terça-feira, 8 de novembro de 2011

[RESENHA] Alice No País das Maravilhas e Através do Espelho e o que Alice Encontrou Por Lá de Lewis Carroll


Editora: Zahar
Páginas: 317
Publicação: 2009

Alice é uma edição especial do clássico da literatura infantil e traz as duas histórias principais da obra de Lewis Carroll: Aventuras de Alice no país das maravilhas e Através do espelho e o que Alice encontrou por lá.

  • Aventuras de Alice no país das maravilhas


O livro traz devaneios em série de um narrador desconhecido que, no fim, apresentam certa lógica peculiar. Cenários, personagens diálogos surgem do nada e invadem a história modificando seu rumo. Apesar da confusão mental, num determinado momento do livro a história da pequena Alice entra no eixo e começa a se desenrolar. Em alguns momentos tive a sensação de que Alice consegue interferir no seu destino e nas suas escolhas.

A leitura desse livro é rápida e ocorre uma fluidez nas palavras. As ilustrações são um dos pontos positivos desta edição, tornando-o incrivelmente belo e auxiliando muitíssimo na compreensão do texto.

"Quando eu for uma Duquesa", ela disse para si mesma ( não em um tom muito esperançoso), "não vou usar pimenta em minha cozinha de jeito nenhum. Sopa cai muito bem sem isso talvez seja a pimenta que deixe as pessoas mal-humoradas", ela continuou, bem feliz de ter descoberto um novo tipo de regra, "e o vinagre as deixa azedas...e a camomila as deixa amargas...e...e as balas de cevada e este tipo de coisas é que deixam as crianças tão doces. Eu queria que as pessoas soubessem disso: então, eles não, seriam tão sovinas com doces, sabe..."


  • Através do espelho e o que Alice encontrou por lá


O início desse livro tem uma certa lógica, mas logo a história desanda. Essa continuação também é baseada nos devaneios de Alice, continuando com as mudanças súbitas de local e de personagens, sem nenhuma explicação, vistas no primeiro livro. A quantidade de ilustrações diminuem, mas a qualidade continua a mesma.Narra a história de um jogo de xadrez no qual o objetivo principal é fazer de Alice Rainha. Em "Maravilhas" Alice sonha dormindo. Neste, ela sonha acordada.


Essa edição é muito legal, pois é a única que traz os dois livros juntos, além de vir em uma capa dura linda e com ilustrações geniais. A leitura flui rápido (li cada livro em um dia) e as ilustrações são muito úteis na compreensão do texto. Alice é um clássico infantil que não perde o brilho com o passar dos tempos. Com certeza um livro que eu leria para meus filhos e netos.

13 comentários:

  1. Eu acho que, na minha opinião, que vc devia fazer .. no blog deveria ter resenhas de livros mais novos que o povo ainda não conheça e que não tenham opiniões formadas ainda. é isso ai

    ResponderExcluir
  2. Oi Beatrix!

    O Blog tem resenhas de livros mais recentes também. Também resenho clássicos porque acho interessante para todos ter acesso a esse tipo de literatura.

    Obrigado pelo comentário!

    ResponderExcluir
  3. Parece ser legal, mas quero mesmo é ler a edição comentada.

    ResponderExcluir
  4. Adorei esse livro, Alice é realmente um clássico que todo mundo deveria ler! É impressionante a infinidade de interpretações que podemos dar a determinadas passagens do livro. Como o comentário acima, também tenho vontade de ler a edição comentada.

    Bj
    escrevendoloucamente.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. eu soh li a de alice no pais das maravilhas e apesar de ser um livro infantil, ele também pode ser facilmente lido por adultos e eh mtooooooo bom, quero mto ler o outro

    ResponderExcluir
  6. faz uns anos q li alice no pais das maravilhas, gostei do livro, tem uns trechos mto legais q ainda cito ate hj. mas no geral acho q a alice era meio dorgada. kkkkk algumas simplismente não fazem sentido.
    atraves do espelho ainda não li, mas quero mto

    ResponderExcluir
  7. Já li esse livro e confesso que na época não consegui me conectar a história mas por ser um clássico o li. Quem sabe um dia o leia novamente e tir outras conclusões. Muitas vezes não estamos preparado para certos livros, mas não devemos desistir deles né!!!
    òtima resenha =)

    ResponderExcluir
  8. não gosto muito de alice no pais das maravilhas, acho que é uma viagem grande demais, não no bom sentido, enfim..

    ResponderExcluir
  9. Essa edição realmente é muito legal por trazer os dois livros juntos!!

    ResponderExcluir
  10. Também fiz uma leitura rápida desse livro! Gosto de livros assim!

    ResponderExcluir
  11. Tonho uma vontade enorme de ler esse livro e "Alice no pais dos espelhos", abraços

    http://meninoironia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir