quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

[RESENHA] As Crianças Trocadas (A Guerra dos Fae #1) de Elle Casey

Editora: Geração Editorial
Páginas: 287
Publicação: 2013

Jayne é uma jovem que está descobrindo seu lugar no mundo. Sua mãe é negligente e não percebe o que seu namorado anda fazendo à sua filha. Seu melhor amigo Tony é um típico adolescente nerd, excluído socialmente na escola e que resolve fugir de casa indo para Miami e a levando consigo, pela qual nutre um sentimento que até então ele não sabe decifrar. Com apenas 20 dólares no bolso, eles contarão, posteriormente, com a ajuda de um grupo de outros jovens em situação semelhante que vivem em um galpão abandonado. Unindo-se a Jared, Chase, Spike, Becky, Samantha e Finn, a dupla se submeterá a uma seleção feita por uma misteriosa organização que está em busca de jovens saudáveis e atléticos para um experimento científico que envolve resistência física e capacidade de sobrevivência. Aqueles que conseguirem se manter até o final ganharão 500 dólares como prêmio.

Durante o teste preliminar, uma série estranha de situações acometem esses jovens, desde a entrevista até o momento em que, aqueles que foram aprovados, são dopados e colocados em um avião com destino a uma misteriosa floresta. Lá eles são orientados que encontrarão seres sobrenaturais e perigos diversos em sua jornada e que tem por objetivos amarrar quatro faixas de suas respectivas cores em quatro balizas espalhadas por todo o território. Não se trata de uma competição, não há um vencedor. Eles tem de chegar à quarta baliza em no máximo 48 horas e a única regra é a de que não há regras. Não importa o que aconteça na floresta, nem com os moradores dela, eles estarão correndo risco de vida se não conseguirem chegar até o final. Mas quem são esses seres míticos que vivem nesse bosque encantado? Conseguirão Jayne e Tonye chegarem até o final com vida? Que surpresas a quarta baliza os reserva?

O livro retrata bastante a relação de amizade entre Jayne e Tony e o quão isso pode ser confundido com amor esporadicamente. Como ambos os protagonistas são adolescentes, seus sentimentos estão à flor da pele e essa etapa de suas vidas isso é retratada de forma a trabalhar levemente esses conflitos internos. A relação de amizade entre eles e o grupo de Jared também é algo explorado ao longo da história. Como não se trata de uma competição, o desenvolvimento dessas relações se dá de forma muito interessante.

O mundo sobrenatural criado por Elle é bastante interessante. Ela trabalha com diferentes seres de diferentes espectros, desde os mais cativantes e benevolentes até os mais violentos. A explicação dessas diferentes personalidades e o porque desses povos co-existirem em um mesmo ambiente se dá no final. Apesar das descrições serem breves, a construção dos cenários e dos poderes de cada cena foi muito bem feita.

Jayne é, sem dúvida, o principal motivo pelo qual você deveria ler esse livro. Ela é uma garota muito espontânea, com pensamento bastante livre e muito transparente para com os outros. A autora decidiu tratar o seu vocabulário com bastante verossimilhança em relação a de outros jovens nessa mesma idade, mantendo as gírias e os palavrões usados por eles, o que eu considerei um ponto positivo, uma vez que trouxe fidelidade à personagem principal. 

A história tem alguns furos. Algumas cenas são completamente absurdas para acontecerem de fato. Por exemplo, como dois adolescentes, menores de idade ficam desaparecidos por dias e não há nenhum sinal de procura pela polícia e pelos pais, mesmo eles embarcando para uma viagem de avião? Tirando isso, o enredo é bom, mas poderia ser melhor desenvolvidos em alguns tópicos. A história prende, é o tipo de livro que você fica o tempo todo querendo saber o que acontecerá no final. A leitura é rápida e muito gostosa, com uma fluidez muito leve dos acontecimentos.

Indico a todos que queiram ler um livro infanto-juvenil com toques sobrenaturais e que contenha uma leitura agradável.

30 comentários:

  1. No começo da sua resenha eu até estava achando a história legal, mas ao final fui perdendo o interesse. Ainda tenho certa resistência ao gênero.
    Abraço!
    http://ymaia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ygo!

      Eu passei a gostar do gênero há pouco tempo, mas hoje eu tenho uma simpatia maior.

      Abraços!!

      Excluir
  2. Gostei do que foi dito da personagem, Jayne, mas esses furos citados não me desceu muito. Dois adolescentes fogem, pega avião e pronto. Como assim, cara? hauaha Mas o enredo é bem instigante, gostei dele. Quem sabe um dia eu venha a ler, fiquei realmente interessada. Mas esse ponto que ressaltei e mais ao fato que tem continuação me deixa um pouco receosa... =x Enfim, quando sair o segundo livro quem sabe eu me atreva. Por agora, melhor não me arriscar. rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kamilla!

      hahahah né? Quando li a cena do avião pensei o mesmo que você.

      Bjosss

      Excluir
  3. Olha, tem certos absurdos como você falou, mas se a mãe é negligente, não seria este o motivo da falta de procura pelo desaparecimento? E os pais do guri, não fizeram nada? Ainda em dúvida se vou ler.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rose!

      É, mas é meio estranho eles passarem por aeroporto, polícia e tals e ninguém desconfiar de nada. Mas como é ficção, a gente dá um desconto rs

      Bjosss

      Excluir
  4. Olá Marcos, adorei que você recomendou o livro pois ele já está nos Correios para vim às minhas mãos!
    Abraços,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ycaro!

      Já chegou? Quando vc ler, volta pra dizer o que achou! \o/

      Abraços!

      Excluir
  5. Sobrenatural não é meu gênero favorito, mas acho que "As crianças trocadas" merece uma chance depois dessa resenha. A premissa é um pouco "clichê", tenho que admitir, mas acho que uma boa escrita pode mudar o rumo de qualquer história por mais batida que ela seja. Estou curiosa, pretendo ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mallu!

      Dê uma chance a esse livro, principalmente pela Jayme!

      Bjosss

      Excluir
  6. A premissa desse livro nao me agradou, esse jogo de sobrevivencia nao é exatamente uma historia da qual eu gosto. Deve ser fofo ver essa amizades que se confundi com amor, é uma coisa que acho que mais cedo ou mais tarde todos nos viveremos. Essa falta de preocupação com menores desaparecidos ja é corriqueira, mas no mundo dos desenhos animados. A capa é linda, lembrou a das cronicas de gelo e fogo.
    Letras & Versos

    ResponderExcluir
  7. A premissa desse livro nao me agradou, esse jogo de sobrevivência não é exatamente uma historia da qual eu gosto. Deve ser fofo ver essa amizades que se confundi com amor, é uma coisa que acho que mais cedo ou mais tarde todos nos viveremos. Essa falta de preocupação com menores desaparecidos ja é corriqueira, mas no mundo dos desenhos animados. A capa é linda, lembrou a das cronicas de gelo e fogo.
    Letras & Versos

    ResponderExcluir
  8. Lendo essa sinopse, senti uma mistura de "Jogos Vorazes" com "Maze Runner", mas, como gosto de ambas as séries, isso não é problema. Me parece que é um livro cheio de aventuras, mistérios e ação. Como tenho ele aqui em casa, lerei em breve.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nardonio!

      Ainda não li Maze Runner, mas sou louco pra ler. Tem um que de Jogos Vorazes mesmo, vc acertou.

      Leia pq vale a pena!

      Abraços!!

      Excluir
  9. Apesar de não gostar de livros com enredo sobrenatural, este livro
    conseguiu chamar minha atenção.
    Amo livros infanto-juvenis ....
    Principalmente quando tem ação
    envolvida. Com certeza é um livro que lerei se tiver oportunidade... .!!!

    ResponderExcluir
  10. Adoro livros de fantasia e sobrenaturais, acho que esse livro é uma boa pedida de leitura. Acho incômodos esses furos nas histórias, acabam chateando e tirando um pouco do brilho. Mas pelo visto a personalidade forte da Jayne compensa.
    Gostei da resenha!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rose!

      A Jayne é ótima, faz o livro valer a pena rs

      Obrigado!

      Bjosss

      Excluir
  11. Esses furos e falhas é que pesa, as vezes a leitura tinha tudo pra ser ótima, mas essas falhas acabam deixando a gente com pé atrás.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Márcia!

      Verdade, os furo atrapalham bastante na leitura, mas a protagonista desse livro é tão legal que eu acabei me interessando rsrs

      Bjosss

      Excluir
  12. Olá Marcos!!
    Nossa essa capa é simplesmente perfeita, fiquei super curiosa para ler o livro, adoro fantasia principalmente quando está relacionada com a natureza, fiquei curiosa apesar dos pontos que não te agradaram tanto a historia, espero poder conferir em breve.

    ResponderExcluir
  13. Omg, o mundo dos Fae me encanta tanto! Super curiosa com essa novo história, mesmo depois de saber dos furos... Espero que não me decepcione.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thallya!

      Foi minha primeira leitura de personagens Fae e gostei bastante...

      Bjosss

      Excluir
  14. Foférrimo!! Adoro livros assim.
    Mesmo com essas coisas absurdas, rsrs. Aliás é ótimo quando é meio absurdo, kkkkkkkkkkk

    Acho que eu quero heim!! Tô com pressentimento que vou ler.

    Bjkas

    Lelê Tapias
    http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Também gosto muito de enredos sobrenaturais. A capa já tinha chamado bastante a minha atenção, e agora a história, pelo que vi na resenha, parece ser bem do meu gosto!

    http://meuamigoleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Adoro livros de fantasia, e este me parece ser bem interessante.

    ResponderExcluir
  17. acho a capa desse livro muito bonita, mas acho que nunca tinha lido nenhuma resenha dele, pois ao ler essa achei ao mesmo tempo interessante mas também clichê atual.
    me deu vontade de ler por causa dos momentos de ação.

    ResponderExcluir
  18. Adoro livros com temática sobrenaturais e fiquei muito curiosa pra saber o que vai acontecer com eles :/
    A capa é linda e eu adorei a historia. Pena que tem furos!

    ResponderExcluir