quinta-feira, 26 de julho de 2012

[RESENHA] Diário de uma Paixão de Nicholas Sparks



Editora: Novo Conceito
Páginas:242
Publicação: 2010

O livro traz a história de Noah e Allie, um casal que, quando jovem, se apaixonam perdidamente numa temporada de verão, contrariando a família da moça. Ao término deste período, agora separados, Noah passa a escrever lindas cartas de amor, que nunca são respondidas. Anos depois, ao se reencontrarem em virtude do noivado (e futuro casamento) de Allie com um advogado promissor, uma notícia inesperada reacende a chama do amor dos dois, provocando dúvidas, anseios, desejos e sentimentos despertados. Conseguirão ambos viver esse grande amor? O amor é capaz de romper o tempo?

Os breves dilemas sofridos por Allie se caracterizam como os pontos altos do livro. As dúvidas diante das escolhas, o medo de tomar uma decisão errada e a coragem dessa personagem para se arriscar me comoveram bastante. Gostei muito do personagem de Noah, chegando a me identificar com as reações dele em determinadas cenas. O romantismo, a atenção para com Allie e o sentimento de liberdade de escolha que o mesmo concede é muito nobre.

Esse foi o primeiro livro do Sparks que eu li e gostei bastante. Confesso que estava com um pouco de medo de ler um romance muito cansativo ou com estilo de banca, mas Nicholas sabe dosar muito bem as cenas românticas, de modo que não cansa a leitura. Apesar de estranhar um pouco a narrativa no começo, quando a história engata a leitura flui muito rápido pois esse autor tem o poder de nos entrelaçar com a história. O final é simplesmente lindo. 

Um livro recomendado para quem gosta de romances e de viver as emoções dos personagens de perto.


19 comentários:

  1. Mentira que esse foi o primeiro romance do Sparks que você leu? *o* Eu ADOREI esse livro, porém, achei a escrita dele não tão desenvolvida quanto os atuais, como O Melhor de Mim, por exemplo (:
    Mas amo a escrita do Sparks, consumo os livros dele rapidinho! ;p kkk O primeiro que eu li dele foi Querido John, a partir daí, babei atrás dos outros (: Ótima resenha cara, sucesso SEMPRE, abração.

    Ewerton Lenildo - @Papeldeumlivro
    papeldeumlivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Eu também queria que fosse o primeiro que li de Nicholas hehehe
    Esse também deve ser ótimo, todos falam bem dos romances do autor. :D

    ResponderExcluir
  3. Final feliz nos livros de Nicholas Sparks quer dizer que ninguém morreu?!?!?! Rsrsrsrs (Tá bom, fui bem sarcástico dessa vez).
    O pior é que ainda não li nenhum livro dele, mas esse é uma boa pedida, depois de "Um Homem de Sorte", que já está na minha lista faz tempo.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  4. Eu ja li esse livro , atras do querido john foi o que eu mais me emocionei ...

    ResponderExcluir
  5. Oi,Marcos!

    Este livro também foi o primeiro que li do Sparks.Aliás, li logo depois de assistir ao filme. ( ontem assisti de novo pela milésima vez) rs. Realmente o final dele é incrível e a leitura é ótima.Enfim, é a minha obra preferida dele.

    Abraços e bom fim de semana

    ResponderExcluir
  6. O primeiro livro do Sparks que eu li foi Querido John e amei.
    Diário de uma Paixão foi um dos últimos e confesso que não é meu preferido. Acho que o filme foi melhor - apesar de eles se completarem - Mas a estória da Allie e do Noah é comovente, principalmente em seu final. Eu ainda sonho em ter um romance digno dos do Nicholas Sparks rs.
    O livro que eu mais gostei do autor foi A última música, apesar de ter visto o filme antes, o livro me surpreendeu e me deixou de queixo caído.

    Beijos.
    http://laviestallieurs.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Nossa!!! O primeiro que eu li dele acredito que foi Um Ano Inesquecível...rsrsrsr achei bem legal a sua iniciativa de fazer a semana do autor...Beijos

    ResponderExcluir
  8. Eu sou um alienado quando se trata do Nicholas Sparks, nunca li um livro dele e até agora só vi um filme baseado nos livros dele, que foi Diário de Uma Paixão, gostei do filme e acho que leria o livro.
    Abraços.

    http://viciadoemlivrosefilmes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. É meu livro favorito do Sparks!!!(ele perdeu algumas escalas agora que li A Escolha!! rsrsr), o que falar de Noah meu personagem favorito, pela sua nobreza, simplicidade e romantismo. Também me identifiquei com a Allie em alguns momentos esse negócio de escolhas é complicado mesmo!!
    Amei sua resenha.
    Bjos!!!

    ResponderExcluir
  10. Apenas assisti ao filme e se o livro for parecido creio que vou gostar.
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. ai que legal, este tambem foi o primeiro do Nicholas que li, eu chorei do começo ao fim, serio mesmo, principalmente na parte em que ela pergunta para ele quem é ele e eu me debulhei em lagrimas, sem parar *-* Nicholas é um mestre do romance, eu tambem recomendo muito.

    ResponderExcluir
  12. não assisti o filme e nem li o livro, que dizer nunca li nenhum livro do nicholas, apesar de ouvi e ver comentarios otimos sobre o escritor, mais na minha mente as maiorias das historias de nicholas segue o mesmo rumo, ent]ão para quem ler todos o liros dever ser muito cansativo ou isso só acontece em filmes, não sei bem, mais quero ler ainda algum livro dele.

    ResponderExcluir
  13. Já li uns 4 livros de Nicholas Sparks,mas ainda não me animei a ler Diário de uma Paixão,as pessoas falam que o filme é tão tão triste,que me dá um desanimo de ler o livro

    ResponderExcluir
  14. Dizem que é o melhor livro do Sparks, e eu tenho muita curiosidade sobre ele. Tenho que ler logo!

    ResponderExcluir
  15. Assisti ao filme há muito tempo e simplesmente amei!!!! Uma história envolvente, muito linda!!!

    ResponderExcluir
  16. O filme é perfeito, um dos meu preferidos. Portanto, o livro deve ser mais ainda, ahhhhhhhhhh <3333
    Não vejo a hora de ler.

    ResponderExcluir
  17. Vi o filme antes de ler o livro, por isso já comecei o livro empolgadíssima... E não me decepcionei. Não tenho certeza, mas acho que este também foi o 1º livro dele que eu li, e é um dos que eu mais gosto do Nicholas 

    :*

    ResponderExcluir
  18. Outro livro que me fez chorar atéeeeeee falar chega !
    não vi o filme ainda,preferi ler antes,então não vejo a hora de ver se a adaptação ficou boa !
    O livro é tudo aquilo qe alguém apaixonado sonha ! ele é simplesmente perfeitoooooooo!
    depois que li ele,começei a amar a escrita do sparks,pq senão me engano esse foi o primeiro dele que eu li!
    Adorei sua resenha !

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir