quinta-feira, 11 de outubro de 2012

[RESENHA] O Diário Serial de Igor Castro

Editora: Dracaena
Páginas: 222
Publicação: 2012

Um serial killer está à solta no litoral catarinense. Ao encontrarem uma caixa com um crânio e um crucifixo em seu interior, os policiais Rodrigo e Gomes começam uma investigação atrás de um assassino que promete matar várias pessoas na cidade de Florianópolis. Em cada vítima, o auto-denominado "O Juiz" dá pistas de qual seria seu próximo assassinato, aparentemente tentando manter uma relação, às vezes impensável, entre as vítimas. Desde então a população fica aterrorizada com as mortes que chocam a cidade e as pessoas passam a temer ser a próxima vítima do psicopata. Ao matar, O Juiz descreve em um diário, com fortes requintes de crueldade, cada crime cometido, um a um. Mas o que o levou a fazer tais assassinatos em série? Qual a relação de todas as vítimas entre si? Qual a verdadeira identidade de O Juiz?

O Juiz, aparentemente, tem a intenção de fazer justiça com as próprias mãos. Motivado por uma injustiça do passado, ele tenta reparar o erro começando a matar àqueles a quem julga culpados de seu destino. Em cada vítima escreve uma letra do seu codinome, começando por "O", depois "J", assim por diante, até completá-lo, e deixa objetos que indicam qual pessoa será a próxima a morrer.

O Diário Serial é o romance de estreia de Igor Castro. O livro é narrado com capítulos alternados ora pelo próprio assassino, ora pelos policiais que fazem as investigações. O início de cada capítulo traz a descrição do diário que o serial killer usa para registrar suas mortes. As cenas dos assassinatos são descritas com boa dose de realismo. Em um determinado momento, o assassino quebra a mão de sua vítima, antes de matá-la. Fiquei muito aflito ao ler esse trecho pois foi muito real (o que eu gostei bastante! rs). Lembro de ter largado livro e ficar massageando a minha própria mão após o capítulo.

Devo dizer que adorei a narrativa utilizada pelo autor. Igor consegue prender a atenção do leitor em cada capítulo, criando um forte clima de suspense com uma ótima reviravolta no final, que me surpreendeu bastante. Adoro livros que trazem a atmosfera de romances policiais americanos para o Brasil, e nesse livro isso foi muito bem adaptado, com boas descrições dos cenários e um bom uso dos espaços e pontos turísticos como um todo. É perceptível a forte influência de livros como os do Dan Brown na escrita do autor.

Com uma trama muito bem estruturada, com forte suspense e uma narrativa de tirar o fôlego, indico O Diário Serial para todos que gostem de um bom romance policial e para os que quiserem uma leitura de tirar o fôlego, do início ao fim do livro.


7 comentários:

  1. Oi MArquito. Não sou exatamente ávida por romances policiais, mas achei bacana um autor nacional escrever sobre isso e ainda usando nosso país como cenário. Adorei ler sua opinião.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. É justamente isso que eu espero de um bom livro. Gostei bastante da história, e espero ter a oportunidade de ficar sem fôlego o mais breve possível. Rsrsrs

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  3. É bom perceber que os autores brasileiros estão crescendo cada vez mais em suas obras ! Pois alguns dizem que tudo que lemos são adaptações americanas. Para ser sincera, esse não é muito o meu gênero, mas que gosta, é um ótimo livro.

    ResponderExcluir
  4. Eu não saba da existência do livro. Parece ser uma história que te prende do iníci ao fim, e isso é muito bom. Eu gostei muito da resenha, fiquei com muita vontade de ler o livro. Já está na minha lista de compras e, consequentemente, na minha lista de leituras rs. Não vou criar muita expectativa, mas confesso que já criei algumas e espero não me decepcionar. Além disso, a capa é fantástica.

    ResponderExcluir
  5. Acho que vai ser uma das minhas próximas leituras.. kk
    Gosto de thrillers, e nunca li um brasileiro.
    Espero gostar!

    ResponderExcluir
  6. Eita! Como sabes, esse é o gênero que mais me chama a atenção. Agora você me deixou curioso para conhecer a história que o Igor criou.
    Na minha opinião, nossos autores estão se descarando cada vez mais nesse tipo de romance. Quero ler!

    Gostei da resenha. ;)

    ResponderExcluir
  7. Oi, Marcos!
    Bacana conhecer o trabalho de mais um talento brasileiro. Gosto mto dos livros do Dan Brown e achei interessante que sirva de influência ao Igor.
    Gostei da resenha.
    Bjs

    ResponderExcluir