quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

[RESENHA] Seis Coisas Impossíveis de Fiona Wood

Editora: Novo Conceito
Páginas: 272
Publicação: 2013



Dan Cereill (lê-se “círil” e não “cereal”) é um garoto de 14 anos que teve sua vida equilibrada e feliz completamente transformada: a empresa de seu pai faliu, ele se assumiu gay e acabou seu casamento. A partir de então Dan e sua mãe tem de morar numa casa herdada de sua tia-vó, que mais parece um museu de tanta velharia inclusa. Sua antiga casa e todos os móveis inclusos estavam no nome da empresa e tiveram de ser usados para pagar as dívidas da mesma. A vida de Dan, nota-se, não será mais a mesma.

“’Gente, por favor, um choque de virar a vida de ponta-cabeça por vez’, tive vontade de dizer.”

Diante de tal situação, sua mãe resolve começar a fazer bolos para casamentos, com o porém de sempre aconselhar as noivas a não se casar, uma vez que não foi muito feliz nessa área. Como poderia isto dar certo?

“Ela começará a fazer bolos de casamento. Acho que ninguém que acabou de sair de um casamento pensaria justamente nisso, porém nesta casa, além de sarcasmo, também há ironia.”

Em sua nova casa, Dan irá conhecer sua vizinha Estelle, a garota pela qual ele se apaixonará. Em virtude disso e de tudo o que aconteceu em sua vida, ele resolve fazer uma lista de seis coisas consideradas impossíveis naquele momento:



1-      Beijar a garota.

2-      Arrumar um emprego.

3-      Dar uma animada na mãe.

4-      Tentar não ser um nerd completo.

5-      Falar com seu pai quando ele liga

6-      E descobrir como ser bom e não sair abandonando os outros por aí...

Para isso ele contará com a ajuda de seu melhor amigo e começará uma jornada em busca de conseguir zerar a lista. Mas será que ele conseguirá?

“...Olho para baixo. Minha calça também está curta demais. Isso é bom. Pelos no rosto, nariz inchado, olho roxo, roupas que não me servem direito – esse lance de me tornar um cara descolado está dando supercerto!”

Para conquistar o amor de Estelle, ou para no máximo fazer com que ela olhe para ele, ele virará o maior stalker que existe: descobrirá absolutamente tudo sobre a garota, sem nem ao menos ela ter sequer falado com ele. Como suas casas são vizinhas e compartilham do mesmo sótão, Dan irá descobrir os diários secretos de sua vizinha e os fuçará em busca de respostas do que ela gosta, além de, claro, ficar tentando impressioná-la com o uso de tais informações.

Seis Coisas Impossíveis é uma leitura deliciosa de ser feita. Entrar na cabeça de Dan e ver como ele enxerga o mundo e as situações que ocorrem a sua volta é, no mínimo, interessante. Ele é um garoto que sabe dosar bem o humor e o sarcasmo mesmo em situações difíceis, características que eu adoro nos personagens. A narrativa da autora é bastante leve, o que faz com que a leitura seja rápida e fluída. É impossível não se apaixonar pela história e querer largar o livro antes do final. Um ponto muito interessante é a maneira como a lista das seis coisas evoluirá e se adaptará às experiências pelas quais Dan passará ao longo da história. Senão me engano, ele a refaz cerca de cinco ou seis vezes, modificando alguns traços, mas sem perder a essência e o foco principal.

Recomendo a todos que estão procurando uma leitura leve, despretensiosa e que queira um livro com boas doses de humor.

19 comentários:

  1. Estava ansiosa por essa resenha, até porque é a primeira que leio sobre esse livro. Eu adorei o enredo, de fato parece ser uma leitura bem cativante. Não costumo gostar muito de histórias narradas por adolescentes, porque na maioria das vezes sinto um pouco de superficialidade, mas por incrível que pareça, eu não senti isso a respeito dessa. Futuramente, gostaria de lê-lo!

    http://umadosemaisforte.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ingrid!

      É, esse livro é mais profundo mesmo, sem perder o humor, o que eu adorei. Leia pq vale a pena! ;)

      Bjosss

      Excluir
  2. Primeiramente obrigado por me ensinar a pronuncia, porque li cereal mesmo. ahuah Ai gente, quero ler esse livro. Acho que eu tô precisando de uma leitura assim, leve e com humor. Cadê verba? ahuaha Eu já tinha lido alguns comentários negativos, que me deixaram receosas. Mas depois dessa resenha, fodam-se (desculpa rs) quero ler. Senti que tô precisando ler ele, sabe?! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kamilla!

      HAHAHAH O próprio Dan que ensina, copiei essa parte do livro rs.

      Leia mesmo, esse livro é ótimo!

      AMEI seu comentário hahahahha

      Bjossss

      Excluir
  3. Ola!!
    Marcos que livro legal, bem leve e que rendem boas risadas, pelo que percebi em sua resenha.

    ResponderExcluir
  4. Oi Marcos, eu não me interessei muito pelo livro, mas independente disso, parabéns pela resenha.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  5. Adorei o quote que você postou haha Que bom que a leitura é bem leve. Não é o tipo de livro que me interessaria, mas parece ser bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Letícia!

      É um ótimo livro, os quotes são muito bons hahaha

      Bjossss

      Excluir
  6. Oi Marcos, tudo bem?
    Desde o lançamento este livro me deixou curiosa, pois realmente parece ser uma leitura simples e divertida, e ao terminar de ler sua resenha não me decepcionei com a historia. Parece um ótimo livro para " passar" o tempo. Amei conhecer um pouco mais sobre a historia =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Michelle, tudo ótimo, e vc? =)

      É uma ótima leitura pra descansar mesmo, sem grandes pretensões.

      Bjossss

      Excluir
  7. Não parece ser uma história muito profunda, o que não é ruim. O tipo de livro que me agrada ler entre leituras mais pesadas.
    É a primeira resenha que leio sobre esse livro... me deixou curiosa! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amanda!

      É bem isso mesmo, um livro pra descansar de leituras mais pesadas.

      Bjossss

      Excluir
  8. Fiquei curiosa com a história de Dan e espero que ele tenha mais sorte ao conquistar a garota que quer. E essa lista é a coisa mais fofa e engraçada que já vi. Ansiosa pra saber no que vai dar isso tudo.

    ResponderExcluir
  9. A capa é muito nerd uhahuauhahua mas eu gostei do livro assim que li a sinopse.
    Ultimamente fico doida querendo ler algo que não seja pesado e nem série,e fico pensando qual livro devia ler, bom, tenho a resposta.
    Adoro quando os personagens principais são meninos, muda um pouco , então me deixa com muito ânimo pra ler os livros.
    Assim que tiver a oportunidade,vou pegar pra ler esse!

    ResponderExcluir
  10. Esse definitivamente é um livro que já está na minha lista, para poder ler antes de fevereiro do ano que vem. Eu me apaixonei por ele assim que bati o olho, mais como estou atolada de livros para ler aqui, ainda não tive a oportunidade de obtê-lo.

    ResponderExcluir
  11. Eu adoro esses livros com essa pegada mais leve e despretensiosa. Assim como você, também gosto de personagens que tenham humor e sarcasmo na medida certa. Fora isso, achei a trama bem legal. Espero ler em breve.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  12. Acho que esse livro deve ser bem leve, daquele tipo que voce le rapidinho por ser um historia clean, o enredo me agradou bastante (mesmo nao conseguindo me imaginar no lugar do garoto) vou colocar na minha lista.


    xx

    ResponderExcluir