quinta-feira, 15 de março de 2012

[RESENHA] Tentação de Marco Hruschka

Editora: Scortecci
Páginas: 74
Publicação: 2010

Tentação é um livro de poesias escrito por Marco Hruschka. O livro está dividido em três partes, que versam sobre diferentes temáticas.

1- Tentação Formal

Nessa parte temos poemas ligados à mitologia grega e que levantam a questão da religião e da fé. Percebe-se que o autor tem uma forte ligação com o tema. O papel do escritor, a inspiração pela musa e até um poema em francês também são encontrados.  Marco tem domínio das palavras, mostrando-se muito íntimo delas. Em alguns poemas o leitor fica com a sensação de que o autor pega em nossas mãos e nos leva para conhecer o seu universo. Destaco os poemas: Escreva com fé, O filho do céu e Vivificação do homem.

2- Tentação do sofrimento

Nessa segunda parte do livro os poemas voltam-se para o amor enquanto dor e sofrimento. A solidão também é trabalhada, mostrando um mergulho do eu dentro de sua própria mente, fazendo-o levantar algumas questões.
O poema Amor solitário me fez arrepiar em cada estrofe, me identifiquei muito com ele. Adeus é outro poema lindo sobre suicídio por amor. Também me tocou bastante. Em Jogo Cíclico o autor monta um excelente jogo de palavras, usando de raciocínio lógico e rápido.

3- Tentação do verso livre

Nessa parte o autor trata do amor como razão fundamental da vida humana. A morte e o fim também são temas recorrentes. Algumas poesias são dedicadas à uma musa em especial. No geral, os textos tratam da condição humana perante o amor, a morte, a solidão e a dor.
Pai nosso, padrasto alheio também é uma das minhas poesias favoritas do livro. O jogo de dualidade feito pelo autor mostra claramente o contraste entre o "como deve ser" e o "como é".

No geral o livro fala sobre devaneios da mente frente a diferentes aspectos da vida: amor, sexo, morte, suicídio, fé. Os poemas trazem um certo pessimismo velado, um romantismo bem dosado e uma interessante visão de mundo.



PROMOÇÃO \o/



Quer ganhar um exemplar de Tentação autografado? Basta seguir as regras:

1- Residir no Brasil;
2- Seguir o blog pelo Google Friend Connetc;
3- Seguir o blog Letra Lírica (clique aqui);
4- Curtir a página do blog pelo Facebook (basta clicar aqui);
5- Comentar nesse post.

Pronto, simples assim! O resultado sai no dia 31 de março aqui pelo blog.

24 comentários:

  1. Poxa, achei muito interessante mesmo, pena que poesia não me prende e toda vez que termino de ler parece que não li nada. =/

    ResponderExcluir
  2. Thyeri,

    sugiro que você leia esse livro. A maneira como o Marco escreve é bem interessante e prende bastante o leitor.

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Marcos, as poesias trazem temas muito polêmicos que no mínimo é interessante. Me instigou a ler principalmente a parte da Tentação do Sofrimento(acredito que vou chorar bastante lendo esta parte rssrs)
    Bjos!!!

    ResponderExcluir
  4. Eu gosto de poesias,embora não as leia muito frequentemente. Gostei dos títulos das partes e o nomes das poesias que você mais gostou chamam a atenção e dá vontade de ler.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. não sou exatamente fã do genero poesia/poema ou qualquer coisa do tipo, mas parece mto interessante, fato...

    ResponderExcluir
  6. ps: to super participando da promoção.. soh n falta seguir o blog dele...
    ps2: ouvi dizer q virão mto mais resenhas.... adorooo

    ResponderExcluir
  7. Marcos!
    Que TENTAÇÃO!
    Adorei a forma como foi colocada a resenha sinóptica.
    Fiquei intrigada.

    Participo da promoção.

    Agradeço a visita feita ao blog, volte sempre que desejar! E obrigada pelo comentário.
    Desejo um ótimo final de semana, com descanso, luz e paz no coração!
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Puxa! Super interessante, embora eu nunca tenha lido um livro de poesias! hehee e aí, vale a pena dar uma chance?? ;D

    PS: obrigado pelo elogio no comentario do meu post!
    PS 2: fiquei curioso pelo seu caixa de correios que o meu video estava relacionado, tem o link??

    hehe

    abc

    visite: brunnodastrin.blogspot.com ;D

    ResponderExcluir
  9. EBAAA, participando! \õ/ hehe :D
    Tomara que eu ganhe *-*
    Abração.

    Ewerton Lenildo - Academia de Leitura

    ResponderExcluir
  10. embora poesia não seja meu estilo literário preferido
    achei o livro bem interessante.

    ResponderExcluir
  11. A poesia trata assuntos corriqueiro e "clichês" com uma intensidade que me encanta muito *--*

    Gostei muito das divisões do livro :)

    ResponderExcluir
  12. Ah sim, acabei de ver que o autor é paranaense... Assim sabe, como ambos somos sulistas, eu acharia muito justo que a minha sorte me ajudasse nesse sorteio kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk... thais e sua imensa sorte

      Excluir
  13. ahhh e sem falar que a capa é bastante interessante tbm

    ResponderExcluir
  14. Muito bom, adoro livro de poemas. Parabéns pelo site!

    ResponderExcluir
  15. Normalmente poemas não é o meu forte para leitura, porém nos últimos meses me animei a ler alguns deles e adorei *-*
    Tomara que eu tenha a oportunidade de conhecer Tentação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andressa!

      Eu não leio muito poemas, gosto mais de escrevê-los, mas Tentação é muito bom! O Marco escreve muito bem...

      Bjosss

      Excluir
  16. 1° coisa: Linda capa!!!!
    Adoro tudo que envolve mitologia então com certeza iria gostar da 1° parte desse livro =)

    É sempre bom ler algo que te faz pensar sobre a vida e tudo que a envolve =)
    Parabéns pela resenha de um livro de poesias, ficou bem estruturada =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline!

      É um ótimo livro para refletir sobre vários assuntos...

      Bjosss

      Excluir
  17. Eu gostava de ler poesia na época da escola =)
    Ficava viajando na leitura, hoje em dia confesso que a tempos não leio nada do gênero!!!

    ResponderExcluir
  18. o livro é piquininiinininininho demais em , nunca fui de ler poesias,mas esse livro parece ser bom :)

    ResponderExcluir