sexta-feira, 18 de outubro de 2013

[RESENHA] Morra Por Mim (Revenants #1) de Amy Plum



Editora: Farol Literário
Páginas: 423
Publicação: 2013

Kate é uma jovem de 16 anos que perdeu os pais num acidente de carro. Em virtude disso, junto com sua irmã Gracie, foi morar com os avós em Paris. Por serem muito jovens a tragédia veio a abalar bastante o mundo das duas. Por uma visão de mundo diferente da irmã, Gracie encara o luto de uma forma interna, tentando aproveitar a vida ao máximo, indo para festas, shows, etc. Não que ela queira esquecer o que se passou, muito menos desrespeitar a memória de seus pais, mas ela apenas vê as coisas desse jeito. Em contrapartida, Katie ainda não consegue seguir adiante com a vida. Ela resolve então, após conselhos de sua irmã, externalizar seu luto nos livros. Leitora voraz, ela começa a frequentar os cafés do bairro onde mora para viver outras vidas que não a sua e, de certo modo, tentar lidar com o que aconteceu.

É aí onde começa a história em si. Em uma de suas idas a um café, Katie começa a perceber um certo grupo de rapazes, muito bonitos e atraentes, que começam a flertar com ela. Um em especial desperta seu interesse. Em um segundo encontro casual, Vincent resolve convidá-la para sair e Katie aceita de imediato. Mas há algo de misterioso nesse rapaz, algo intrigante. 

Em uma de suas saídas noturnas com Gracie, Katie presencia uma cena no mínimo estranha: uma garota tenta pular de uma ponte. Um garoto surge ao seu lado e pula junto com ela, como se tentando salvá-la. Quando ambos estão dentro d'água, um novo grupo de pessoas surge embaixo da ponte e inicia-se uma batalha, digamos, sobrenatural. No segundo encontro de Katie e Vincent, ambos presenciam o suicídio do melhor amigo dele, que permanece impassível à cena. Juntando os pontos, ela descobre que há algo de errado com ele e resolve se afastar de uma pessoa que, a seu ver, é tão fria e desumana. Mas por que Vincent não teve nenhuma reação ao presenciar uma cena tão forte? Qual o segredo que ele esconde? E qual o papel de Katie em toda essa história?

Morra Por Mim é o primeiro livro da trilogia Revenants. Eu não posso continuar falando da história sem dar spoiler sobre o segredo do Vincent e de todo o universo ao qual ele está envolvido. Só posso adiantar que o livro dosa bem as cenas de ação e romance ao longo da história. Vincent é o personagem que toda garota teria interesse: bonito, leal, inteligente e educado. Gracie também tem importante papel na história, principalmente no final. O casal principal tem bastante química. 

O livro tem leitura rápida e narrativa leve, muito gostoso de ser lido. No início achei muitas similaridades com o livro Crepúsculo de Stephenie Meyer (a cena do anúncio do segredo de Vincent, o próprio personagem, as cenas de proteção a Katie, entre outros), mas no decorrer da história essa impressão se dissipou. O final deixou alguns ganchos que devem ser trabalhados nos próximos livros da série.

Recomendo a todos que gostam de livros YA sobrenatural.

15 comentários:

  1. Particularmente tenho curiosidade enorme por esse livro. Por todo esse mistério por trás do Vincent! Que eu quero descobrir... haha Tem suas similaridades com Crepúsculo no começo? rs Muita gente ao ler isso já vai ficar com o pé atrás, mas eu gostei da saga. Me deu um impulso pela leitura! Isso é bom, ne?! hehe Só não gosto muito do fato de ser trilogia, mas ultimamente não tem jeito de escapar né? as editoras estão gostando MUITO de lançar séries e trilogias. Fazer o quê?! paciência. rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kamilla!

      O mistério do Vincent é bem legal, vale a pena ler para conferir.

      Eu também adoro a Saga Crepúsculo, mas achei algumas cenas dese livro muito parecidas.

      Bjosss

      Excluir
  2. Oi Marcos, bom?
    Menino, tenho uma amiga que leu e amou esse livro, dai ela me indicou e desde então tenho estado muito curiosa por ele hahaha'
    De cara fiquei com pena da Katie por causa dos pais, e a entrada do Vincent me deixou MEGA curiosa, essa pegada sobrenatural me encanta. E tem uma semelhança com crepúsculo? Disso eu não sabia :/ Ahhh, eu quero ler, como sempre a tua resenha tá super bem construída, e apetitosa hahaha fiquei morrendo.

    Beijoss!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kéziah!

      Obrigado =)

      Esse livro vale muito a pena ler. Eu amei a história e tô ansioso pela continuação.

      Bjosss

      Excluir
    2. Nem me fala, ainda nem li o primeiro e já estou maluca para ler a continuação. Culpa sua também, que me deixou mega curiosa hahaha

      Beijooo

      Excluir
  3. Tenho muita curiosidade sobre esse livro e muita vontade de ler também.
    O título já me chamou a atenção e adorei a resenha. Já quero conhecer esse personagem hehe
    Mesmo tendo algumas similaridades com Crepúsculo como vc citou e apesar de não ser fã da saga, não tenho preconceitos e quero ler. E como vc disse que depois isso se dissipa, melhor ainda.
    BJo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Glaucea!

      Esse livro é ótimo,eu adorei lê-lo. É só o começo que se parece com Crepúsculo, o resto fica bem melhor. O Vincent é um personagem que eu gostei muito e todo o mistério ao redor dele me prendeu bastante na história. rs

      Bjosss

      Excluir
  4. Oi Marcos, eu acho a capa deste livro linda, e não vejo a hora de ler. Ainda bem que a semelhança com Crepúsculo foi apenas inicial.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  5. Marcos(:
    devo mencionar que eu morro por esse livro desde que vi que ia ser publicado aqui!!!!!
    eu amo YA e romances, entao tudo no livro me agrada. Essa capa so nao ficou mais perfeita por falta de espaço! <3 <3
    Mesmo voce dizendo qe parecia inicialmente com crepusculo nn me encomodou pq eu amo crepusculo tbm!hueuehuhuee
    enfim, desnecessario dizer que sua resenha me deixou morrendo ne? pior ainda vai ser depois que eu ler e a continuaçao nn ter sido lançada ainda , maaaaaas, tudo bem hahaha
    beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lívia!

      Esse livro é ótimo, também amo YA, principalmente sobrenatural. A capa é incrível e é mais linda ainda ao vivo.

      PRECISO da continuação, pra ontem rsrsrs

      Bjosss

      Excluir
  6. Ahhhhhhhhhhh preciso do livro,sério.
    Acho que estava querendo algo assim para ler faz um tempinho já.
    E você já viu a edição americana de capa dura? Que coisa linda \o/
    Enfim, YA é tão legal, sobrenatural e tudo mais... parece o tipo de livro que vou amar, com certeza =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Karolyne!

      A edição americana é linda mesmo! Adoro YA sobrenatural.

      Bjosss

      Excluir
  7. Eu me arrependi tanto de não ter comprado esse livro na Bienal. Parece ser incrível, e agora estou aqui morrendo de ansiedade para ler.

    ResponderExcluir