terça-feira, 24 de julho de 2012

[RESENHA] Um Homem de Sorte de Nicholas Sparks





Editora: Novo Conceito
Publicação: 2011
Páginas: 349

Um Homem de Sorte traz a história de Logan, um militar americano que combatia no Iraque e, ao receber de um amigo do exército uma foto de uma mulher desconhecida, se apaixona por ela e resolve cruzar o país a pé em sua procura. Ao conhecer Beth, professora que divide a administração de um canil com Nana, sua avó que sofreu um AVC, Logan se apaixona de imediato e abre mão de tudo ao seu redor para ficar próximo a ela. Ao chegar no Colorado, Logan resolve se candidatar à vaga de assistente do canil onde Beth trabalha, fazendo com que ambos fiquem perto o tempo todo. Com o passar do tempo ambos acabam se conhecendo melhor, tendo suas afinidades, e logo brota um romance. Ao conhecer Ben, filho de Beth com Clayton, seu ex-marido e  que se caracteriza como o "vilão" desse livro, ela tem a certeza de ter conhecido o homem de sua vida. Mas como ambos viverão esse romance? Qual a reação de Clayton ao saber que seu  colega de exército está namorando sua ex-mulher, a qual ainda tem interesses? Como Ben se relacionará com tudo isso?

A leitura desse livro é agradável, com a narrativa típica do Sparks. A princípio a história é bem diferente dos demais livros do autor, por se tratar de um triângulo amoroso, o que é raro nas obras do Nicholas. Mas com o avançar da leitura tudo se normaliza. O início do livro é um pouco chato, cheio de informações e descrições que cansam a leitura, mas no desenrolar da história a leitura flui.

Meu personagem favorito é Nana. A sabedoria e a visão dela das situações vividas por Beth são muito interessantes. Os conselhos dela também são bem sábios. Vale destacar a importância dada a questão animal nesse romance. Sparks traz um personagem que é um pastor alemão, Zeus, e que tem participação fundamental no desenrolar da história e no final dela. A relação homem-animal é bastante trabalhada nesse livro. O final é eletrizante e dotado de um breve suspense fortemente sustentado pelo autor. 

Recomendo para quem tem interesse em romances não convencionais e que querem ver uma obra de Sparks diferenciada, fugindo aos clichês existentes nos outros livros.

21 comentários:

  1. Já li dois livros do Sparks. Gostei de ambos apesar do começo ser um pouco desestimulante. Mas sabemos que é preciso conhecer bem um personagem para entender seu ponto de vista das coisas recorrentes na história.
    Tenho muita vontade de ler Um Homem de Sorte, pois muitas pessoas falam bem desse livro e tenho que admitir que gosto de triângulos amorosos.
    Ainda bem que esse livro é mais realista, estou um pouco cansado dos clichês que o Sparks coloca nos livros.
    Ótima resenha, parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Oi,Marcos!

    Eu sou fã do Sparks e como você mesmo disse, neste livro ele realmente tenta fugir dos clichês e aunda temos a oportunidade de conhecer através das suas palavras o contexto vivido pelos soldados do Iraque, a saudade vivenciada pelas famílias e o ambiente de guerras.Gosto muito deste livro.
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Ola!!!
    Marcos eu também achei este livro do Sparks bem diferente do que a gente é acostumado a ver em outros livros do autor. E eu nunca odiei tanto um vilão como o Clayton ele é detestável do início ao fim!!! Eu também amei a Naná tinha uma visão bem diferente da situação e como mais velha tinha muita sabedoria. Também gostei muito de Ben que garotinho fofo!!! O final é muito tenso, minha respiração acelerava a medida que lia as últimas páginas!! rsrsrsrsrrs #ALOUCA
    Tu tens que assisti ao filme, ficou uma adaptação bem legal, transmitiu os sentimentos do livro!!!.

    Bjos!!!

    ResponderExcluir
  4. Esse foi o último livro que li dele, e ainda me arrependo por ter perdido o filme do cinema. Não pensei que fosse ficar tão pouco em cartaz :/
    Mas enfim, voltando ao livro... A relação com o Zeus realmente é encantadora! E, como sempre, também é bem forte a relação pai e filho (nesse caso, entre o "pai" Logan e o Ben. Muito bonita a relação que eles construiram.)

    Também achei o começo um pouco chatinho, mas depois animou. E o que foi aquele final, heim? Em se tratando no Nicholas, eu realmente esperava o pior! kkkkkkkk

    :*

    ResponderExcluir
  5. Que bom saber que esse livro é um pouco diferentes dos outros , se eu começar a ler livros do sparks começarei por esse, mas a maioria dos livros dele sempre cai no cliche, mais apesar disso parece ser um bom autor e ter um escrito otima, ainda irei ler algum livro dele.

    ResponderExcluir
  6. Ganhei esse livro em uma gincana, mas ainda não o li. Já faz um tempão que era pra ler, mas sempre que vou pegá-lo, outro passa à frente. Gostei bastante dessa história dele, e quero ler o mais breve possível. Prometo que ele será o próximo. Rsrsrsrs

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  7. Foi o primeiro e único (por enquanto) livro que li de Nicholas Spark e já me apaixonei pelo autor. Ele escreve de um jeito que prende você. Meu personagem preferido também é a Nana. ela tem um jeito todo especial que não tem como não gostar dela.
    A adaptação para o cinema ficou muito boa. Gostei muito do filme.

    ResponderExcluir
  8. Marcos, li o livro e já vi o filme eu adorei os dois! Amei a capa do livro também

    ResponderExcluir
  9. Estou com muita vontade de ler Um homem de sorte. Já li a maioria dos livros do Sparks e confesso que estou ficando enjoada dos romances rs. Por esse fugir a regra eu adorei. Espero ter a chance de ler logo.
    Beijos,
    http://laviestallieurs.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Achei a história morna… Um romance clichê, onde o personagem principal luta para conquistar o amor da donzela ferida por relacionamentos fracassados… Contudo, vale a pena pensar em Logan Thibault como exemplo de homem!!! ;D

    ResponderExcluir
  11. Marquito, eu tenho que ler Um homem de sorte! Eu sempre fico curiosa porque todo mundo diz que esse romance é diferente dos normalmente escritos por Sparks. =)

    ResponderExcluir
  12. A cada resenha que leio tenho mais vontade de conhecer esse livro do Nicholas, todos recomendam. Eu quero ler ainda *-*

    ResponderExcluir
  13. Oi, Marcos!
    Acho q este é uma boa opção de livro do Nicholas, por envolver questões diferentes de outros livros dele. Ainda não li, mas gostei da sua resenha e tenho vontade de lê-lo.
    Bjs

    ResponderExcluir
  14. Oi Marcoos
    Eitaa não sabia que esse livro tinha um triângulo amoroso! Fiquei bastante curiosa com sua resenha. Só não posso passar ele na frente da pilha de leituras porque não recebi o meu de parceria e aí tem uma pilha que me espera antes.

    Beijoo

    Brenda Lorrainy
    cataventodeideias.com

    ResponderExcluir
  15. Dos livros do Nicholas esse foi o que menos me chamou a atenção, e pelas resenhas que eu li pela blogosfera parece que ele é realmente o livro mais fraquinho dele, nem mesmo o filme me interessou, mas foi tudo culpa do Zac Efron, odeio ele.
    Abraços.

    http://viciadoemlivrosefilmes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  16. Ganhei este livro numa promo,mas ainda nao li!Ele parece ser surpreendente.
    Bjs

    ResponderExcluir
  17. eu ainda nao li este, fiquei muito curiosa, principalmente quando ele lançou, mas nao tive a oportunidade ainda, mas ele parece ser bom, ainda mais por que ele ta fugindo dos cliches dos outros livros né. amei, vou procurar ainda mais agora, adorei !

    ResponderExcluir
  18. Lançaram 2 livros de Spark um atrás do outro né,pena que meu dinheiro não acompanhou esses lançamentos!Mas pretendo lê-los em breve

    ResponderExcluir
  19. HUm...quando ganhar a coleção vou ler todos...kkk. Vi a propaganda do filme e acho q vou gostar tb!!!!rsrsrs

    ResponderExcluir
  20. Não li ainda, mas pretendo ler. Todos falam bem, mas até hoje não li nenhum livro do Nic, mas quero MUITO ler!

    ResponderExcluir
  21. Não li esse livro ainda,mas imagino o quão bom deve ser !
    Pra mim não tem dessa de sorte,então acho que quando ler a descrição da parte da foto,vou surtar ahahaahha
    ao contrário de vs,eu gosto de detalhes então acho qe isso não vai me encomodar.
    A capa do livro é linda <3

    ResponderExcluir