segunda-feira, 11 de março de 2013

[RESENHA] Cilada de Harlan Coben

Image and video hosting by TinyPic


Editora: Arqueiro
Páginas: 271
Publicação: 2010

Haley McWaid é uma garota de 17 anos que se esforça ao máximo para conseguir tirar boas notas e ter uma futura aprovação em uma universidade de elite dos Estados Unidos. Um dia ela não volta para casa e seu desaparecimento já marca 3 meses.
Dan Mercer é um assistente social, suspeito de pedofilia, que recebe o telefonema de uma jovem pedindo para ir à sua casa. Chegando lá depara-se com uma cilada.
Wendy Tynes é uma jornalista investigativa da TV americana. Seu programa denuncia histórias de criminosos ao longo do país. Desta vez ela está investigando o caso de um possível pedófilo no interior dos EUA. 

O que esses três personagens tem em comum? Como suas histórias irão se cruzar? Até onde há verdade em toda essa situação? As acusações são verdadeiras ou não passam de suspeitas?

Cilada trata da busca pela verdade por trás da história do desaparecimento de Haley. Wendy ao armar uma arapuca para Dan, e por mais que todas as provas estejam contrárias a ele nesse momento, desconfia que algo está errado nessa história e, ao confiar nos seus instintos, resolve partir pra investigação por conta própria. Ao presenciar o assassinato de Dan (não é spoiler, pois está na sinopse e é um acontecimento que norteia todo o resto do enredo), Wendy depara-se com o dilema de não saber se matou um criminoso ou provocou o assassinato de um inocente. Além de ter de conviver com esse dilema, Wendy ainda terá que lidar com problemas em sua vida familiar (com um filho rebelde) e amorosa.

Esse foi  primeiro livro do Harlan Coben que eu li. Confesso que fiquei viciado na escrita desse autor. É incrível o modo como ele prende o leitor a cada capítulo, sempre deixando um breve suspense no ar que nos deixa com muita vontade de ler imediatamente o próximo capítulo. A narrativa é ágil, focada nos diálogos e nos pontos principais das cenas. Harlan sabe como usar o clímax muito bem em seus livros, fazendo com que o mistério permaneça até o final da história.

O livro inteiro é narrado em terceira pessoa, o que funcionou muito bem para a proposta do mesmo. Os personagens são construídos com lacunas propositais em suas personalidades, de modo a sempre deixar a úvida sobre suas inocência ou culpabilidade.

Recomendo a todos que queiram ler um bom romance policial e passa algumas horas sem dormir até chegar ao seu término.

4 comentários:

  1. A cada resenha que leio sobre os livro dos Harlan Coben, vou me convencendo de que o cara é muito bom naquilo que ele faz. Esse clima de suspense contínuo na narrativa me faz um bem danado. Rsrsrs
    Espero ter a oportunidade de ler algo dele em breve.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  2. Primeiro e único livro que li do Harlan, mas adorei. Achei a narração bem amarrada e não deixou falhas quanto a resolução do que ele se propôs, um dos melhores livros que já li. Pretendo ler mais obras do autor, só estou esperando minha lista de leituras diminuir um pouco.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Marcos!
    Lembro que quando li esse livro, fiquei um pouco decepcionada pq ñ me surpreendi com a resolução de alguns casos e do assassino...
    Mas no geral, a escrita do autor me agradou bastante.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Só li um livro do Harlan Coben. Foi o "Não conte a ninguém".
    Achei o final bem forçado. Ótima resenha!
    Abraço!

    ResponderExcluir