terça-feira, 24 de dezembro de 2013

[RESENHA] O Presente de Cecelia Ahern

Editora: Novo Conceito
Páginas: 317
Publicação: 2013

Lou Suffern é um executivo que vive com pressa. O tempo parece não existir para ele, que sempre tem de estar em dois lugares ao mesmo tempo. Ele não consegue parar de pensar em trabalho o tempo todo e sempre está pensando onde deveria estar naquele momento. Numa manhã de inverno, Lou conhece Gabe, um morador de rua que há algum tempo vive do lado de fora do prédio em que ele trabalha e que começa a descrever pessoas e situações que estão se passando dentro de sua empresa, sem que Lou sequer imaginasse. Intrigado com todas aquelas informações, ele resolve oferecer a Gabe um emprego em seu escritório, para que esse o ajude a desmontar quaisquer associações que venham a lhe prejudicar.

Depois disso, Lou passa a se sentir incomodado com a presença de Gabe. Ele parece sempre estar em mais de um lugar ao mesmo tempo e sempre lhe dá conselhos profundos, como se soubesse mais do que deveria. Mas quem é Gabe, afinal? Porque ele parece o conhecer de longa data e porque se mete tanto na sua vida? Em busca dessas respostas, Lou terá revelações sobre a sua vida e sobre tudo que o cerca.

Em O Presente, Cecelia Ahern nos mostra como devemos valorizar o tempo, nosso bem mais precioso, junto daqueles aos quais amamos. Pode parecer uma mensagem clichê, mas acho que esse tipo de livro cai bem nessa época do Natal, período no qual a história se passa. Essa é uma história de conhecimento pessoal, de repensamento da vida. Lou passará pro provações que colocarão seu modo de vida e suas prioridades em xeque, tendo que rever muita coisa enquanto é tempo.

Gabe é um personagem muito bem construído. Adorei a maneira como ele enxerga o mundo e como usa de sua perspectiva visual para identificar as pessoas (ele as elenca através dos sapatos que elas usam). Esse personagem, mesmo sendo coadjuvante, terá papel fundamental na história, atuando como mentor e influenciando indiretamente nas decisões de vida de Lou.

O livro tem leitura rápida, mas em alguns pontos tive que voltar algumas páginas para entender o que realmente estava acontecendo. Algumas situações ficaram sem explicação ao final do livro. Há algumas pitadas de autoajuda ao longo da história, mas isso já é algo típico dos livros da autora. No mais, a leitura é agradável e a narrativa da Ahern segue nos prendendo do começo ao fim da história.

Recomendo a todos que se gostem de romances e que queiram ler um livro com o clima do natal.

12 comentários:

  1. Gostei do enredo. Ainda não li nenhum livro da autora, mas pelo que eu escuto falar, a escrita da Cecelia é muito boa.

    Tem uma TAG pra você responder.
    Confira:

    http://ymaia.blogspot.com.br/2013/12/tag-alfabeto-literario.html

    FELIZ NATAL!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ygo!

      Eu adoro os livros da Cecelia,vale muito a pena ler.

      Vou dar uma olhada na TAG!

      Feliz Natal pra vc tbm! \o/

      Excluir
  2. Conheço muito pouco da escrita da Cecelia, mas ainda pretendo ler pelo menos duas obras dela. Eu li sobre o enredo desse livro certa vez, mas mudei um pouco mais minha opinião ao ler sua resenha, Marcos. Acho que a sinopse não causa muito impacto, não? Parece ser uma história realmente muito propícia para essa época do ano. Muitas pessoas esquecem a real essência do Natal que é estar com quem se ama e quem é mais religioso, é uma época de agradecimento. Pelo que entendi, o livro passa uma mensagem muito boa sobre isso. Pode ser clichê, mas muitas pessoas esquecem de alguns valores. Enfim, como disse anteriormente, não dava nada para esse livro, mas mudei minha opinião sobre. Aproveito a resenha natalina, para desejar um feliz natal!

    ResponderExcluir
  3. Antes, Feliz Natal pra você. E agora sobre a resenha... Estou muito feliz por mais este lindo trabalho da autora. A história parece ser tudo de bom, com personagens fortes e apaixonantes. Adorei conhecer Gabe e Lou. E ansiosa pra saber o que o destino reserva pra Lou. Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Eu adoro um romance, é sempre bom. Ainda mais com doses reflexivas, o que também adoro numa leitura. Achei o enredo, a trama bem interessante... gostei do que foi dito na resenha (só não as pontas soltas que ficaram rs). Infelizmente não tenho o livro, mas gostaria de ter lido nessa época. Mas o natal já hoje, chorei. kk Ainda não li nada da autora (me sentindo totalmente excluída rs), mas sou louca pra conhecer!
    E ah claro, um Feliz Natal Marcos! Tudo de bom sempre :)

    ResponderExcluir
  5. Outro livro que eu nunca tinha ouvido falar. Mas ele realmente me chamou atenção, eu gosto de todos os gêneros, porém romance é algo que eu realmente não tenho como amar mais do que já amo. E o livro ainda se passa em época de natal, o que o faz ser ainda mais interessante.

    ResponderExcluir
  6. Olá Marcos, tudo bem??
    Estou encantada com este livro, sua historia e resenha!! Nunca li um livro com estas temática e isso me deixa bastante curiosa!! E esta capa é lindíssima =)
    Espero poder conferir esta linda historia o mais rápido possível!!

    ResponderExcluir
  7. Sabia que tinha algo nele que eu não gostava, essa pitada de auto ajuda !!!!
    Eu realmente não gosto. Mas tirando isso,o livro parece ser bom. Gosto de livros que tenham uma temática, tipo Natal, Ano Novo , datas especiais , e etc, então talvez eu leria esse por este motivo.
    Não sabia que todos os livros da Cecilia tem essa pitada de auto ajuda..ja ia comprar 3 hj :X
    Gostei da resenha,ela me deixou curiosa pra saber o que o Gabe sabe rs
    Beijos !

    ResponderExcluir
  8. Dar pra se perceber claramente a linha da Cecelia Ahern nesse livro. Já li dois livros da autora, e li inúmeras resenhas dos outros, e fica claro esse tom "autoajuda" que ela coloca nas tramas. O bom é que a narrativa dela é tão envolvente, que isso fica em segundo plano. Mais um que quero ler.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  9. Nao li nenhum livro da autora, mas nao sou muito fan de auto ajuda, agora nao sei se quero ou nao o livro dela.


    xx

    ResponderExcluir
  10. Quase me denomino fã da Cecelia só por ter assistido à adaptação de 'PS: Eu Te Amo'. rsrsrs
    Esse é o único livro da Cecelia que ainda não tenho e mesmo assim ainda não li ennhuma da autora (a fila tá grande!). Não gostei da capa, mas a sinopse me atrai... sua resenha me mostra uma história realista e sensível.
    Pelas resenhas, a escrita dessa autora se assemelha à Emily Giffin, que adoro! Fiquei curiosa!

    ResponderExcluir
  11. Gosto muito da escrita da Cecelia, ela é incrível. E consegue me tocar de uma forma única.

    Beijinhos
    www.intheskyblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir