Nesta estreante coluna não prometo a melhor indicação de livro para uma leitura na varanda de casa ouvindo o canto dos pássaros. Muito pelo contrário, deve ser lida dentro de ônibus, na faculdade, no trabalho, na hora do rush. E não é para todos que vai minha indicação. Pois então, caso queira pode parar aqui a leitura, pois a sugestão vem, sem mais rodeios, depressa.
Feliz o dia em que Vera Iris Paternostro, diretora de jornalismo da GloboNews, resolveu escrever um manual de jornalismo televisivo. Pois nele encontra-se rico conhecimento de uma mulher global que já foi editora do jornal nacional e do Jornal Hoje.
O livro, O Texto na TV, começa por onde todo livro deve começar, pelo começo. Ele conta a história da TV, afunila-o para o Brasil, e termina sua primeira parte na era digital. Depois de saborear a história, Vera Iris nos fala da língua. Traduz a velha aula de português para uma linguagem próxima do estudante de jornalismo. Depois disso passa a ensinar como fazer tevê. Utilizando termos que você, muito provavelmente, desconheça como “passagem”, “off”, “sonora”, “deixa” e muitos outros, Paternostro dita as regras básicas do bom telejornalismo. Um ótimo livro para estudantes de jornalismo e curiosos na área.
A receita não deixa errar, um bom tema, um bom autor, e você terá um bom leitor.
RODAVT.
Lucas Diniz
Ola!!!
ResponderExcluirPois esta indicação, não me interessou, pois não faço jornalismo. Mas para que faz é uma ótima dica.
Bjos!!
P.S. Gostei da coluna nova,parabéns!!
Passei horas tentando lembrar o nome do teu blog, e, finalmente, aqui estou! kkkkkkkkk
ResponderExcluirNão esqueça de me mandar um beijo na sua próxima caixa de correio, okay? (Aislinn, caso você tenha se esquecido kkkkkkk)
:*
o assunto não é o mais interessante, pelo menos poderiam ter caprichado um pouco mais na capa do livro. enfim ahahha
ResponderExcluir