segunda-feira, 30 de julho de 2012

[RESENHA] O Casamento de Nicholas Sparks



Editora: Arqueiro
Páginas: 223
Publicação: 2012

O casamento traz a história de Wilson, casado há quase 30 anos com Jane (filha de Noah - Diários de uma paixão), ele se vê em uma crise no seu casamento que era estável e duradouro. Ao começar a analisar seu relacionamento ele percebe que sua esposa deixou de amá-lo por conta de suas atitudes egoístas e sua dedicação excessiva ao trabalho. Ao tentar começar a corrigir os erros de seu passado, Wilson e Jane têm a notícia que sua filha mais velha, Anna,  vai se casar em duas semanas, e, juntamente com sua esposa, resolvem preparar uma grande festa de casamento dentro desse período. Ao fazerem isso, ambos vão acertando os eixos e tentando retomar o amor que sentiram no início de suas vidas.

Wilson teve uma juventude diferente da maioria das pessoas. Sendo tímido, recatado preferiu dedicar sua vida aos estudos e fechou-se para o mundo, tendo sempre problemas em expressar seus sentimentos e se relacionar com outras pessoas. Após conhecer Jane, logo acaba se apaixonando e sua vida é transformada. Ela o faz repensar alguns conceitos que tinha sobre a vida e o transforma num homem de verdade. Agora, nas vésperas de completar 30 anos de casamento, Wilson percebe que o amor que sua mulher o tinha acabou sendo perdido ao longo do tempo por conta de sua negligência com o relacionamento. Distante de seus filhos e do amor de sua esposa, Wilson passa a querer se tornar o homem que Jane sempre quis e, para tal, recorre aos conselhos de seu sogro Noah (cuja história foi contada no livro Diário de uma paixão, do mesmo autor). Mas como Wilson conseguirá retomar o amor perdido daquela que ele tanto fez sofrer? Em O casamento, Nicholas Sparks tenta nos mostrar o quão importante é darmos atenção àqueles que amamos e que o verdadeiro amor deve ser nutrido a cada dia, não somente com palavras, mas com demonstrações e gestos de carinho todos os dias.

O livro é narrado em primeira pessoa pelo Wilson e alterna entre momentos do passado, em que Jane e Wilson se conheceram e o início de sua vida a dois, e os momentos do presente. O autor usou esse artifício, muito bem, para demonstrar o tamanho da crise que o casamento está passando. A participação de Noah na história é como conselheiro do personagem principal no que tange o seu relacionamento com Allie, que foi contada em Diário de uma paixão (cuja resenha você confere aqui). É interessante que esse livro seja lido antes da leitura de O casamento, mas não necessariamente. Nos momentos em que Noah aparece, o autor faz breves flashbacks que ajudam o leitor a se situar na história.Vale a pena conferir a relação de Noah com um cisne, que ele alimenta todos os dias. Essa parte é encantadora.

O relacionamento de Wilson com seu filho mais novo, Joseph também é destacado (há uma linda cena relacionando esses dois personagens). Joseph é revoltado com a forma que o pai tratava a mãe e como ele era desatento aos filhos.O final tem uma reviravolta surpreendente.

Leitura tranquila e rápida, com todos os elementos típicos das obras do Nicholas Sparks. Recomendo a todos que gostam de ler um bom romance.

18 comentários:

  1. Oi,Marcos.

    Este livro comprei na Saraiva,aproveitei que eu tinha um cartão de presente da loja.Sem dúvidas, este é um livro para quem gosta de romances.O enredo é encantador, tem cenas lindas.E mostra que o que mais impirta numa relação é o comprometimento,mesmo com todos os desafios que o amor nos propõe.

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela resenha Marcos! Estou ansiosa para ler O Casamento! Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Já li alguma resenha sobre esse livro e adorei o enredo, a história, enfim, Sparks é difícil de alguém não gostar, hehehe

    ResponderExcluir
  4. Nossa , quero mt ler esse livro , deve ser otimo , tanto quanto diario de uma paixão , que tbem amei quando li ...

    ResponderExcluir
  5. O Noah é um dos personagens que eu mais gosto das obras do Sparks (depois do John rs) e fiquei bem interessada em ler o Casamento. Achei legal o Sparks mostrar que apesar do amor, não é tudo para salvar um matrimônio. E tendo o Noah na estória me deixou mais animada para ler.
    beijos,
    http://laviestallieurs.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. As resenhas que li sobre este livro me fizeram ter muita vontade de ler, e adorei também por causa do Noah..rs

    ResponderExcluir
  7. HUm...já vi q vc realmente quer conquistar os leitores aqui com suas resenhas do Nicholas. Pois já conquistou!!! Vou ler com certeza!!!!

    ResponderExcluir
  8. Outro livro do Nicholas Sparks que aparentemente tem um final feliz. Rsrsrsrs
    Eu já estou até com vergonha de dizer que ainda não li nada do Nicholas, mas um dia vou criar coragem e ler.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  9. Nicholas Sparks é sempre bom ler, e principalmente quendo o livro tras de volta o MEU Noah, serio que surteio lendo o nome dele na resenha, que adorei por sinal pq ja me deu uma boa base do que esperar.
    muito legal

    ResponderExcluir
  10. Oii
    Ser um livro do Nicholas Sparks já basta para que eu o compre, mas estou ansiosa por este em especial por causa da relação com Diário de uma paixão *--*

    O Nicholas sempre trabalha essa relação entre pai e filho, né? Nesse, pelo visto, tem os dois lados: O pai conselheiro e o pai que se desentende com o filho.

    Gostei muito disso que você colocou: "Nicholas Sparks tenta nos mostrar o quão importante é darmos atenção àqueles que amamos e que o verdadeiro amor deve ser nutrido a cada dia, não somente com palavras, mas com demonstrações e gestos de carinho todos os dias."

    :*

    ResponderExcluir
  11. Mais um livro do Nicholas que o segmento é mesmo, não gostei muito dessa capa, a resenha esta otima mais não creio que leria este em especial, a outros do nicholas que acho be melhor que esse, pelas resenhas pelo menos.

    ResponderExcluir
  12. Que tema bonito!Sera leitura obrigatória para mim!
    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Ah todo mundo falando bem,e depois dessa resenha me deu mais vontade de ler *_*

    ResponderExcluir
  14. Ah , eu amo o NS e esse livro não deixaria de ser bom né? soube que o kit dele era lindo rs
    Adorei sua resenha,me deu detalhes que estava buscando hihihihi
    vou arrumar esse livro pra ler logo!
    bjs!

    ResponderExcluir
  15. Nossaa adoro os livros do Nicholas Sparks, ainda não li esse livro, mais a algum tempo eu quero lê-lo. Adorei a sua resenha e vou ler ele logo logo.

    Parabéns pela ótima resenha.

    ResponderExcluir
  16. Nicholas Sparks sempre mexe muito comigo, ainda não li esse livro. Sua resenha me deixou ainda com mais vontade de ler, um fato que gostaria de dizer é que não gosto de livros em 1° pessoa, mas adoro os do Nicholas, doido não ?

    ResponderExcluir
  17. Adoro os livros do Nicholas. Quem não é!?
    Quero muito descobrir as surpresas que o Wilson fez para a Jane.

    Um leve bater de asas para todos!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  18. Este livro ja esta na minha listinha de desejos, e agora que li na resenha que o NOAH aparece o livro foi pro topo da lista de compras
    *-*

    ResponderExcluir