sexta-feira, 28 de março de 2014

[RESENHA] Veneno (Sagas Encantadas #1) de Sarah Pinborough

Editora: Única
Páginas: 223
Publicação: 2013

Branca de Neve é a filha de um grande Rei, que precisa se ausentar para uma batalha e a deixa sob os cuidados de sua nova esposa, uma mulher extremamente sexy que lhe enfeitiçou e logo o fez esquecer sua falecida esposa, mãe de Branca. Porém a Rainha logo demonstrará seu incômodo pela beleza de Branca estar cada vez maior e seu espírito de liberdade também. Criada de forma mais liberal, Branca gosta de cavalgar e se divertir com seus amigos anões e não de se portar como uma dama e usar corpetes e vestidos apertados. Aproveitando a ausência do Rei, a Rainha resolve lhe ensinar algumas lições, para mostrar quem manda, de modo a travar uma briga com sua enteada, desejando sua morte. Enquanto isso, Branca começa a despertar a curiosidade de vários rapazes do reino, incluindo o caçador e de um príncipe um tanto desequilibrado.

Veneno é o primeiro livro da trilogia Sagas Encantadas, que trata de recriação de contos de fadas clássicos. Apesar dessa premissa, a história original da Branca de Neve quase não foi alterada nesse livro. Foram adicionadas cenas de sexo/tensão sexual entre os personagens e também foram desenvolvidos novos casais. No mais a história é praticamente a mesma: a Rainha Má com raiva da filha de seu marido Rei que é mais bela que ela, tenta a todo custo matá-la. Não há desconstrução de quase nenhum do personagens originais, apenas uma atenuação na luxúria e na vilania da Rainha. O final também foi modificado para algo mais "real", menos encantado.

Achei as cenas de sexo muito forçadas, numa tentativa de erotizar a história original. Não sabia que teriam essas cenas na história e, dentro do contexto do livro, achei desnecessárias. A personagem de Branca de Neve é muito mal-construída nesse livro. Em determinadas cenas ela é extremamente ingênua e imatura e em outras demonstra ser uma mulher experiente, cheia de volúpia e poder de conquista. Forma um paradoxo muito grande e conflitante na cabeça do leitor.

Recomendo a todos que gostem de reconstrução de clássicos com toques apimentados.

15 comentários:

  1. Já vi várias resenhas positivas sobre esse livro, apesar de você não ter gostado tanto assim.
    Eu adoro releituras de contos de fadas, mas agora fiquei com um pé atrás sobre esse. Talvez eu o leia para formar minha opinião.
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruna!

      Leia, mesmo que eu não tenha gostado tanto assim...

      Bjosss

      Excluir
  2. Eu já tinha visto algumas resenhas, a maioria disse que o segundo é melhor. Mas eu, sinceramente, não sei. E nem pretendo saber. No início tive muita vontade de ler essas releituras. Mas agora não sinto mais tanta vontade. rs Quem sabe um dia né? vai que... mas por hoje não.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kamilla!

      Vou tentar ler o segundo, que dizem ser melhor mesmo. Mas, quem sabe? rs

      Bjosss

      Excluir
  3. Respostas
    1. Eu até gostei, gosto de recriação de clássicos infantis, mas o livro em si me decepcionou =/

      Excluir
  4. Também não sabia que tinha sexo, na resenha que li não mencionaram isso.
    Mesmo não lendo, te pergunto PRA QUÊ, ISSO? Tão querendo tirar a inocência até da pobre Branca de Neve!
    Mas... a capa é tão linda! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mandinha!

      Verdade. Eu também li sem saber e achei muito forçado, desnecessário. Vou para o segundo volume mas não sei se termino a trilogia.

      A capa é linda mesmo...

      Bjossss

      Excluir
  5. É a primeira resenha que leio que aponta esses fatos negativos, eu tenho um certo receio em ler algo com contos de fadas, pois eu gosto dos clássicos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Eu tbm fico com um pé atrás com recriação de clássicos e com esse livro não foi diferente =/

      Bjosss

      Excluir
  6. Adoro releituras e fiquei empolgada em conhecer essa série assim que soube do lançamento! Espero não ter essa mesma má impressão que você teve, tenho lido tantas críticas positivas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amanda!

      É, o livro não funcionou comigo mesmo, uma pena =/ Mas leia, pq ele pode funcionar pra vc =)

      Bjosss

      Excluir
  7. Oi Marcos, as resenhas que tenho lido estão bem mais positivas que a sua, mas isso é muito bom, pois quando for ler, já vou sabendo melhor o que me espera.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rose!

      É, eu tbm tenho lido resenhas positivias e fui para o livro com essa impressão, mas não funcionou muito comigo, uma pena =/

      Bjosss

      Excluir
  8. Não achei seus comentários tão pertinentes, uma vez que os personagens são bem mudados sim. O rei não é bondoso(como podemos ver em várias partes da história); a madrasta não inveja a beleza da enteada(sendo que ela também é descrita como uma mulher extremamente bela), ela, na verdade, é apaixona por Branca de Neve, o que gera uma confusão em seu interior e a faz confundir amor com ódio. e, bem, essa ambiguidade em relação à princesa, é exatamente isso que a escritora quis mostrar, alguém selvagem, que demonstre pureza, um espírito livre.

    Apesar de tudo, acho bom que tenha mostrado seu ponto de vista, porém, sugiro que leia o restante dos livros(se já não o fez), assim muitas coisas ficariam claras para você.

    Beijos, tudo de bom.

    ResponderExcluir