Hoje o Capa & Título publica a entrevista feita com Mayana Neiva, atriz e agora escritora, que veio divulgar "Sofia", livro infanto-juvenil lançado pela Editora Grafset, cujo booktrailer (lindíssimo por sinal *__*) você confere aqui:
Mayana Neiva aos 15 anos, deixou Campina Grande, na Paraíba, para fazer intercâmbio nos Estados Unidos onde cursou drama na Universidade de São Francisco. Formada também em Letras e Filosofia, Mayana escreveu "Sofia" durante as gravações da novela Ti-Ti-Ti da Rede Globo. Eu a encontrei durante uma sessão de autógrafos na Bienal do Livro de Pernambuco e ela foi super simpática em me receber. Espero que gostem da entrevista!
Capa & Título - Porque você se interessou em escrever para crianças?
Mayana Neiva - Eu tenho tido uma paixão pelo universo do maravilhoso desde sempre. Fiz faculdade de Literatura e sempre gostei disso. E, apesar do meu amor pelo Francisco que é meu afilhado e pela Marina (sobrinha da Mayana), eu tenho lido muito sobre as crianças índigo (teoria que afirma que uma nova geração de crianças está nascendo com habilidades especiais), sobre o universo infantil, sobre a potência dessas crianças que estão nascendo agora e eu queria ter uma interlocução com esse universo. Sofia era um desejo, um amor que eu transformei num livro. Ao mesmo tempo um desejo de falar de uma menina e falar de uma parábola do conhecimento, o desejo de liberdade, da gente ouvir as crianças, das próprias crianças se ouvirem... que é uma coisa que eu sinto falta. Acho que as vezes as crianças estão muito levadas num universo pré-concebido de jogos, de videogames. Os pais, não todos, mas muitas vezes vão deixando as crianças "empacotando" as cabeças sem libertar, sem dizer a elas: "Você vai ser você, vai ser livre". É um desejo para que as crianças sejam exatamente quem elas são. Sofia é um desejo, meu, do meu coração para que isso aconteça.
C&T - Como você vê que a sua literatura convive com a literatura estrangeira? Como você vê essa "invasão" dessa literatura?
Mayana - Eu acho que a literatura é sempre um portal interessante. Não tem que existir barreiras. Existe invasão? Existe, mas que seja pelo lado bom. Muitas crianças começam lendo pelo Harry Potter, por exemplo. E que bom que isso desperta o hábito da leitura. Eu acho que o hábito da leitura, dentro da nossa educação falida que a gente tem no Brasil, a falência de toda a experiência da educação, é muito importante que elas pelo menos leiam. No geral a gente lê muito pouco, a criança tem muito pouco lugar de se expressar. Então que seja vampiro, que seja Sofia, que seja o ferrugem azul, que seja o menino do dedo verde... eu acho que essas crianças vão habitar o imaginário de quem tá lendo, isso é o mais importante.
C&T - É sua primeira vez em Recife? O que você tá achando da cidade?
Mayana - Eu sou quase pernambucana! Eu amo essa cidade. Sempre falo que se eu não fosse paraibana seria pernambucana de tanto que eu amo Pernambuco. Sempre passei todos os meus carnavais felizes aqui. Muito bons! Amo os pernambucanos, adoro o cinema pernambucano. Acho Pernambuco uma grande força para o Brasil, em termos de música, cinema, literatura...
C&T - E o que você tá achando da Bienal daqui? Já deu para dar uma olhada nos estandes?
Mayana - Passei sim. Tô muito feliz de ver o público jovem, crianças mesmo frequentando, não só os pais comprando, as crianças lendo, tocando nos livros, algumas observando. Isso é muito importante para a experiência da educação: viver o desejo de leitura, tocar no livro, dizer 'esse livro eu quero, esse livro eu não quero',escolher. É muito importante que a criança seja. Eu tô vendo muitas crianças e eu tô muito feliz. E as pessoas também, ver o público se interessando, frequentando... isso é o que o Brasil precisa, ser cada vez mais a nossa própria história, a nossa mitologia, nossa cultura e estar cada vez mais ligado a isso. Eu fico muito feliz de participar desse movimento.
C&T - Agora um recado pros leitores do Capa & Título
Mayana - Capa & Título? Ah que ótimo!
C&T - É para fazer uma cacofonia com Capítulo.
Mayana - Capítulo, claro! Leitores do Capa & Título, que venham muitos capítulos e muitos títulos e quero tá brincando com vocês nessa delícia que é a literatura. Obrigado!
C&T - Obrigado Mayana, boa sorte na sessão de autógrafos.
Mayana - Brigada a você!
Aqui uma foto minha com a queridíssima Mayana:
Oi Marcos!
ResponderExcluirAdorei seu blog e a entrevista com a Mayana Neiva, não sabia que ela era escritora tb! Acho ela uma atriz ótima, gostei mto dos trabalhos dela nas 2 novelas que acompanhei.
Muito sucesso para ela! E para vc tb ;)
Seguindo seu blog, viu?
Bjoo ;*
http://coisasdemeninasarteiras.blogspot.com/
Oi!!
ResponderExcluirEu amei o booktrailer, me fez lembra "Alice no País das maravilhas", será que estes livros se parecem, só lendo. Eu pensava que ela era pernambucana, mas tá bem próximo!1rsrsrsrsrsr
Nossa, parabéns pela entrevista, eu tbm não sabia que ela era escritora +1
ResponderExcluirÓtimas perguntas, e ótimas respostas. hehe
Abraços.
http://papeldeumlivro.blogspot.com/
Vi uma entrevista dela na tv uma vez e fiquei mega encantada com a delicadeza e inteligencia dela. Vc é um sortudo, quem dera eu estar por ai esse dia!!!
ResponderExcluirD+
Sim esqueci de dizer que concordo plenamente com ela que o importante é começar a ler seja nacional ou não.
ResponderExcluirAlém disso ela é linda né!!!!
Adorei a entrevista marcos! Você como sempre, fazendo ótimas postagens! orguuulho ter amigos assim!
ResponderExcluirÓlá!
ResponderExcluirAdorei a entrevista! Muito bom cohecer um pouco mais sobre ela!!
Que legal, vc tirou foto com ela!!
Bjinhs
http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com/
nossa, não sabia q ela tbm era escritora. mto legal a entrevista e ela realmenteparece ser mto simpatica.
ResponderExcluirEssa é muito querida e especial =)
ResponderExcluirQueria ter conhecido tbém!!!
ela não eé atriz tbém ? ou é impressão minha ? :O
ResponderExcluirNossa que surpresa, nunca imaginaria que ela é escritora tbém, mas pelo visto,ela escreve bem, e é muito simpática !
ResponderExcluirA entrevista ficou ótima ! :)
ResponderExcluirÓtima foto =)
ResponderExcluirAcho máximo essa sua coluna =)
ResponderExcluirEla é linda e bem talentosa em tudo que faz!!!
ResponderExcluirO book trailer é muito fofinho!!!
ResponderExcluirA capa nem se fala, dá vontade de ler!!!
ResponderExcluirParabéns pela entrevista =)
ResponderExcluiro book trailer é bem interessante em, caprichou !
ResponderExcluirparabéns por ter conhecido ela, e tirar uma foto linda pra registrar!
ResponderExcluirtava lendo o post do dia do bienal e vi que você amou conhece-la, e disse que ela é supeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeer fofa, deu atenção pra todo mundo e talz.
ResponderExcluirsó confirmou o que eu ja achava rs
ResponderExcluira capa é fofinha demais hihi
ResponderExcluirsucesso pra ela, e sucesso pra você !
ResponderExcluircontinue com essa coluna de entrevistas, pq vai bombar !
ResponderExcluirMarcos, estou gostando muito de ver as entrevistas, e por incrível q pareça, não sabia q a Mayana Neiva escrevia. Tenho acompanhado o trabalho dela na TV e acho uma ótima atriz. acredito q deve ser uma ótima escritora tb. Parabéns!!!!
ResponderExcluir