quinta-feira, 25 de julho de 2013

[RESENHA] Filho das Sombras (Sevenwaters #2) de Juliet Marilier

Editora: Butterfly
Páginas: 615
Publicação: 2013

Resenha de Filha da Floresta (Sevenwaters #1)

Sevenwaters está em guerra. As Ilhas Sagradas estão tendo seu domínio disputado pelo povo da Bretanha, os bretões, e de Erin (onde o condado está localizado). Reza a lenda que apenas uma jovem conseguirá promover a paz entre os povos nesse combate.

Liadan é uma jovem que vive no condado de Sevenwaters e tem a habilidade de conversar com os espíritos da floresta, rodeada de lendas e histórias contadas por sua família, sobre uma jovem chamada Sorcha que, no passado (leia-se no livro Filha da Floresta) enfrentou uma forte maldição e acabou por criar uma grande mitologia em sua volta. Em virtude disso, Liadan recebe a mensagem de que nunca poderá sair do domínio de seu condado, devendo ficar cuidando de sua mãe, bastante doente, e de sua família. 

Sevenwaters agora passa por uma nova disputa de poder. Desde a revolução causada por Sorcha, o condado vivia períodos de paz. Porém, uma guerra civil começa tendo por objetivo retirar as Ilhas Sagradas dos domínios dos bretões. Um grupo de guerreiros soturnos começa a por medo em toda a comunidade. Em meio ao combate, Liadan é capturada pelo grupo do Homem Pintado, um conhecido tirano, que segundo a lenda seria um ogro que tem por vontade destruir e matar todos os seus inimigos. Mesmo rodeada do medo da crueldade desses homens e do seu futuro incerto, nossa heroína começa a sentir um certo interesse pelo líder desse grupo. A medida que o conhece mais, Liadan descobre o jovem por trás da carcaça de crueldade e se apaixona por ele. Mas como Liadan lidará com esse sentimento pelo homem que quer matar seu pai e seu povo? Como ela será vista pelo domínio de Sevenwaters? Qual a missão de Liadan nessa situação?

Liadan é uma personagem das que eu mais gosto de ler na literatura: jovem, guerreira, determinada e sem medo de encarar um desafio. Ela, ao longo da narrativa, será colocada constantemente em teste a cerca de seus sentimentos. A lógica da razão versus coração a guiará por seu caminho. Não posso falar mais sobre o passado dela, nem de sua família, pois este é um spoiler do final de Filha da Floresta, mas posso dizer que de onde ela veio fez com que eu gostasse dela ainda mais. 

O relacionamento dela com o Homem Pintado, cuja história pregressa também é interessantíssima, é, sem dúvidas, o ponto alto do livro. As cenas de romance entre os dois demonstram o quão frágil um ser humano pode ser, mesmo tendo de demonstrar a imagem que não é. E isso vale para ambos. Juliet usa aí a antiga história do amor proibido, vide Romeu e Julieta, mas com toques de dúvida e perigo aflorados. A narrativa dessa autora continua ímpar. As passagens são deliciosas, as cenas de ação extremamente ágeis e as lendas do povo celta tratadas de forma  respeitosa e natural. É impossível parar de ler o livro.

Filho das Sombras me conquistou mais do que Filha da Floresta, que eu já tinha amado. Talvez por já estar acostumado com a narrativa ou pela expectativa de revisitar aquele cenário. Vale destacar o trabalho da editora Butterfly com a formatação e divulgação do livro. A capa é linda. Recomendo a todos que gostam de bons livros de fantasia e romance.

Nenhum comentário:

Postar um comentário