Páginas: 272
Publicação: 2007
Água para elefantes traz a história do triângulo amoroso de Jacob, Malena e Rosie. Jacob é um estudante de veterinária que prestes a fazer seus exames finais para sua formatura é noticiado que seus pais morreram num trágico acidente de carro e resolve sair de casa sem rumo. Ao se deparar com um trem em movimento, se joga sem saber que se trata do Circo Irmãos Benzini, o maior espetáculo da Terra. Lá ele começa a trabalhar como ajudante de tratador de animais mas, logo que sua formação é descoberta, acaba assumindo o posto de veterinário. Também no circo descobre Malena, a treinadora e dançarina do número de cavalos que logo o encanta. Porém, Malena é casada com August, chefe do departamento de animais e forte influenciador das decisões do dono do circo. Em meio a tudo isso, Jacob acaba se apaixonando por Rosie, uma elefanta recém adquirida, que logo acaba se tornando sua fiel companheira.
O livro é narrado em primeira pessoa pelo Jacob e se intercala entre o passado e o presente do personagem. Ora tem-se a visão de como o casal se conheceu e o desenrolar de sua história, ora tem-se a situação atual do Jacob, internado num asilo, com dificuldades de saúde. Esse intercalar de histórias acaba rendendo um certo grau de suspense em relação ao final do livro.
Um ponto importante do livro é a inserção do debate sobre os direitos dos animais. A Sara é ativista por essa causa e sempre toca nesse assunto em seus romances. A elefanta Rosie demonstra que os animais tem sim capacidade intelectual e torna-se papel fundamental no final da história. A autora investigou casos envolvendo agressão a elefantes em circos e a reação destes a seus tratadores e inseriu todos no livro.
Rosie é uma personagem encantadora. Mesmo não tendo falas no livro, ela consegue expressar seus sentimentos através de atitudes e acaba ganhando bastante destaque, sobretudo no final. Essa parte também é muito bem escrita pela autora.
A descrição dos cenários e dos figurinos é um fator importante na narrativa de Gruen. Em algumas cenas tem-se a sensação do leitor estar presente, como se vivenciando aquilo tudo de frente. O fato da história se passar num circo promove um forte desenvolvimento do componente lúdico dos personagens e isso é refletido no enredo.
Um ótimo livro para quem gosta de romances leves, com bastante intrigas e reviravoltas.
Em 2011 o livro foi adaptado para o cinema, tendo Robert Pattinson e Reese Witherspoon como o casal principal. Já assisti ao filme e achei a adaptação muito bem feita, esmerando-se nos detalhes e na construção de cenários. Assista ao trailer abaixo:
PROMOÇÃO \o/
Será sorteado um kit de marcadores das editoras Arqueiro e Sextante, incluindo um marcador LINDO do livro, entre os comentaristas desta resenha que curtirem a página do blog no Facebook (clique aqui)!
Água para Elefantes simplismente perfeito!
ResponderExcluirLi o livro alguns meses antes de o filme ser lançado, e não tem como se apaixonar pela história entre o Jacob e a Rosie, que é um amor de elefanta! Sem contar aquela bipolaridade extrema do August, que dá um toque de desespero no livro, e no filme.
E algo que achei bem interessante, pela autora ter escrito o livro em homenagem as elefantas que sofreram maus tratos. O livro além de romance e intrigas tem aquele toque que faz com que enxerguemos os maus tratos aos animais.
Adorei a resenha!
abraços!
Oi Lucy!
ExcluirRealmente Água para elefantes é um ótimo livro. Eu adoro a escrita da Sara e a maneira como ela coloca a questão dos direitos dos animais atrelada ao romance. Sem dúvidas um excelente livro.
Beijosss e obrigado por comentar =)
Eu amei esse livro, é uma história linda e triste na mesma medida, faz a gente perceber o circo da ótica de quem está nos bastidores, é muito interessante. Ainda não vi o filme, mas me emociono só de ver o trailer!! Parabéns pela resenha!! Bj
ResponderExcluirwww.redequinha.blogspot.com
Oi Renata!
ExcluirO filme é tão bom quanto o livro, achei muito bem adaptado. A história é linda demais!
Bjosss
Parabéns pela resenha Marcos! Já li Água para Elefantes e curti bastante. Me emocionei com a Rosie! Abraços!
ResponderExcluirOi Vanessa!
ExcluirObrigado pelo comentário! A Rosie é uma fofa, meu personagem favorito no livro...
Bjosss
quaaaase comprei esse livro, no impulso, um dia desses.
ResponderExcluirdepois de ler a resenha e ver o trailer já estou indo atrás do livro do filme.
apaixonante
Oi Ana!
ExcluirLeia pois é um excelente livro!
Bjosss
Ótima resenha Marcos, tenho esse livro e pretendo ler agora em Abril =) vi o filme esses dias e amei a Rose \o/
ResponderExcluirOi Aline!
ExcluirLeia o livro que é ótimo!
Bjoss
Há muito tempo desejo ler este livro. Já pensei em comprar, assim como a Ana Carmen. Mas li um comentário uma vez que deveria se chamar Lágrimas para Elefantes, aí fiquei com certo receio de comprar. Não sou mto fã de coisas tristes. Gostei da sua resenha, bem clara e não focada nos pontos tristes (rs). Achei interessante ter algo de proteção aos animais e gosto muito de elefantes!
ResponderExcluirNunca tinha visto o trailer e gostei também. Vou procurar ler antes de ver o filme.
Beijos
Oi Rose!
ExcluirNão achei o livro tanto "pra chorar" assim. Tem um romance muito lindo e uma parte com uma boa camada de drama, mas achei uma história interessante.
Bjosss
Oi, Marcos!
ExcluirQue bom que não é tanto de chorar! Então volta para a lista! rs
Bjs
roberto fazendo o papel em q o nome dele é jacob, um sinalzinho na minha cabeça piscando (crespusculo)..
ResponderExcluire o ator q faz o marido da protagonista tem uma cara de vilão.. jah tinha visto bastardo inglorios e, n adianta, ele sempre vai ter cara de vilão
Oi Bia!
ExcluirEngraçado é que eu tbm pensei nisso: o Edward vai fazer o Jacob agora rsrs Mas ele arrebenta na interpretação, adorei.
Bjoss
n sei se o livro eu vou ler, mas o filme eu ver..
ExcluirOla!!
ResponderExcluirMarcos eu li o livro e amei a estória, eu não gostei muito da narrativa da Sara achei que não prende o jeito que ela escreve,mas sim a estória.Eu nunca fui ao circo e achei muito interessante a autora trazer este mundo para o livro, o Jacob no asilo e sua condição é bem emocionante teve partes que chorei com ele. Eu assisti o filme depois de ler e achei uma excelente adaptação o Robert soube muito bem interpretar o Jacob jovem para um Jacob maduro,e a elefanta foi ótima!!!
Bjos!!!
Oi Dany!
ExcluirA parte do Jacob no asilo é realmente muito emocionante. A adaptação do filme está incrivelmente boa.
Bjosss
Ainda não li e nem assisti o filme. Não sei, mas algo sempre me impede de eu comprar esse livro. Uma vez estava na promoção nas Americanas, mas o livro estava sujinho então desisti. Pelo que pude notar a autora realmente gosta de defender os animais... Boa resenha e espero ler o livro e ver o filme em um futuro próximo.
ResponderExcluirOi Vivi!
ExcluirCompre pois o livro é ótimo (mesmo sujinho rsrs). Uma excelente leitura.
Bjosss
Oi Marquito! Adorei a resenha! Sinceramente o livro não me chamava a atenção,mas você a a Dany sempre falam bem, então vou dar uma chnace.
ResponderExcluirbeijos
Oi Monique!
ExcluirLeia pois o livro é ótimo! História incrível...
Bjosss
como ele está de promoção nas americanas aqui na minha cidade, vou ler ele primeiro pra depois ver o filme.
ResponderExcluirfico com um pezinho atrás por causa do ator do filme. hahaha
Oi Ana!
ExcluirO Robert interpreta muito bem no filme, apesar de não gostar dele interpretando em Crepúsculo. Nesse filme ele se superou.
Bjossss
eu to curiosa pra ver a atuação dele, pq apesar de só ter visto um pedaço de crepusculo, eu achei a atuação dele (visto q eu n entendo nada disso), até bem condizente com o q o filme tava pedindo... apesar de n gostar nenhum um pouco de crepusculo
ExcluirOi Bia!
ExcluirEm Água para elefantes eu vi um Robert bem diferente de Crepúsculo. Curti.
Bjosss
sem falar q ele n ta mais com aqueles quilos de pó de arroz na cara, o q ajuda
Excluirbom saber que o ator se despiu do personagem de crepusculo pra fazer esse filme.
ResponderExcluirLi sem grandes expectativas e me apaixonei!
ResponderExcluirBjs, Rose.
Olá!
ExcluirEsse livro é apaixonante!
Bjosss
Eu ADORO o filme, e o livro me parece ser tão bom quando ^_^ adorei a resenha!
ResponderExcluirOi Gui!
ExcluirO livro é tão bom quanto!
Abraços!
Remarei contra a maré de comentários aqui :B
ResponderExcluirTodo mundo falando bem ou que deseja o livro... Mas não senti nenhuma atração pela premissa dele u.u
Na verdade, o problema todo está no Circo :B
Não sei se é algum trauma de criança asiuohdasuda, mas nada que envolva circo me agrada :/ (embora eu até aprecie o espetáculo).
É o tipo de história que, talvez, me serviria para passar o tempo enquanto filme, mas que não me interessa como livro :B
:*
Oi Thaís!
ExcluirEu adoro livros com o Circo como cenário. Acho que deve ser trauma de infância seu mesmo hahaha
Bjosss
Aaaaaaaaah sim, voltei para (mais uma vez) expressar minha revolta com as capas de livros inspiradas nos filmes!
ResponderExcluirEmbora eu tenha gostado da arte e goste muito da Reese, não me conformo com esse Robert na capa -.-
Aliás, não gosto de capas com humanos. Acho que isso é boa parte do problema :B
:*
Eu gostei da capa de Água para elefantes de filme. Gostei da atuação do Robert nesse filme, pelo menos hahaha
Excluirbjoss
Imagino que deve ser... Livros costumam ser bem melhores que filmes mesmo... Já tá na wish list!
ResponderExcluirOi Gui!
ExcluirNesse caso livro e filme se complementaram!
Bjosss
Ainda não conseguir ler mais com certeza nesse semestre vou ler =) Mega anciosa, mas tenho uns antigos na frente!!!
ResponderExcluirOi Aline!
ExcluirLeia pois o livro é ótimo!
Bjosss
ainda não li o livro,e nem vi o filme, então não sei se vou gostar da história só pelas resenhas que vejo,não gostei da idéia do circo, sei la, não me atrai ;x sua resenha ficou ótima, bjs.
ResponderExcluirgostei da capa do livro pelo menos, acho que com os atores, ficou bem mais atraente,enfim .. :)
ResponderExcluirUm livro que eu tenho muuuuuuuuuuita vontade de ler é esse, eu quero muito comprar ele, várias pessoas já me recomendaram, Abraços.
ResponderExcluirhttp://meninoironia.blogspot.com.br/
Quando peguei Água para elefantes, confesso q esperei mais...achei um leitura morna...então assisti ao filme pra ter uma outra visão e gostei mais um pouquinho...rsrsrs
ResponderExcluir