sábado, 23 de junho de 2012

[RESENHA] Saint Laurent: A Arte da Elegância de Marie-Dominique Lelièvre



Editora: Larousse
Páginas: 318
Publicação: 2011

Yves Saint Laurent foi um grande estilista francês do século 20. Em sua juventude, Yves já dava sinais de seu interesse pela moda através de sua mãe que sempre incentivou o filho a ser estilista. Em seu primeiro trabalho, com Christian Dior, encarou o desafio de assumir a Maison Dior, após a morte de seu mentor e criador, e de retirar o negócio da falência. É aí que começa a história desse grande nome da moda.

Mesmo conseguindo esse objetivo, Laurent teve que se alistar no exército francês, onde, após passar por preconceito quanto à sua orientação sexual, acaba sendo internado num hospital mental francês onde teve tratamento terápico com eletrochoques. Em 1962 retoma sua vida social e inaugura sua própria marca, a YSL, onde obteve êxito, existindo até hoje. Ao inventar peças como o smoking feminino, conhecido como o "le smoking", Saint Lauret revolucionou o mundo proporcionando às mulheres a liberdade conferida aos homens bem como alimentando sua luta pela igualdade de gênero. Em 2002, Yves resolveu abandonar o mundo da moda e em 2008 veio a falecer de câncer cerebral.

A roupa mais bonita para vestir uma mulher são os braços do homem que ela ama. Para as que não tiveram essa felicidade, estou aqui.
Yves Saint Laurent

Esta biografia foi, em alguns momentos, desrespeitosa e homofóbica com o próprio Saint Laurent. Ao relatar seus relacionamentos com outros estilistas, Marie sempre colocava defeitos em Yves e o subjulgava. Era como se ela quisesse destacar apenas a obra e não seu criador. Logo no prefácio do livro a autora diz não gostar de moda, nem das intrigas que envolvem esse universo. Isso me levou a perguntar: se alguém que não gosta de moda, porque fazer uma biografia de um dos maiores nomes desse meio?

O tipo de narrativa é um pouco cansativa e monótona para o leitor. Marie descreve cenas do passado como se se passassem no presente, o que não me agrada ao ler biografias, por excluir detalhes e trazer muita interferência aos fatos. Em suma, foi um livro que não me agradou, o que é uma pena pois tinha muita curiosidade na história do Yves. Independente disso, recomendo a leitura para que todos tirem suas próprias conclusões sobre.

15 comentários:

  1. Amei essa frase que você postou:

    "A roupa mais bonita para vestir uma mulher são os braços do homem que ela ama. Para as que não tiveram essa felicidade, estou aqui." Pena que tenham tratado um pouco com homofobia - poxa, ele trouxe o smoking feminino, tão elegante e fino, uma coisa tão... E estranho ela fazer a biografia senão gosta de moda, né?
    É interessante mas não sei... Quem sabe né?

    Um beeijo, Pâm
    http://interruptedreamer.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Se a autora não gostava de moda então porque diabos ela escreveu uma biografia sobre um cara que era estilista? Foi apenas pelo dinheiro que ia ganhar, pela fama que ia conseguir ou os dois?
    A história de Yves parece ser muito interessante mas sabendo que a autora não conseguiu deixar de lado o seu gosto pessoal enquanto escrevia o livro eu com certeza não vou lê-lo.

    http://viciadoemlivrosefilmes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Não dá pra pensar outra coisa senão que ela só queria ganhar fama às custas de outra pessoa. Sabia da influência de YSL e que se escrevesse uma biografia sobre ele, com certeza faria sucesso. Pena que ela não conseguiu separar bem o pessoal do profissional.

    Gostei da resenha, sem rodeios.
    Beijos :*

    ResponderExcluir
  4. Que pena o livro ser desse jeito. Mesmo sem ter muito conhecimento sobre biografias, acho que o escritor tem que esquecer de suas próprias opiniões sobre os feitos do personagem e escrever os fatos que aconteceram. Tudo pelo lado do personagem. Não do autor.

    Parabéns pela resenha.
    Patryck Pontes
    http://umportalliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. O livro não me chamou nenhuma atenção. E tudo que eu menos preciso é de um livro cansativo pois acabei de ler um bem cansativo.

    ResponderExcluir
  6. Ooi
    Poxa, eu admiro muito o trabalho dele, gosto da marca dele e gosto muito de moda, já cheguei até a pensar em cursar esse curso na faculdade mas desisti. Realmente, por que uma pessoa aceitar escrever sobre algo que não gosta e que nem sequer admira? Quem dera o mundo fosse feito de pessoas que fazem o que fazem porque gostam, ou então fazem o que fazem COM GOSTO. Uma pena, tinha tudo para ser um ótimo livro né..
    Parabéns pela sua resenha, muito verdadeira!
    beijos

    ResponderExcluir
  7. Ooi!
    Lembro da caixinha de correio que você falou desse livro,e desde lá fiquei curiosa com ele,ja que parecia um bom livro. Mas pelo visto não te agradou tanto assim,uma pena ,realmente tem uma boa história,e acho que o autor podia ter feito um trabalho melhor,certo?!
    bjs :)

    ResponderExcluir
  8. A mesma pergunta que você se fez eu me fiz ao ler sua resenha. Como é que uma pessoa não gosta de moda "inventa" de escrever sobre um dos grandes estilistas já existentes? Sei não.
    Gostei muito da citação do autor que você fez. Ótima.
    A biografia deu vontade de ler mais que a de Lady Gaga, mas pela sua resenha não apreciaria a leitura.
    Quem sabe quando uma pessoa depois escrever outra biografia desse renomado estilista, eu tenha o prazer de desfrutar a leitura?

    ResponderExcluir
  9. Não sou muito fã de biografias, e escrita por uma criatura que nem ao menos gosta do universo ao qual está escrevendo, pior ainda. Dessa vez eu passo. Rsrsrsrs

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  10. Não gosto muito de biografias, então geralmente não leio. A autora, já que não gosta e nem vê importância na moda, nem deveria ter se envolvido no projeto, não é? Deprimente, isso.

    ResponderExcluir
  11. Depende do autor, leio biografia. Li poucas...
    Pensei a mesma coisa que você sobre o prefácio...hehehe
    Enfim, fez uma boa descrição dessa biografia.
    beijos.

    ResponderExcluir
  12. A capa me lembra livros didáticos, acho que erraram nisso. Tem que ser algo mais chamativo.

    ResponderExcluir
  13. ok, nao seio muitas biografias,sei lá, este livros nao entrara para minha lista tenho certeza, mas aprecio quem gosta e lê estes livros, vou indicar para meus amigos, mas não é meu tipo de leitura

    ResponderExcluir
  14. Eh realmente esse livro não faz muito meu estilo literário! Gosto sim de biografias,mas desde que sejam de pessoas que eu conheço e que tenha curiosidade de saber

    ResponderExcluir
  15. Sou altamente desligada de moda... Não tenho paciência para acompanhar tendências e afins :~

    O fato da mãe dele apoiá-lo me surpreendeu um pouco, até mesmo pela época. Se hoje em dia ainda há preconceito por parte dos próprios pais, imagino na época...

    E adorei a sua citação, já salvei aqui xD

    :*

    ResponderExcluir