quarta-feira, 16 de abril de 2014

[RESENHA] Névoa (Mist #1) de Kathryn James

Editora: Farol Literário
Páginas: 334
Publicação: 2013


Nell é uma garota de 13 anos que vive numa cidade do interior dos Estados Unidos. Desligada da aparência e de seu status no colégio, é uma garota estudiosa que adora ler e ficar no seu canto, sem ser incomodada. Sua irmã Gwen, de 16 aos, seu total oposto, é a garota mais popular do colégio, extremamente linda e influente. No início do período letivo, ambas conhecem um novo aluno misterioso, que não frequenta todos os dias as aulas e que as vigia de perto o tempo todo. O nome dele é Evan River. Logo Nell e Evan se tornam amigos, mas há algo nele que ela não consegue decifrar; há algo de sobrenatural.

Quando Gwen resolve dar uma festa de aniversário no meio da floresta, sua mãe a proíbe imediatamente, sabendo dos perigos que a rondavam. É quando ambas recebem a visita de sua avó, presidente da sociedade folclórica de sua cidade, que as alerta que não devem sair à noite de casa. Descumprindo as ordens da mãe e os conselhos da avó, Gwen dá a festa e leva Nell como acompanhante. No meio da celebração, enquanto estão contando histórias de terror ao redor da fogueira, Gwen pede que sua irmã conte a lenda do Elfo-Rei, que diz que uma vez a cada 100 anos um elfo sai de sua névoa, ataca alguma garota humana, com idade próxima de 16 anos, e a leva de volta para o seu povo. Assustados, ninguém percebe que Gwen desapareceu enquanto isso. Nell parte em sua busca e a encontra em frente de um lobo extremamente raivoso. É então que Nell parte em busca de ajuda, mas quando retorna lugar do ocorrido, sua irmã não está mais lá. Mas onde estaria Gwen? Começa para ela uma jornada em busca de sua irmã ainda com vida.

Névoa é o primeiro livro da série Mist, que já contém dois livros publicados nos Estados Unidos. Comecei a leitura achando que seria um livro mais infantil, com toques de fábula. Para a minha surpresa fui percebendo que se tratava de um infanto-juvenil sobrenatural. No decorrer da história, Nell descobrirá o povo ao qual Evan pertence e o porque dele estar a trás de sua irmã, e também começará uma amizade com ele, que pode vir a ter um aprofundamento maior com o passar do tempo.

Nunca tinha lido um livro com, exclusivamente, Elfos como seres sobrenaturais. Meu primeiro contato com eles foi, claro, com O Senhor dos Anéis de J. R. R. Tolkien (Legolas é meu personagem favorito na trilogia) e gostei bastante da história por trás deles e de sua personalidade. Em Névoa, temos uma nova lenda envolvendo estes seres, contando como um acontecimento do passado, envolvendo um Elfo-Rei e uma jovem garota humana, acabou por cortar relações entre os povos e fazê-los ficar em guerra constantemente. Essa é a principal motivação do livro. A maneira como esse conflito existe e como ele será dissolvido pelo envolvimento dos protagonistas é o que guiará toda a história.

Gostei da narrativa da James. A leitura é leve e fluída, o livro pode ser lido em um dia, facilmente. A maneira como os acontecimentos são colocados na história também foi bastante interessante. Essa edição da Farol Literário é muito bonita. O livro físico em si tem uma capa linda, metalizada, e tamanho ideal para leitura. A qualidade das páginas e a formatação espaçada são uma delícia para quem está lendo.

Recomendo a todos que gostem de livros infanto-juvenis ou jovens-adultos com temática sobrenatural.

16 comentários:

  1. Oi, Marcos
    Gostei muito desse livro, pois sou fã do gênero infanto-juvenil, principalmente os sobrenaturais. Nunca li nada sobre elfos. Com certeza, quero ler esse livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Monica!

      Eu também adoro sobrenatural. Eu amo Elfos, nesse livro eles tbm foram bem legais rs

      Bjosss

      Excluir
  2. Mesmo o livro não fazendo muito meu estilo a sinopse me chamou a atenção. Nunca li nada muito parecido com isso mas parece ser bom, a capa tambem é linda <3
    Abraços
    Guilherme - http://leituraforadeserie.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Guilherme!

      A capa desse livro é sensacional, leia pq é bem bacana.

      Abraços!

      Excluir
  3. coitada da Nell, apenas tem 13 anos e ja com toda uma responsabilidade de cuidar e ir atras da irma?? :O a capa sempre chamou minha atençao e acho q o livro todo deve me prender, pq ele tem uma premissa q combina muito cmg! vou ler :3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jack!

      E a leitura é bem rapidinha, num instante passa.

      Bjosss

      Excluir
  4. Amei a resenha, essa trio das duas irmãs e o garoto misterioso vai render uma bela história

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Monaiza!

      Tbm acho, tô querendo ler a continuação.

      Bjoss

      Excluir
  5. Eu gosto bastante do gênero, ainda mais infanto-juvenis ou jovens-adultos. haha Só li HP que tinha Elfos, que enfim, amei. Eu tenho esse livro aqui, mas não sei porquê ainda não li. Vou fazê-lo passar na frente agora, depois da resenha! :p E a capa é realmente linda, adorei o tom metalizado dela. :))

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Kamilla!

      Tbm li elfos em HP, tinha esquecido rs

      Leia pq é bem bacana! =)

      Bjosss

      Excluir
  6. Eu já havia visto esse livro e me interessado, mas não conhecia muita coisa sobre ele. Acho que deve ser bem interessante mesmo, talvez o leia em breve.

    Abraços,
    Juan Silva - http://asasliterarias.com/

    ResponderExcluir
  7. Oi Marcos, tudo bem??Já conhecia o livro e acho a história interessante. O que conta mais ponto ainda à favor é o fato de ter mistério. Amo mistério!! A capa é linda e remete à história do livro. Esta na minha lista de desejados, e espero poder ter ele em breve na estante!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Michelli!

      O mistério nesse livro é bem acentuado e achei bacana a maneira como a autora administrou ele ao longo a narrativa, sem ficar aquele suspense cansativo e tals...

      Bjosss

      Excluir
  8. Oi Marcos, eu ganhei o livro, mas ainda não tive tempo de ler, o que é uma penas, pois estou muito curiosa com o enredo. A capa é linda mesmo.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  9. Eu adoro Elfos, mas não é sempre que gosto de livros com elfos, mas esse parece legal, ainda mais por não ser infantil e sim infanto-juvenil como disse.

    ResponderExcluir