quarta-feira, 19 de setembro de 2012

[RESENHA] Suspeitas de um mistério de Thiago Jefferson

Editora: Dimensões
Páginas: 109
Publicação: 2012

Suspeitas de um mistério conta a história de dois garotos, Pedro e Saulo, que recebem uma carta de sua tia Daura, pedindo que ambos vão visitá-la em sua fazenda, pois a mesma se encontra em uma fase ruim financeiramente. Ao chegarem lá, acabam descobrindo que seu tio Fernando, marido de Daura, esconde um segredo que pode vir a ter envolvimento com essa situação. Em busca de descobrir o que há por trás desse mistério, Pedro e Saulo acabam se metendo em algumas aventuras. Com a ajuda do vício de ambos em jogos eletrônicos, um mistério que envolve Fernando e seus comparsas será revelado. Mas como isso acontecerá? Porque Fernando esconde esse segredo de sua esposa Daura? E porque ele faz isso com a fazenda?

O livro é bastante fino e sua leitura flui muito rapidamente. Gostei da maneira como o autor colocou o uso de videogames para descobrir o mistério final. Demonstrou forte domínio desse tema e fez uma certa conexão com o leitor. Os personagens são fracos e mal construídos. Em alguns momentos senti um pouco de ausência   de um melhor desenvolvimento na escrita do autor. Quando as cenas começam a criar um clima de suspense no ar, o capítulo é encerrado, sem aproveitamento. Os erros de revisão são muito presentes, inclusive me fazendo querer abandonar o livro algumas vezes. No meio da história há uma viagem para Boston que, ao meu ver, foi desnecessária no enredo e também, de certo modo, muito fantasiosa. Soa como algo que não aconteceria na vida real nem na situação atual a qual os personagens estão passando. Fica muito inacreditável a forma como tudo se desenrola, soando "perfeito" demais.

Infelizmente o livro não me agradou. Senti o texto muito superficial, muito raso. As situações aconteciam sem um bom motivo aparente que as desse suporte. Os personagens mudam muito no decorrer das cenas, não tem uma personalidade bem construída. O mistério que serve como norte do livro, dá para ser facilmente descoberto logo no início e, quando ele é descoberto pelos garotos, não traz novidade alguma. Esperava mais, uma vez que o enredo tem margem para desenrolar uma boa história de suspense.

12 comentários:

  1. Bah, eu sempre espero mais dos livros com poucas páginas, afinal eles TEM que se puxar para transmitir toda a ideia da história e ainda prender o leitor.
    Foram poucos q me deixaram com aquele gostinho de 'quero mais', normalmente ficava aquela sensação de 'já acabou? nao falta nada?'

    Não cheguei a ler 'SUSPEITAS DE UM MISTÉRIO' espero se um dia eu chegar a ler, não me decepcionar tanto, ou então ler sem criar expectativa.

    ResponderExcluir
  2. Ola!!
    poxa é tão ruim quando um livro tem este enredo e personagens tão superficiais!!! :( Acho que essas situações tão perfeitas funcionam melhor em filmes, não em livros, talvez se o gênero fosse uma fantasia aí sim essas situações fantásticas se adequariam melhor. Mais enfim, não pretendo ler, já que o livro é tão previsível e seus personagens mal construídos.
    bjos!!
    Como sempre, amei sua sinceridade na resenha!!!

    ResponderExcluir
  3. Se dependesse do título e da capa eu já estaria rendido, mas depois que li sua sinopse, tudo foi por água abaixo. É realmente uma pena quando um autor tem tudo na mão e não consegue aproveitar o máximo possível.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  4. Já estava me empolgando com o livro mas no final da resenha você disse que não gostou aiai que pena pois me parece que tinha tudo para ser uma boa leitura.

    Um leve bater de asas para todos!!!!

    ResponderExcluir
  5. Oi, Marcos!
    Poxa, que pena que o livro não te agradou. Parecia que seria tão bacana, envolvendo os jogos de video-game para solução do caso...
    Tb acho muito chato erros de revisão. Uma ou outra vez até dá para passar, mas muitos acabam por atrapalhar a leitura.
    Bem, valeu para conhecer, né?
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. legal , gostei da tematica do livro , a capa nao chama muito atenção , mais tbem não é feia ...

    ResponderExcluir
  7. Q pena q vc não gostou Marcos. É tão chato quando estamos lendo um livro e ficamos esperando demais dele, e acabamos por nos decepcionar com a história. No início da sua resenha até me empolguei...mas passou...rsrsrr...

    ResponderExcluir
  8. Que o pena que você n gostou.
    Achei que seria bem legal.
    Mas é muito ruim ler um livro previsível, vc nem se surpreende, nem nada!
    Mas enfim...
    Gostei da resenha.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  9. No começo da sua resenha eu fiquei interessada pelo livro e queria saber o mistério rs. Mas com o desenrolar dela acabei ficando com pouca vontade de conferir a obra, as vezes os erros de revisão me deixam com vontade de abandonar a leitura também, já as coisas acontecerem e deixarem os acontecimentos no ar também me irritam.
    Quem sabe eu leia, mas não garanto.

    http://laviestallieurs.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Se fosse pela capa nem compraria, muito menos ia ler. Não me agradou também..hehe

    ResponderExcluir
  11. Bem,quando vi o titulo do livro e o número de páginas,já imaginei que poderia ser um livro meio superficial,já que acho 100 e poucas páginas pouca para um bom suspense,infelizmente o livro tb nao me agradou

    ResponderExcluir
  12. Oi Marcos!
    Eu escolhi seu blog para responder a um meme. Confere aqui:
    http://palavrainvertida.blogspot.com.br/2012/09/perguntas-literarias.html

    Se você já respondeu a essa tag, ignore!
    Até mais...

    ResponderExcluir