sexta-feira, 13 de julho de 2012

[RESENHA] Starters (Starters #1) de Lissa Price

Editora: Novo Conceito
Publicação: 2012

Starters conta a história de Callie, uma garota de 16 anos que vive com seu irmão mais novo e muito doente Tyler em Los Angeles, Estados Unidos. Ambos perderam os pais na Guerra dos Esporos, tipo de guerra biológica em que se lançam bombas contendo microorganismos em estado de latência, usada para controle populacional. Juntamente com Michael, seu melhor amigo e protetor, Callie desbrava as ruas de Beverly Hills em busca de comida e abrigo, na tentativa de uma vida melhor.

Esse livro se passa numa Los Angeles distópica em que as castas sociais são divididas por idade e quantidade de riqueza acumulada. Os Enders são cidadãos mais velhos, geralmente acima dos 100 anos (podendo chegar a 200, em virtude da alta tecnologia empregada na expectativa de vida). Starters são as crianças e jovens da sociedade que são divididos pelo status financeiro que possuem: os Camaradas são crianças, em sua maioria orfãs por terem perdido seus pais para a Guerra dos Esporos, que vagam nas ruas atrás de comida, abrigo e água e fugindo dos Inspetores, espécie de polícia local. Para que possam sair da miséria, grande parte desses jovens acabam oferecendo seu corpo para aluguel na Prime Destinations, empresa que, através do uso de chips implantados no cérebro, transfere a mente de Enders para corpos de Starters, com o intuito de proporciona-lhes diversão e um retorno a sua vida jovem. A Prime é comandada por um personagem misterioso chamado de "O Velho", que vem a ter uma grande importância na história.

Seguindo essa promessa de dinheiro rápido, Callie decide assinar contrato com a Prime, para que possa tirar seu irmão das ruas. Porém em uma de suas sessões ocorre um "erro" no sistema e Callie se acorda quando ainda está na vida da Ender Helena. Em uma boate, a starter acaba conhecendo Blake, um garoto de sua idade, por quem desperta um interesse amoroso. Após o ocorrido, a garota passa a ouvir instruções dentro de sua mente, através do microchip instalado, vindas de Helena, que tem o plano de assassinar o Senador Harrison, avô de Blake, que irá aprovar uma lei em que o governo incentivará empresas de aluguéis de corpos, como a Prime Destinations, e acabará incentivando um plano secreto de dizimação dos jovens  e crianças da sociedade. Qual a importância de Callie nessa trama? Como se dará sua relação com Helena? A Starter aceitará participar desse plano? E quanto a Tyler, Michael e Blake, como eles ficarão em relação a tudo isso? Sofrerão algum tipo de retaliação? Conseguirá Callie dar uma vida digna ao seu irmão mais novo?

O livro é muito agradável de se ler, com fluidez na narrativa. Senti alguns elementos de outras distopias YA como Feios e Jogos Vorazes, principalmente no que tange aos conceitos de estética e de melhoramento de vida ao subir de nível social. Em alguns momentos a autora se prende muito a narrativa policial e esquece de inseri-la numa sociedade distópica. Starters funciona como uma distopia mais próxima da vida atual, com cenários e inserções tecnológicas um pouco recentes, havendo pouco avanço no tempo da história em comparação ao atual. As cenas de ação são muito bem escritas, mantendo um bom clima de suspense no ar o tempo todo.

Leitura rápida, fluída e muito agradável. Recomendado a todos que gostam de uma boa distopia YA e de livros que misturem suspense, ação e romance na medida certa. O livro tem lançamento previsto para o dia 27 de julho. Para quem tiver interesse, há um conto introdutório à história (cuja resenha você confere aqui) e que pode ser baixado no blog da Novo Conceito (aqui).

63 comentários:

  1. Aaaaaaaaahhhhhhhhhhhh!
    Tô louca pra começar a leitura! Mal vejo a hora ^^
    Adoro o tema distopia. Vejo que os autores estão realente arrasando com esses livros!

    Adorei tua resenha Marcolino! E tenho que ler a introdução antes! =P

    Bjs
    Danni
    Garotas e Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Danni!

      Leia o conto antes pois é muito bom pra vc se situar no começo do livro.

      Bjosss

      Excluir
  2. Confesso que não sou muito fã de distopias, mas não sei porque Starters me chamou atenção. O livro parece ter uma levada que eu gosto. Adoro livros que tem cenas de bem escritas e pela sua descrição o livro é bem assim, só que meu único medo é ele ser monótono com as cenas "pouco relevantes".
    Bem, não posso dizer muita coisa sobre ele já que ainda não li. Acho que logo, logo lerei ele. Vamos ver o que me espera! Adorei a resenha Marcos (:
    Abraços, Ale.

    Bookaholic Boy
    http://bookaholicboy.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alexandre!

      Eu gostei bastante da Lissa ter colocado cenas fortes de ação no livro. Em alguns momentos nem dá pra perceber que se está lendo uma distopia...

      Abraços! =)

      Excluir
  3. Olá
    Estou louca para ler esse livro...só a capa dele já deixa a gente com muita vontade ler desde a primeira vez que vi a arte da capa fiquei maravilhada.
    Bjus, Lizi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Liziane!

      A capa é linda! A NC fez um ótimo trabalho!

      Bjosss

      Excluir
  4. PERFEITO pra mim ! antes da NC anunciar que seria lançamento ja tava nos meus desejados do Skoob, e agora publicam ele, *-------------* necessito desse livro, amo distopia e ele tem tudo o que eu gosto, romance, ação, aaaaaaah *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lívia!

      Starters é realmente uma distopia completa!

      Bjosss

      Excluir
  5. Eu estava louca para ler Starters. Mas quando você falou que o livro tem elementos presentes na série Feios fiquei com um pé atrás. Não consegui ler aquele livro. a leitura não fluia.
    Mesmo assim continuo com vontade de ler Starters, romance policial e suspense são meus gêneros preferidos de leitura.
    Espero que eu não me decepcione.
    Beijos,
    http://laviestallieurs.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rafaella!

      Os elementos que eu falei foram em relação a questão estética como divisora de classes sociais, nada tem a ver com a escrita do Scott Westerfeld.

      bjosss

      Excluir
    2. Ah entendi. Que no caso você explicou as classes em que a Callie pertence. Agora entendi.
      Feios eu li até a página 50, acho. Mas vi que várias pessoas adoram. Acho que darei mais uma chance para ele.
      Muito obrigada por esclarecer a parte que eu não havia entendido rs.
      Beijos.

      Excluir
  6. Pela sua resenha deu para perceber que a escrita da autora é boa. Estou super curiosa para ler o livro, espero não me decepcionar. Adorei a resenha tb..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ritieli!

      A escrita da Lissa é bem legal, dá pra ler com rapidez.

      Bjosss

      Excluir
  7. Estou muito curioso para ler esse livro, que pela sua resenha é muito envolvente e bem escrito, fiquei bem mais ansioso agora querendo ler ele!

    ResponderExcluir
  8. louco para ler ele, parece ser aquele livro que é cheio de aventura, a capa ta linda, nunca li nenhum livro da lissa price, parce ser uma otima ecritora, quero ganhar ele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Zayron!

      Starters é o primeiro livro da Lissa ;)

      Abraços!

      Excluir
  9. Uma palavra: DEMAIS!!! Amei eternamente esse livro! Que tema!! Mas promete heim? Ah eu gostei demais dele *-* já tinha visto a um tempinho esse livro de uma menina que leu em inglês e quando vi a NC lançando...Gente, eu pirei. Ah eu pirei de alegria *o* quero o meu!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cristiane!

      É um livro ótimooooo, eu amei a leitura! A NC é ótima <3

      Bjosss

      Excluir
  10. Eu amo de paixão a capa desse livro! Eu li em Inglês, mas Starters é definitivamente a minha leitura preferida do ano, recomendo demais!

    ResponderExcluir
  11. Desde o dia que li sua resenha do conto, fiquei super ansioso pra ler o livro. Achei a história super massa, e por ser uma distopia, já me agradou também. Quero muito ler em breve.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  12. Oi,Marcos! Devo confessar, que assim que Vi o burburinho que este livro estava causando, pensei: Mais uma distopia! No entanto, conforme o lançamento vai se aproximando minha curiosidade pela obra vai aumentando.A julgar pela sua resenha, acredito mesmo que deve ser agradável e interessante o fato dela se aproximar da realidade atual

    Abraços e bom fim de semana

    ResponderExcluir
  13. Ola!!
    Pelo conto que já li Starters parece ser uma das distopias que fica entre os favoritos de muita gente!!! Marcos gostei muito quando vc fala na sua resenha que elementos que lembram duas distopias que gosto: Jogos Vorazes e feios, está última que gosto muito!!mesmo!!! Tô ansiosa pra ler em breve, ótima resenha!!
    Bjos!!!

    ResponderExcluir
  14. Desde que li a sinopse do livro pela primeira vez me pareceu uma das propostas de distopias mais interessantes. Essa coisa de fazer com que os jovens cedam seus corpos aos Enders parece muito interessante. Fora todo o mistério que Callie tem que enfrentar, né? Estou muito ansiosa pela leitura :D

    beijos

    ResponderExcluir
  15. Se eu já estava curiosa agora é que fiquei mesmo! é muito bom quando um livro te prende dessa maneira, quero muito ler ele e ser preso desse jeito, amo distópicos e com esse sei que não vai ser diferente!

    ResponderExcluir
  16. Puxa, mais uma distopia né, parece que finalmente os vampiros sairam de debaixo dos holofotes, agora a moda é destruir o mundo, rsrs.
    Assim como a maioria das distopias que eu tive a chance de conhcer essa parece ser bem interessante, sem falar da capa que é linda.
    Abraços.

    http://viciadoemlivrosefilmes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  17. Oi! Já olhei um pouco sobre o conto, não resisti..hehe
    Mas o livro acho que está bem melhor..uma distopia e tanto. Por mais que a capa eu não gostei tanto assim.
    beijo

    ResponderExcluir
  18. a historia parece ser boa sabe, com suspence e tudo, mas a capa nao me chamou atenção, sei lá, mas a resenha é boa e agora vou procurar o conto, dependendo eu ate leio o livro, mas a capa eu nao gotei, mas a historia parece ser fascinate, troca de corpos, sei lá, é legal. valeu pela dica!

    ResponderExcluir
  19. Marquito, ótima resenha! Fiquei super interessada em ler, já que se trata de uma distopia e ter tantos elementos juntos. A sinopse também me animou bastante. Lerei.

    Beijos

    ResponderExcluir
  20. eu achei mto interessante a história... queria ler, fiquei realmene curiosa

    ResponderExcluir
  21. Adoro distopias,logo Starters sera leitura obrigatória para mim.
    Bjs

    ResponderExcluir
  22. Eu em alguns videos esse livro e a capa é maravilhosa muito chamativa do jeito que gosto ,mas eu não sabia do que se tratava ,estou adorando esses livros distopicos e cheios de novidades ,fico viajando mais ainda ao ler , e esse parece ser otimo ,com muitas coisas novas e tal , adorei a resenha e quero muito ler esse livro ,bjuss

    ResponderExcluir
  23. Bom, esse não é muito o estilo de livros que eu mais gosto, porém Starters acabou me chamando muita atenção.
    Eu gostei bastante da sua resenha. Não sabia sobre essa coisa da Helena entrar, de certa maneira, na vida de Callie.
    Acho que vou ter que ler para conhecer um pouco mais da escrita da autora!

    ResponderExcluir
  24. Desde que fiquei sabendo que iiia lançar, fiquei morta de vontade de ler. Amei a capa, adoro distopia e tem tudo pra ser muito bom! Parece ser muito bem montade e escrito.

    Amei!

    ResponderExcluir
  25. Nossa , adoreii , quero muito ganhar a promo .. uhuuu

    ResponderExcluir
  26. Se este livro é tão bom quanto a ideia ára a historia, entao com certeza é fantastico! mal vejo a hora de ler!

    ResponderExcluir
  27. Que bacana que o livro é tão bom quanto parece. Por mais que em alguns pontos tenha te lembrado outras distopias, parece que Starters tem uma abordagem diferente. Estou bem curiosa quanto ao rumo que a vida da Callie vai tomar.
    Sua resenha está ótima! Gostei mto.
    Bjs

    ResponderExcluir
  28. Realmente estou interessada em ler esse livro. Parece bem interessante. Acredito que eu vou gostar.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  29. Louco para ler esse livro. Gosto muito de distopias, e to procurando ler esse gênero ao máximo. Realmente muito ansioso para o lançamento. Já lançou??

    ResponderExcluir
  30. ótima resenha.
    esse livro tem me deixado bastante curiosa. ando viciada em distopias.
    só achei essa capa meio tensa. haha

    ResponderExcluir
  31. Acho que ta todo mundo curioso pra conhecer esse livro né?!
    Já tinha lido resenha de pessoas que leram em inglês e todas dizem que o livro é ótimo!
    Parece ser uma história bem diferente!
    Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  32. é, tudo mundo quer ler esse livro!
    é a primeira resenha que leio que putz, me deixou mas curiosa ainda.

    ResponderExcluir
  33. Estouu suuperr ancioso para o lançamento!
    Faltam 8 dias e já não me aguento.
    Starters é um bom livro, uma história incrível, me apaixonei de cara! Muito boa sua resenha!!!

    ResponderExcluir
  34. Não tinha muito interesse por esse livro, acho que até cheguei a comentar isso aqui, mas a tua resenha me deixou mais animada.
    Ainda não é um livro que eu diga "Meu Deus, preciso desesperadamente dele!!!!", mas fiquei com vontade de lê-lo :)

    :*

    ResponderExcluir
  35. Eu já estava babando por esse livro a um bom tempo *-* Vi o Booktrailer e me apaixonei!! Ai li esse resenha e fiquei loucaa! Necessito desse livro!! Amei a resenha, de verdade :)
    Bjs!

    ResponderExcluir
  36. Adoro livros políticos, essa capa é linda e sobre a questão de castas ainda nos dias de hj tem muito pais que vive nesse modo.
    Bjs e adorei o post.

    ResponderExcluir
  37. Oi Marcos! A capa é realmente linda! Um amigo meu q tem blog ganhou um e no livro há partes em relevo na capa. Perfeito!!! Com certeza irei ler.

    ResponderExcluir
  38. Que capa linda! Todo mundo tá falando e lendo o livro Starters, menos eu! O kit também é lindo e o livro já tá nos meus desejados. Se eu não ganhar ele em alguma promoção por aí, eu compro o meu quando lançar. Ótima resenha! =)

    ResponderExcluir
  39. Uau !!! Fascinante !!!
    Distopia esplÊndida !
    Capa fisgante, linguagem fluída, formidável !
    Adoraria ler o livro !
    Aparentemente fascinante !

    ResponderExcluir
  40. Quando vi a capa me apaixonei! Ai quanli a resenha de Starters fiquei louca para ler...

    ResponderExcluir
  41. Não curti a capa desse livro. Não sei se sou a única que tem essa opinião...
    Vou esperar um pouco para ler esse livro. Ainda não estou com essa vontade grande de lê-lo.
    Gostei muito da resenha. Foi bem explicativa.

    ResponderExcluir
  42. Lança quando??? Capa: Perfeita; Nome: Perfeito; Subtítulo: Perfeito!!! Preciso disso!!

    ResponderExcluir
  43. Nossa, adorei a resenha, estou querendo muito ler esse livro.


    amandastale.blogspot.com

    ResponderExcluir
  44. A capa desse livro é perfeita *-*
    QUERO DEMAAAAAAAAAIS!
    amei tua resenha Marcos, quando lança?
    Beijos.
    paixaoliteraria.com

    ResponderExcluir
  45. Este livro tem uma proposta maravilhosa, estou ansiosa para ler.

    ResponderExcluir
  46. Tô muito ansiosa pra ler esse livro, não sei porque ele me passa a impressão de que eu vou gostar dele como gosto da sequência de Feios. Espero que seja isso mesmo *-*

    ResponderExcluir
  47. Confesso que na primeira vez que vi a capa de Starters eu fiquei toda arrepiada... hehe. Já li várias resenhas desse livro, e cada vez aumenta minha vontade de ler. Sem falar que as publicações da NC são sempre surpreendentes.

    ResponderExcluir
  48. A NC está arrasando com as capas dos livros de distopia,amei a capa,achei muito tocante *_*,e adorei a estória,quero muito leer!

    ResponderExcluir
  49. Eu babei no kit do livro e a capa, muito lindo. A editora sempre capricha hein? Enfim, Estão falando muito bem do livro, parece ser bem diferente!

    ResponderExcluir
  50. Oi,

    Eu estava super curiosa para ler Starters e resolvi ler o conto “Retrato de uma Starter: Uma Descoberta” primeiro e isso me deixou mais curiosa ainda rsrsrsrs.
    Gosto muito do tema distopia e acho que vou adorar Starters^^

    Beijos.

    ResponderExcluir
  51. Bela resenha! Fiquei com mais vontade ainda de ler este livro.

    ResponderExcluir