terça-feira, 29 de maio de 2012

[RESENHA] O Preço de uma Lição de Federico Devito e Gutti Mendonça

Editora: Novo Conceito
Páginas: 366
Publicação: 2011

O preço de uma lição traz a história de um garoto (cujo nome não é revelado em nenhum momento do livro), que está no fim da adolescência e no início de sua vida adulta, e seus relacionamentos amorosos bem como os problemas enfrentados no seu dia-a-dia: como conseguir um emprego, que faculdade escolher para fazer, etc. Ao longo de relacionamentos amorosos desastrosos, ele acaba por descobrir o grande amor de sua vida. Mas como será que ele desenvolverá esse romance? Será que ele encontrou a garota certa? O que ela pensa sobre ele?

O livro mostra como o amor pode ser visto do ponto de vista masculino, de uma forma um pouco extrema. O personagem principal é um jovem entrando em uma nova fase de sua vida, cheio de angústias, medos e descobrindo o amor. Depois de diferentes relacionamentos com diferentes garotas ele acaba descobrindo aquela que acredita ser o grande amor de sua vida. É com ela que ele começa a viver um grande romance, cheio de descobertas, momentos de carinhos e brigas, tal qual todos os relacionamentos.

O protagonista se torna um pouco chato em determinadas passagens do livro. Às vezes tem-se a sensação de que o que se está lendo é algum tipo de amor exageradamente surreal, que não existe de fato. Os relacionamentos inter-pessoais dele também são muito exarcebados. Se ele ama, ama desesperadamente. Se odeia, odeia ao extremo. Isso incomoda um pouco a leitura.

A narrativa ocorre em primeira pessoa, nos moldes de um diário. Esse livro é escrito para um determinado público específico e, seguindo esse viés, funciona bem. A leitura é um pouco chata em determinados momentos. Há muitos erros de revisão e edição que podem vir a cansar o leitor (existe uma conversa telefônica que se estende por 8 páginas, desnecessariamente). No mais é uma leitura rápida, agradável para passar o tempo. Recomendo para quem gosta de romances água com açúcar adolescente.

14 comentários:

  1. Gostei da resenha, porém é o que eu acho que é mesmo o livro.
    Eu tenho ele aqui e ainda não tive coragem de ler justamente por resenhas assim, não que seja negativa, mas por ser um romance adolescente, não me atraiu ainda. Pode ser que eu mude de idéia, o que é muito normal acontecer comigo, rs
    No mais, sua resenha está perfeitaaaaaaaaaaaaa

    Bjkas

    ResponderExcluir
  2. Ganhei esse livro em uma promoção, mas ainda não cheguei a ler. Quase todas as resenhas que li sobre, mostram que o livro tem algumas falhas que comprometem um pouco a leitura, mas que o resultado final é interessante. De acordo com minha listinha de prioridades, outros títulos estão à frente, ou seja, vou demorar mais um pouco para lê-lo.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  3. Marcos, eu admito que tenho um pouco de preconceito com esse livro. A sipose não me atrai e as críticas recebidas tbm me desanimaram...

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela resenha Marcos! Já li O Preço de Uma Lição e confesso não ter gostado muito. O protagonista afirma do início ao fim que ama Juliana, mas não diz porque a ama. Tudo que afirma é que ela é bonita, e no mais, apenas isso. Achei muito superficial. Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Eu li. Teve algumas partes que gostei e outras não. Minha opinião é bem dividida sobre esse livro.

    ResponderExcluir
  6. Oi, Marcos!
    Acho que vai fazer uns 3 meses que tento continuar a leitura desse livro e realmente não tenho vontade. Tem muitas partes bem chatas e ninguém merece uma conversa telefônica de 8 páginas. Deveriam dar uma 'enxugada' em várias partes, talvez assim ficasse menos maçante.
    Apesar do livro chato, sua resenha ficou bem bacana.
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Poxa, eu quero ler =[
    Parece ser uma leitura tão gostosa e divertida.

    ResponderExcluir
  8. eeeeeee a resenha do livro que ganhei aqui no blog.
    engraçado como tive impressões bem parecidas com as suas. principalmente essa da conversa telefonica, super desnecessária. em algums momentos tive vontade de bater no protagonista por ele ser tão extremista assim. mas eu gostei do livro, principalmente por ver a versão do amor, de um romance, do ponto de vista masculino ao contrário da maioria dos romances adolescentes que vemos.

    ResponderExcluir
  9. Eu ainda não li o livro. Mas todos que leram tem esta mesma impressão. Me disseram que tem uma parte que ele ama tanto que chega a ser enjoativo. =P
    Gosto de romances adolescentes, mas claro que tudo tem um limite.

    Beijos
    Danni
    Garotas e Livros

    ResponderExcluir
  10. Ganhei esse livro em um sorteio,e não tinha gostado muito das resenhas que eu tinha lido!Mas depois que acabei de ler achei ótimo,aprendi muuito! *_*

    ResponderExcluir
  11. Ola!!!
    Esse livro tem muitas resenhas negativas, mas aqui no blog tem uma posição mais impessoal. Realmente acredito que o livro tem seu público específico e pode funcionar melhor na leitura com esta visão. Mesmo assim quero ler para tirar minhas conclusões.
    Bjos!!!

    ResponderExcluir
  12. Gostei desse enredo, vou ler em breve, pois ganhei ele \o/
    Sua resenha me deixou com mais vontade de ler.

    ResponderExcluir