a história original trata da venda de um helicóptero, apelidado de "Pós-graduado" que traz consigo movimentações terroristas internacionais.

O personagem principal é bastante perspicaz, ousado e irônico. Por mais que eu não goste de fazer comparações desse tipo, é quase impossível ler e não se lembrar de House, M.D., personagem principal de uma série homônima, interpretado pelo próprio Hugh Laurie. As tiradas de humor são muito características e, em algumas frases, cheguei a ler com a voz do próprio House. Há também pitadas de James Bond e Sherlock Homes em sua construção (tal qual na construção de House). Os diálogos envolvendo esse personagem são o ponto positivo do livro e seu humor negro é excelente.

No início o livro é um pouco confuso. A narrativa do Hugh, mesmo sendo em primeira pessoa, é recheada de informações. Sempre há personagens novos entrando na história e, com isso, a quantidade de nomes para se guardar e se relacionar com os personagens anteriores aumenta a cada página. A forma de escrita do Hugh também me pareceu muito lenta, arrastada em alguns momentos. Há muita informação desnecessária no enredo, soando como "encheção de linguiça", como algo que só foi colocado mas que não tem função na história. Confesso que cheguei a cogitar a abandonar do livro várias vezes, sendo o que me manteve até o final a curiosidade em qual desfecho teria a história do personagem principal.

Recomendo a todos que queiram um bom romance policial, com bastante ação e suspense.

10 comentários:

  1. Olá Marcos!!!
    Mais um ator que descubro que já escreveu livros... É um grande ator, agora resta saber se tem o "dom" pra escrever, gostei da sinopse do livro, mas irei ler outras resenhas antes de inclui-lo a lista de desejados.

    ResponderExcluir
  2. James Bond e Sherlock Homes e ainda House, esse livro deve ser top :)

    ResponderExcluir
  3. Eu ando fugindo de romance policial, dês do último que li, mas talvez por ser do Hugh gostaria de ler esse, ou você me convenceu quando comparou ao House, rsrs.

    ResponderExcluir
  4. A premissa do livro parece do tipo que me conquistaria ( me lembra um pouquiiiinho de Sidney sheldon.. ja leu algum dele? se nao, leia: Se houver amanha ) mas acho q ele realmente deve ser um tanto dificil de ler e acabaria sendo bem cansativo para mim :/ acho q vou passar esse ai.. embora ache q gostaria do romance dele

    ResponderExcluir
  5. Olá, Marcos
    Sou fã da série House, me divertia com o humor ácido do médico. Fiquei bastante curiosa quanto ao livro, mesmo não sendo um dos meus gêneros favoritos.

    ResponderExcluir
  6. Já que você recomendou pra quem gosta de romances policiais, acho que vou acrescentar na minha lista de leituras. Gosto muito deste tipo de história e saber que o personagem lembra o House me dá ainda mais vontade de ler.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Parece ser um bom policial, mas não surgiu aquela vontade de ler. Acho que leria mais pelo autor, porque ele fez Dr. House. Apesar que não assisti muitos episódios, mas sempre gostei das tiradas dele. rs Enfim, quem sabe um dia eu venha a ler.

    ResponderExcluir
  8. Ola!!
    Eu amo o sarcasmo de House e parece que ele não faltou em seu enredo. Confesso que quando se coloca muita informação começo a ficar confusa, ainda mais informações sem propósito. Talvez até tb cogitaria em abandonar o livro, mas se aguça minha curiosidade eu me mantenho firme até o final rsrsrsrsr.
    Ótima resenha.

    ResponderExcluir
  9. Bem o estilo que eu gosto. Se eu já queria, agora é que quero mesmo.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  10. James Bond e Sherlock Homes e ainda House *---------------------------*

    ResponderExcluir