quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

[RESENHA] Fallen (Fallen #1) de Lauren Kate

Editora: Galera Record
Páginas: 401
Publicação: 2010

Fallen é o primeiro livro de uma trilogia escrita por Lauren Kate e traz a história de Luce, uma garota que vai a um reformatório acusada de cometer um crime que envolvia seu ex-namorado e a presença de "Sombras" (elementos disformes que lhe aparecem esporadicamente, a princípio, sempre que algo ruim está para acontecer). Ao chegar conhece Ariane, de quem logo vira melhor amiga. Uma série de acontecimentos estranhos começam a ocorrer ao seu redor e ela descobre um cara enigmático, bonito, mas que não lhe dá a menor bola: Daniel. Com a ajuda de Penn, uma de suas melhores amigas no Sword & Cross, ela tenta descobrir um pouco mais sobre esse garoto e seu passado, conseguindo encaixar peças de um quebra-cabeças surpreendente. Em contrapartida, outro garoto da escola começa a ter interesses em Luce: Cam. Mas porque Daniel a enfeitiça tanto? Porque ela não consegue tirá-lo da cabeça? E porque ele demonstra sempre querer afastá-la de sua convivência? Com quem Luce ficará: Cam ou Daniel?

Fallen é uma leitura agradabilíssima, que te deixa com vontade de ler mais e mais da história. Gosto muito da escrita da Lauren, sempre detalhando as cenas e os personagens sem ser cansativo. O universo da Sword & Cross me é bastante agradável. Em alguns momentos eu me sentia como se estivesse realmente nos corredores da escola. Os términos de capítulo são muito bem escritos, prendendo o leitor e mantendo o suspense em alta. A ação neste livro é localizada, ocorrendo em algumas cenas. O pano de fundo é mesmo o romance entre o casal, a fase de conhecer um ao outro e de descrição do universo, da história e dos personagens. No final o livro sofre uma grande reviravolta, deixando uma grande curiosidade para ler a continuação Tormenta.

É inevitável a comparação com Crepúsculo, o qual a meu ver contém muitos elementos em comum: uma garota, e dois garotos competindo por ela; a personagem principal se apaixona sem nenhuma explicação ou relação com o personagem principal; o principal esconde algo (sobrenatural) da principal, que passa o livro todo pesquisando o passado para encontrar a resposta. Porém são leituras e histórias diferentes. Fallen é mais rebuscado quanto a cenários e relações entre os personagens, enquanto Crepúsculo só começa a fazer isso no segundo livro.

As capas são um capítulo a parte, sempre belíssimas e enigmáticas. A formatação do livro também é bem agradável para leitura. Recomendo para quem gosta de romances adolescentes que envolvam o lado sobrenatural.

O Capa & Título está sorteando um exemplar de Fallen e quem comentar nessa resenha ganha chance extra! \o/


16 comentários:

  1. nossa! parece bem interessante, sou louca por história de adolescentes, prova disso é meu louco vício que não termina pela série Dawson's Creek e pelo fato da minha última leitura ter sido crepúsculo! amo de paixão a série sobrenatural, então acredito que fallen seja o livro com combinação perfeita pra mim.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela resenha Marcos! Já li Fallen e Tormenta e amei! Estou ansiosa para ler Paixão! Abraços!

    ResponderExcluir
  3. não vou mentir, q n eh o tipo de literatura q me chama mto atenção, mas queria ler...

    ResponderExcluir
  4. Bom Marcos como vc ja deve ter lidoo mt ja sua resenha ficou otimaa mt legal msm e se for pensar poor um ladoo esse livro lembra msm o Crepusculo mais tambem lembra Diarios do Vampiro que conta a historia de Elena,Damon e Stefa uma historia muito boa o livroo Fallen é um dos melhores livros que ja li e nao me importaria de ler e reler esse livro milhares de vezes Tormenta tambem é uma maravilha ...
    Pois bem Parabens pela resenha ficou otima e isso aí valeu..

    ResponderExcluir
  5. Livro incrível. Muito boa a sua resenha parabéns. Espero ler não só esse mas também as continuações.

    ResponderExcluir
  6. Mt interessante a resenha. Estou interessada em comprá-lo. Obrigada pela dica!!! :)

    ResponderExcluir
  7. Já li várias resenhas desse livro, fiquei com vontade de comprá-lo, mas uma amiga minha fez isso antes de mim: ela comprou os três (Fallen, Tormenta e Paixão), e me contou o que acho deles. Segundo ela, não tem tanta ação assim no livro, a personagem principal é muito depressiva e a história é bem confusa em alguns momentos.
    Depois disso, perdi um pouco o interesse pela série, acho que há outros livros que me agradariam, mas talvez algum dia ainda os leia.

    Parabéns pela resenha, abraço.
    (Ah, mas concordo: as capas são incríveis!)

    ResponderExcluir
  8. Estou louca para ler o livro, acho que o boom de YA sobrenatural (pra mim ele é YA, já vi muita discusão por isso, hehe) que vem acontecendo de uns tempos para cá colocou no mercado uma leva muito grande de livro desse segmento que andou às sombras em algumas epocas.
    Fallen, alias, como toda a serie, não apenas o primeiro livro, vem despertando muitas opiniões distintas que vão do amor ao odio, dependendo da resenha. E isso só me deixa com mais vontade de descobrir por mim mesma.
    Uma serie que vem ganhando tanto destaque desperta a curiosidade de qualquer um, não é mesmo? A resenha me deixou com água na boca *-*
    Adorei, beijos Marcos.

    ResponderExcluir
  9. a capa desse livro é muito perfeita, quero muito ler *-*

    ResponderExcluir
  10. não é de morrer a história desse livro!? =DD
    no começo eu achei parecido demais com 'crepúsculo'. aí eu quis ler justamente por isso. Só q pelas resenhas tenho visto que, embora tenha uns pontos semelhantes, a história é bastante diferente.
    vou ler CEEEEEERTO. bjs

    ResponderExcluir
  11. gostei muito da resenha, começo a ter vontade de ler essa série de livro.

    ResponderExcluir
  12. Nossa esse livro é um dos mais antigos na minha estante e a capa foi um dos fatores que me fez comprar =) amei sua resenha e com certeza ele será uma das minhas próximas leituras =)
    Muito legal essa sua questão do top comentarista nos dar possibilidade de revisitar resenhas passadas =) hoje reconheço o valor desse ponto =)

    ResponderExcluir
  13. as capas dos 3 livros são as mais perfeitas que existem , sério *o* a resenha ficou bem parecida com a minha opinião sobre o livro, parabéns :)

    ResponderExcluir
  14. A saga Fallen é muito viciante! hahaha

    ResponderExcluir
  15. sou louca pra saber qual tipo de papel imprimiram a capa, sério, ela é lembra o veludo, sei la hahaha

    ResponderExcluir
  16. Já recebi varias indicações de amigos para ler esse livro, adorei a resenha e quero muito ter-lo (:

    http://meninoironia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir