quinta-feira, 15 de novembro de 2012

[RESENHA] É Preciso Recomeçar de Célia Xavier de Camargo e Eduardo

Editora: Petit
Páginas: 473
Publicação: 2012

É preciso recomeçar traz a história de Laura e Afonso, um jovem casal que passa pelas dificuldades no relacionamento. Afonso era um jovem atleta de família rica e esnobe, que não tinha grandes interesses nem pretensões na vida. Ao conhecer Laura acaba se apaixonando e, em pouco tempo, se casando e tendo filhos com a mesma. Ao se ver como pai de família e única fonte de renda da casa, Afonso passa a trabalhar como mecânico e entra para o vício do álcool, na tentativa de encarar a vida. Com o tempo este problema se agrava, o que acaba causando sua morte por cirrose hepática. Sem seu marido e com três filhos pequenos para criar, Laura começa a ter graves dificuldades financeiras. Com saudade do marido e querendo se comunicar com ele, recorre ao Espiritismo e acaba descobrindo que Afonso não está aceitando sua morte.

No plano espiritual, Afonso passa por uma fase de intenso aprendizado: sem aceitar sua própria morte, seu espírito passa por diferentes graus de energia: ora tem ao seu lado espíritos de luz para auxiliar sua evolução, ora tem uma recaída e recorre a espíritos do mal para voltar à sua vida na Terra. No decorrer da história, Laura acaba por resolver continuar com sua vida e, tendo três filhos para criar, começa um novo relacionamento com Dr. Carlos, médico que cuidou de Afonso quando doente. Mas como Afonso irá reagir no plano espiritual? Isso afetará sua evolução? E  como se dará o relacionamento de Laura e Carlos?

O livro trata bastante da questão espiritual e de como devemos evoluir no pós-morte, buscando a luz e não se apegando aos bens materiais e situações da Terra. Os capítulos são intercalados ora colocando a visão de Laura da situação, ora colocando a visão de Afonso no plano espiritual.

Não gostei muito da narrativa, achei um pouco lenta em alguns momentos. Achei que faltou realismo em algumas passagens, tendo um pouco de exagero na descrição de algumas cenas. Como o livro é espírita, há várias mensagens de auto-ajuda e de enriquecimento espiritual contextualizadas dentro da narrativa. Recomendo a todos que gostam do gênero.





10 comentários:

  1. Adoro livros espíritas, já li muuuitos.
    Alguns foram fraquinhos e cansativos,outros eu não conseguia largar.
    Na minha opinião os melhores são da Zibia!

    ResponderExcluir
  2. Não sou muito fã desse tipo de livro, mas esse parece ser bom. Encontrei várias semelhanças com as novelas da Elizabeth Jhin...
    Sua resenha ficou ótima. Nos passou tudo que tinha que ser passado, porém sem revelar tanto sobre o livro.

    ResponderExcluir
  3. Ah não gosto muito de livros espiritas,apesar de admirar a religião,mas acho que não teria paciência para ler livros assim,e principalmente com muitas páginas.

    http://llivroseletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Não gosto muito desse estilo de livro, mas acho bem interessante

    ResponderExcluir
  5. Achei a capa e o título bem bonitos. Sou espírita e acho que os romances abrem a discussão para a vida no mundo espiritual, lança dúvidas que incitam os leitores a buscar respostas. Um bom começo para quem quer entender a vida após a morte.

    ResponderExcluir
  6. Não curto livros assim sobre questões espirituais. Tenho uma religião, que é a Católica Apostólica Romana, e não gosto de livros que sejam de outras. Apesar de respeitar as outras religiões eu não curto muito livros sobre elas, sabe?! ..

    Beijos, Flá. { http://pequenascoisaas.blogspot.com.br/ }

    ResponderExcluir
  7. Nunca li livros desse gênero, mas essa história me fez lembrar a novela "A Viagem". Espero ler um romance espírita qualquer dia desses.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  8. Não curto livros desse genero! Ja li um, mas não me agradou, apesar de ter lido até o final, foi com muito esforço.

    ResponderExcluir
  9. Já li livros espíritas há muito tempo...só por curiosidade.

    ResponderExcluir
  10. muito bom o livro, abordo uma triste realidade das famílias brasileiros, e esse autor consegue mesmo envolver o leitor aos personagens do livro!

    ResponderExcluir