sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

[ENTREVISTA] Mayana Neiva


Hoje o Capa & Título publica a entrevista feita com Mayana Neiva, atriz e agora escritora, que veio divulgar "Sofia", livro infanto-juvenil lançado pela Editora Grafset, cujo booktrailer (lindíssimo por sinal *__*) você confere aqui:



Mayana Neiva aos 15 anos, deixou Campina Grande, na Paraíba, para fazer intercâmbio nos Estados Unidos onde cursou drama na Universidade de São Francisco. Formada também em Letras e Filosofia, Mayana escreveu "Sofia" durante as gravações da novela Ti-Ti-Ti da Rede Globo. Eu a encontrei durante uma sessão de autógrafos na Bienal do Livro de Pernambuco e ela foi super simpática em me receber. Espero que gostem da entrevista!




Capa & Título - Porque você se interessou em escrever para crianças?


Mayana Neiva - Eu tenho tido uma paixão pelo universo do maravilhoso desde sempre. Fiz faculdade de Literatura e sempre gostei disso. E, apesar do meu amor pelo Francisco que é meu afilhado e pela Marina (sobrinha da Mayana), eu tenho lido muito sobre as crianças índigo (teoria que afirma que uma nova geração de crianças está nascendo com habilidades especiais), sobre o universo infantil, sobre a potência dessas crianças que estão nascendo agora e eu queria ter uma interlocução com esse universo. Sofia era um desejo, um amor que eu transformei num livro. Ao mesmo tempo um desejo de falar de uma menina e falar de uma parábola do conhecimento, o desejo de liberdade, da gente ouvir as crianças, das próprias crianças se ouvirem... que é uma coisa que eu sinto falta. Acho que as vezes as crianças estão muito levadas num universo pré-concebido de jogos, de videogames. Os pais, não todos, mas muitas vezes vão deixando as crianças "empacotando" as cabeças sem libertar, sem dizer a elas: "Você vai ser você, vai ser livre". É um desejo para que as crianças sejam exatamente quem elas são. Sofia é um desejo, meu, do meu coração para que isso aconteça.


C&T - Como você vê que a sua literatura convive com a literatura estrangeira? Como você vê essa "invasão" dessa literatura?


Mayana - Eu acho que a literatura é sempre um portal interessante. Não tem que existir barreiras. Existe invasão? Existe, mas que seja pelo lado bom. Muitas crianças começam lendo pelo Harry Potter, por exemplo. E que bom que isso desperta o hábito da leitura. Eu acho que o hábito da leitura, dentro da nossa educação falida que a gente tem no Brasil, a falência de toda a experiência da educação, é muito importante que elas pelo menos leiam. No geral a gente lê muito pouco, a criança tem muito pouco lugar de se expressar. Então que seja vampiro, que seja Sofia, que seja o ferrugem azul, que seja o menino do dedo verde... eu acho que essas crianças vão habitar o imaginário de quem tá lendo, isso é o mais importante.


C&T - É sua primeira vez em Recife? O que você tá achando da cidade?


Mayana - Eu sou quase pernambucana! Eu amo essa cidade. Sempre falo que se eu não fosse paraibana seria pernambucana de tanto que eu amo Pernambuco. Sempre passei todos os meus carnavais felizes aqui. Muito bons! Amo os pernambucanos, adoro o cinema pernambucano. Acho Pernambuco uma grande força para o Brasil, em termos de música, cinema, literatura...


C&T - E o que você tá achando da Bienal daqui? Já deu para dar uma olhada nos estandes?


Mayana - Passei sim. Tô muito feliz de ver o público jovem, crianças mesmo frequentando, não só os pais comprando, as crianças lendo, tocando nos livros, algumas observando. Isso é muito importante para a experiência da educação: viver o desejo de leitura, tocar no livro, dizer 'esse livro eu quero, esse livro eu não quero',escolher. É muito importante que a criança seja. Eu tô vendo muitas crianças e eu tô muito feliz. E as pessoas também, ver o público se interessando, frequentando... isso é o que o Brasil precisa, ser cada vez mais a nossa própria história, a nossa mitologia, nossa cultura e estar cada vez mais ligado a isso. Eu fico muito feliz  de participar desse movimento.


C&T - Agora um recado pros leitores do Capa & Título


Mayana - Capa & Título? Ah que ótimo!


C&T - É para fazer uma cacofonia com Capítulo.


Mayana - Capítulo, claro! Leitores do Capa & Título, que venham muitos capítulos e muitos títulos e quero tá brincando com vocês nessa delícia que é a literatura. Obrigado!


C&T - Obrigado Mayana, boa sorte na sessão de autógrafos.


Mayana - Brigada a você!




Aqui uma foto minha com a queridíssima Mayana:



26 comentários:

  1. Oi Marcos!
    Adorei seu blog e a entrevista com a Mayana Neiva, não sabia que ela era escritora tb! Acho ela uma atriz ótima, gostei mto dos trabalhos dela nas 2 novelas que acompanhei.
    Muito sucesso para ela! E para vc tb ;)
    Seguindo seu blog, viu?
    Bjoo ;*
    http://coisasdemeninasarteiras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi!!
    Eu amei o booktrailer, me fez lembra "Alice no País das maravilhas", será que estes livros se parecem, só lendo. Eu pensava que ela era pernambucana, mas tá bem próximo!1rsrsrsrsrsr

    ResponderExcluir
  3. Nossa, parabéns pela entrevista, eu tbm não sabia que ela era escritora +1
    Ótimas perguntas, e ótimas respostas. hehe
    Abraços.

    http://papeldeumlivro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Vi uma entrevista dela na tv uma vez e fiquei mega encantada com a delicadeza e inteligencia dela. Vc é um sortudo, quem dera eu estar por ai esse dia!!!
    D+

    ResponderExcluir
  5. Sim esqueci de dizer que concordo plenamente com ela que o importante é começar a ler seja nacional ou não.

    Além disso ela é linda né!!!!

    ResponderExcluir
  6. Adorei a entrevista marcos! Você como sempre, fazendo ótimas postagens! orguuulho ter amigos assim!

    ResponderExcluir
  7. Ólá!
    Adorei a entrevista! Muito bom cohecer um pouco mais sobre ela!!
    Que legal, vc tirou foto com ela!!

    Bjinhs
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. nossa, não sabia q ela tbm era escritora. mto legal a entrevista e ela realmenteparece ser mto simpatica.

    ResponderExcluir
  9. Essa é muito querida e especial =)
    Queria ter conhecido tbém!!!

    ResponderExcluir
  10. ela não eé atriz tbém ? ou é impressão minha ? :O

    ResponderExcluir
  11. Nossa que surpresa, nunca imaginaria que ela é escritora tbém, mas pelo visto,ela escreve bem, e é muito simpática !

    ResponderExcluir
  12. Ela é linda e bem talentosa em tudo que faz!!!

    ResponderExcluir
  13. A capa nem se fala, dá vontade de ler!!!

    ResponderExcluir
  14. o book trailer é bem interessante em, caprichou !

    ResponderExcluir
  15. parabéns por ter conhecido ela, e tirar uma foto linda pra registrar!

    ResponderExcluir
  16. tava lendo o post do dia do bienal e vi que você amou conhece-la, e disse que ela é supeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeer fofa, deu atenção pra todo mundo e talz.

    ResponderExcluir
  17. sucesso pra ela, e sucesso pra você !

    ResponderExcluir
  18. continue com essa coluna de entrevistas, pq vai bombar !

    ResponderExcluir
  19. Marcos, estou gostando muito de ver as entrevistas, e por incrível q pareça, não sabia q a Mayana Neiva escrevia. Tenho acompanhado o trabalho dela na TV e acho uma ótima atriz. acredito q deve ser uma ótima escritora tb. Parabéns!!!!

    ResponderExcluir