quinta-feira, 26 de setembro de 2013

[RESENHA] Olho por Olho (Olho por Olho #1) de Jenny Han e Siobhan Vivian


Editora: Novo Conceito
Páginas: 320
Publicação: 2013

Três garotas da Ilha Jar são completamente díspares no dia a dia, mas tem algo em comum: sede de vingança.

Kat sofreu bullying a vida inteira e agora quer fazer a seu agressora sentir na pele toda a humilhação sofrida. Era amiga de Rennie desde a infância, mas foi trocada por Lillia e desde então é humilhada por ela aonde passa. Tem um interesse por Alex e parece estar se apaixonando por ele.

Mary passou por um acontecimento em sua infância que a traumatizou. Por ser acima do peso e excluída socialmente, nunca tinha muitos amigos e nenhuma vida social. Isso trouxe a ela problemas em relação a aparência até hoje: ela é considerada linda por todos, mas não consegue enxergar isso. Teve que abandonar a Ilha depois do incidente, mas agora retorna, com medo, mas com muita vontade de dar o troco.

Lillia  faz parte do time de líderes de torcida da escola. De descendência asiática, junto com Rennie é a segunda garota mais popular da Ilha. Muito bonita, sempre bem vestida e frequentando as melhores festas, foi traída pelo seu namorado, Alex, com a sua irmã mais nova, Nadia, de apenas 16 anos. Mas ela não deixará essa traição muito barata.

Depois de algumas situações vividas por elas, individualmente, o trio resolve se reunir, de forma anônima, para se vingar de cada um que as afligiu. Partem, então, para um plano de vingança que será executado com a ajuda de todas, porém sem ninguém desconfiar das mesmas. Juntam-se a elas Rennie, a patricinha que quer ser mais do que é; Reevie, o bad boy que gosta de bater e humilhar a todos na escola, mas esconde uma história bem interessante (uma das melhores partes do livro); PJ e Alex. Toda essa trama é regada a intrigas, amizades, traições, paixões e segredos revelados.

Olho por Olho é o primeiro de uma série que já tem dois livros publicados lá fora. O segundo, Dente por Dente, tem previsão de lançamento para novembro no Brasil. Tem um estilo parecido com o de Pretty Little Liars e Gossip Girl, ou seja, mais voltado para garotas adolescentes e YA. Ambas as autoras já trabalham com esses gêneros em outras obras e demonstram terem forte escrita para esse público.

O livro contém pitadas de romance e da convivência adolescente no final do ensino médio: a escolha da faculdade, os preparativos para a formatura, etc. Confesso que adoro livros/filmes que se passam em escolas americanas, e com esse não foi muito diferente. Não gostei da inserção de um elemento sobrenatural na história, ao meu ver desnecessário. 

No início do livro tive que voltar algumas vezes par reler trechos dos capítulos de cada protagonista, pois era um pouco confuso. As modelos na capa me ajudaram nesse aspecto da leitura. Mas a partir de um momento, a leitura seguiu sem interrupções. A narrativa é fluída e os capítulos são curtos, fazendo com que o livro seja lido rapidamente. O final prende o leitor para a continuação.

Recomendo a todos que gostam de livros no estilo YA.

6 comentários:

  1. Ai que ótimo, porque eu estava morrendo de medo de ler este livro. Sério.
    A Jenny Haw eu já sabia que escrevia muito bem, porém a Siobhan já me decepcionou. Então eu estava tipo assim, vai não vai.
    Criei coragem depois de ler essa resenha. Já vi que a leitura é leve e vai fluir bem pra mim.
    Mesmo a titia aqui ser velhinha, rs. Amo esses probleminhas adolescentes!!

    Bjkas

    Lelê Tapias
    http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ale!

      Não conhecia a Jenny, mas ouvia falar muito bem dela, já a Siobbhan eu não curtia. Mas esse livro me surpreendeu, muito bom.

      E que velhinha que nada, vc é super jovem! u.u

      Bjosss

      Excluir
  2. Marcos, eu gostei da resenha e acho que daria uma chance a esse livro. Parece ser bom. Tem um toque de Sessão da Tarde, mesmo assim me chamou a atenção. Quando você falou de sobrenatural na história, imaginei que tem algo a ver com aquele boneco que vem no kit do livro.
    Abraço!
    http://ymaia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ygo!

      É exatamente isso: o livro é bem Sessão da Tarde mesmo. Mas é muito bom pra passar o tempo, bemlegal.

      Abraços!!

      Excluir
  3. Marcos, eu adoro livros nesse estilo, de verdade. Acho que isso é influência de todos os filmes que já vi assim e também adoro estes como você.
    Vi algumas pessoas comentando que esse livro era confuso no início e eu desanimei. Já desisti de muitos livros porque o começo não estava fluindo de jeito nenhum. Maaaaaas agora me animei de novo! Bom saber que logo depois ele anda e se torna um bom livro.
    Sobre colocar a temática sobrenatural, tenho visto muitos autores colocando sem necessidade alguma. :( Isso é tão chato!
    Mas ok, me convenceu. Lerei.

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luara!

      Eu amo livros desse tipo tbm \o/ Esse vale a pena forçara leitura, mesmo o início sendo confuso e cheio de personagens. Tem tudo pra ser uma série muito boa. A parte do sobrenatural é que ficou chatinha mesmo =/

      Beijos e obrigado por comentar no blog! =)

      Excluir