segunda-feira, 14 de maio de 2012

Novidades Literárias #1

Oi pessoal!

Essa é o "Novidades Literárias", nova coluna do blog que reúne todas as novidades em livros e será postada semanalmente. Vamos conferir?


- Editora Martin Claret


A Martin Claret traz algumas novidades no mês de maio, com livros revisados para a nova ortografia  com capas novas (e lindas *___*):

O Guarani - José de Alencar



O guarani –romance mais famoso de José de Alencar –foi uma das primeiras obras criadas com o objetivo de fundar uma literatura brasileira autônoma de Portugal. Em meio à história de amor entre o índio Peri e a moça branca Ceci, José de Alencar cria uma narrativa épica, cheia de amor, aventura, traição, lutas e vingança, prendendo a atenção do leitor a cada nova página. O romance proclama a brasilidade, focando importantes aspectos da realidade brasileira do século XVII: o índio e o branco; a cidade e o campo; o sertão e o litoral.

A escrava Isaura - Bernardo Guimarães 




A campanha abolicionista de 1875 foi o pano de fundo perfeito para a publicação de A escrava Isaura. A obra narra as muitas desventuras de uma escrava branca, bela e de caráter nobre, que vive sob o jugo de um luxurioso e cruel senhor. O romance –folhetim anti-escravagista e libertário, com fortes traços de idealização romântica –foi um grande sucesso editorial, conquistando a imaginação popular ante as situações intoleráveis do cativeiro e transformando Bernardo Guimarães em um dos mais populares romancistas de sua época no Brasil. Além de retratar a realidade brasileira, A escrava Isaura ajudou a construir a identidade nacional do país recém-independente, mantendo-se como um clássico de leitura imperdível.

Histórias Extraordinárias - Edgar Allan Poe 


“Poe é uma influência determinante em toda a nossa modernidade, o criador das histórias de detetive e das tramas de ficção científica, presente nas atualíssimas tendências fantásticas, góticas e underground. Mas ele é, acima de tudo, um esteta de talento que abriu caminhos para todas as correntes literárias de linha subjetivista e barroca que vieram depois dele. Trata-se de um escritor-crítico que tem pleno domínio da arte retórica e da arte poética, um artífice que controla, com mão de ferro e cordas de alaúde, os efeitos que exerce em seu leitor. Um arquiteto do estilo que sabe estruturar um conto como poucos (...).” Eliane Fittipaldi
Traduzido por Eliane Fittipaldi e KatiaM. Orberg, Histórias extraordinárias reúne alguns dos mais conhecidos e importantes contos de Edgar Allan Poe: O gato preto, O enterro prematuro, A queda da casa de Usher, William Wilsone O poço e o pêndulo.

O primo Basílio - Eça de Queirós 





Na segunda metade do século XIX, os ideais liberais consolidavam-se sobre os defensores da monarquia em Portugal, e o país vivia relativo progresso. Todavia, velhos costumes permaneciam entranhados na sociedade portuguesa, ocultos sob o véu tênue da moralidade. Em meio a esse conflito entre progresso e atraso, surge a chamada geração de 1870. 
Dessa geração, provêm alguns dos maiores nomes do pensamento português, dentre os quais Antero de Quental, mentor intelectual do grupo, e Eça de Queirós, o mais importe prosador realista em Portugal. 
Em O primo Basílio, Eça nos apresenta uma típica família burguesa de Lisboa, por meio da qual exporá a fragilidade de algumas das instituições mais caras aos portugueses –o casamento.

Para conferir esses e outros livros acesse o site da editora: http://www.martinclaret.com.br/home/


- Editora Dracaena 

Concurso Cultural Eu Amo o Autor Nacional


A Editora Dracaena está com uma nova promoção para seus leitores e parceiros.
Demonstre sua paixão pelos autores nacionais e ganhe muitos prêmios!
Para participar é muito fácil:
Tire uma foto com um de nossos livros e crie uma frase que expresse seus sentimentos pelo livro da foto, pelo autor da obra ou pela Editora Dracaena.
Envie sua foto para o nosso email (marketing@grupooxigenio.com), junto com seu nome completo, twitter (opcional), cidade e estado onde mora. Mande quantas fotos quiser, mas sempre com um livro diferente da Editora Dracaena por vez.
As fotos serão postadas nas nossas redes sociais (Twitter e Facebook) para todo mundo votar. As dez (10) fotos mais curtidas e comentadas serão as ganhadoras da promoção.
Para vencer essa, você tem todas as chances possíveis. Basta compartilhar, divulgar e pedir para todo mundo votar na sua foto.
E o prêmio? Cada um dos vencedores poderá escolher 01 exemplar de qualquer livro da Editora.
São 18 títulos para você escolher:
Só entram na promoção as fotos que seguirem todas as regras. A frase deve ter coerência e bom uso da língua. Imagens ofensivas ou que possam ofender a obra, o autor ou a Editora não serão classificadas.  
Participe!

Regras:
1 - Promoção é valida em todo território nacional de 01 de maio de 2012 a 19 de Junho de 2012.
2 - Os ganhadores serão divulgados no dia 21 de Junho via Facebook, Twitter e no Blog oficial da Editora Dracaena.
3 - Cada participante poderá escolher um livro por cada foto enviada.
4 - A escolha só é valida para os 18 livros participantes do concurso.
5 - Caso o participante queira participar com mais de uma foto, será necessário ter em cada foto livros diferentes.
6 - Foto enviada sem os dados solicitados será desclassificada.

Favor enviar a seguinte autorização por email junto à foto enviada:
Eu autorizo o uso de minha imagem e meus dados (nome, cidade e estado) no Concurso Cultural Apaixonado por Nacionais, organizada pela Editora Dracaena.
Nome completo:
CPF:
RG:
Endereço completo:
Facebook:
Twitter:


9 comentários:

  1. Nossa!!!! A Martin Claret realmente está mandando muito bem nas capas. Estão mais bonitas a cada dia, e os livros são sem comentários.
    Achei super legal esse concurso cultural da Dracaena. Só tem um pequeno probleminha, não tenho nenhum livro da editora... #Comofas ?!?!?! Rsrsrs

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  2. Li O guarani. Amo José de Alencar. O que eu dispenso numa boa é o livro de Eça de Queirós, tive um professor de literatura que só falava dele e não consigo nem mais escutar o nome dele.

    ResponderExcluir
  3. Nossa, que capas lindas =O
    histórias extraordinárias deve ser ÓTIMO.

    ResponderExcluir
  4. amei as novas capas... a de historias extraordinarias ta o q há de linda e a de escrava isaura, linda linda

    ResponderExcluir
  5. Gostei bastante da novidade... Ja li O Guarani de José de Alencar, adorei o livro, achei muito bem escrito, ótima história e lindo. Só me decepcionei um pouco com o final que ficou meio em "aberto".

    ResponderExcluir
  6. Ola!!
    Eu não gostei muito desta capa do O Guarani, mas a da Escrava Isaura e O Primo Basílio ficaram muito bonitas. Quero muito ler estas Histórias Extraordinárias do edgar Allan Poe, legal este concurso da Dracaena.
    Bjos!!

    ResponderExcluir
  7. A capa de Escrava Isaura ficou muito bonita, mas não faz mto meu estilo literário.
    Fiquei bem interessada em Histórias Extraordinárias do Poe. Li alguns contos dele e são ótimos!
    Gostei das novis.
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. nuss estar perfeito, chama mais atenção para o livro,

    ResponderExcluir
  9. Adoro essas campanhas incentivo a leitura nacional! Não faz muito meu estilo literário Guaraní e Escrava Isaura..mas temos que sempre respeitar!

    ResponderExcluir