quinta-feira, 10 de novembro de 2011

[GAROTOS QUE LEEM] Thyeri Bione

Oi pessoal!

A Garotos que Leem é a nova coluna do Capa & Título que tem por objetivo mostrar que literatura não é só coisa de garotas, e que tem garotos que leem (e muito). Por isso toda semana entrevistarei um blogueiro de livros.



Essa semana entrevisto o Thyeri Bione, blogueiro dono do Restaurante da Mente. Espero que gostem da entrevista! Depois me digam o que acharam.






1- Porque você resolveu criar um blog de livros?


Eu já tive outros blogs, onde escrevia textos próprios, com meus pensamentos em relação as coisas eu eu via no dia-a-dia ou que acontecia comigo. Mas escrever isso requer muita inspiração, não dava para fazer algo regular. Foi aí que no final de 2010, conversando com Dany, do blog Palavras Prolíferas, eu decidi criar um blog voltado mais para a literatura, já que a leitura é algo que não falta em minha vida, então eu sempre teria coisas para escrever. 
2- Qual a melhor parte em ser um blogueiro de livros? E a pior?
A melhor parte, pra mim, é quando eu vejo um comentário numa resenha, dizendo que eu contribui para a pessoa decidi ler determinado livro. Ou quando se identificam com minha opinião sobre o livro. É saber que de alguma forma, mesmo que mínima, estou contribuindo para alguém se interessar pela leitura.
Uma consequência de ser blogueiro literário boa, e que eu respondo aqui como sendo um pouco "ruim" também (entre aspas mesmo, por que é só muito pouco), são os livros que recebemos das parcerias. Eu acho isso ótimo, pois facilita tudo o que eu disse aqui em cima, mas também me deixa um pouco aperriado com a quantidade de coisas que recebemos e temos que dar conta, principalmente quando tenho muita coisa pra fazer da faculdade. Mas como estou fazendo algo que eu realmente gosto, é algo que sempre consigo dar um jeito e amo isso que faço.   
3- Qual o seu livro favorito ou o que mais te marcou?
Por incrível que pareça eu não tenho nenhum livro favorito, eu tenho muitos, pois cada um, em sua época, me marcou. O hobbit e Senhor dos Anéis, por ter me despertado o prazer pela leitura. A trilogia Entrevista com o Vampiro, Vampiro Lestat e Rainha dos Condenados, por ter me feito refletir sobre a vida, morte, fé, humanidade; A série Fronteiras do Universo, por mostrar que mesmo um livro considerado infantil, pode ter uma estória muito complexa e muitas vezes polêmica. E claro, os clássicos 1984, A Revolução dos Bichos, Admirável Mundo Novo e Laranja Mecânica, que me fizeram enxergar sobre o quanto minhas ações são influenciadas pelo meio onde vivo.
4- Você tem algum hábito de leitura (algum horário ou local específico para ler)?
Gosto muito de ler assim que me acordo, mas sempre que tenho um tempo eu leio durante todo o dia. Eu não tenho um local específico, só preciso que um local silencioso e com pouco movimento, porque senão eu me desconcentro. 

5- Qual livro você está lendo no momento? E qual você mais deseja e ainda não tem?
No momento estou lendo O Mundo Pós-aniversário, de Lionel Shriver, a mesma autora de Precisamos falar sobre Kevin. No momento não estou com nenhum livro que eu mais desejo e que não tenho, pois eu ganhei ele no meu aniversário, que foi o livro A Dance with Dragons, o quinto volume das Crônicas de Gelo e Fogo.

39 comentários:

  1. Coluna nova, eba!!!!!

    E começou logo com o Thyeri! Que massa! Adorei saber mais um pouquinho sobre nosso amigo blogueiro e parceiro de eventos! rsrsrs
    Me identifiquei demais com a opinião do Thyeri sobre as coisas boas de ter um blog literário e gostei dos motivos que ele citou para cada livro que o influenciou.

    Beijos, meninos! <3

    ResponderExcluir
  2. Oi Marcos!
    Adorei a nova coluna, e já começou bem ^^
    Gente o Thyeri é super cult com livros haha
    Laranja Mecânica eu nem sabia que tinha livro O.O
    Quando acordo n consigo ler como ele, até pq n fico de bom humor.
    Mas ultimamente leio de manhã por ser um horário que tenho livre (na verdade algumas horas)
    abraço,
    tudo por um livro.

    ResponderExcluir
  3. Adorei a entrevista, me identifiquei muito!!!

    Só acrescentaria nos favoritos mais três autores, Neil Gaiman, Stephen King e George R. R. Martin; não acredito que ele não colocou!! =P

    Abração Marcos!!

    ResponderExcluir
  4. kkkkkkkkk...
    É verdade, como que ele fala tanto desses autores e não os colocou na resposta da entrevista? =/
    Também adorei as perguntas, as achei bem objetivas e gostei das respostas de Thyeri.

    Abração ;)
    Livretando

    ResponderExcluir
  5. Nossa Marcos...Arrazou,show,show,show!
    Nossa gente que bom conhecer mais do Thyeri.
    Ata,eu estranhei quando não vi o nome do George Martin,pq gente,ele é super fã desse cara...rsrsrs

    Parabéns Marcos!^^:D

    ResponderExcluir
  6. Ola!!!
    Marcos amei a coluna ficou bem legal. Thyeri para estrear!!!\0/
    Obrigada por me citar Thyeri, eu lembro que foi quando eu ia mais para os Encontros dos Skoobers-PE na Cultura!!rsrssr Aí eu comecei a falar sobre meu blog e a gente ficou conversando.
    Realmente não tem como escolher um livro favorito, pq acho que cada um é importante e nós gostamos individualmente, dependendo da intensidade.Eu leio com fones de ouvidos e muitas vezes com rock ou ópera!1rssrsr Só não consigo ler no ônibus, outros lugares eu consigo as vezes mesmo barulhento!!rsrsrs
    Como eu já conheço os gostos de Thyeri não foi surpresa ele citar Lionel Shriver!!!.
    Bjos!!
    Marcos parabens pela coluna tá muito legal!!

    ResponderExcluir
  7. Oii, tudo bem? Gostei muito do seu blog e da coluna, porque é legal os garotos divulgarem que também gostam e leem bastante.

    Beijos

    http://tribooks.blogspot.com

    Twitter: @Tri_Books

    ResponderExcluir
  8. e eu me orgulho dani de ter sido uma das pessoas que estava lah pra fazer esse encontros acontecerem... =D

    ResponderExcluir
  9. qdo vao ter mais entrevistas???
    ta na hora de fazer com as meninas tb =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você, Bia. Está na hora de começar a entrevistas AS blogueiras.

      Excluir
    2. ia ser bem bacana mesmo, mas por enquanto podia surgir mais meninos por aqui !

      Excluir
  10. mais uma boa entrevista. tenho um projeto e um sonho na verdade de começar a ler as cronicas vampirescas da anne rice...

    ResponderExcluir
  11. Marcos parabéns por essa coluna, muito boa =)

    Essa questão da pressão de ler os livros das parcerias deve ser mega dificl mesmo =/

    Nossa ele só indicou livro bom =)

    adorei a entrevista, é sempre bom conhecer um pouco mais sobre os blogueiros!!

    ResponderExcluir
  12. Vamos por parte: primeiramente acho que essa iniciativa,de fazer entrevistas com blogueiros, é super nova e interessante. Assim agnt vê que vocês realmente tem muito o que fazer, e acaba enaltecendo o trabalho feito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também gosto da iniciativa, principalmente porque a gente vê mais meninas em eventos literários e como donas de blogs.

      Excluir
    2. justamente, fazer essa coluna aqui, é como abrir espaço pros meninos, pra mostrar que eles tbém fazem esse tipo de coisa :)

      Excluir
  13. 1- eu tbém penso assim, mas até hoje nunca tive coragem de criar um blog , quem sabe mais pra frente rs

    ResponderExcluir
  14. 2- deve ser bom mesmo, ver que contribuiu pra leitura de um certo livro,mas acho que comigo não teria esse problema do lado ruim, até pq leio os livros numa velocidade imensa,e ainda tô na escola, mas pra ele que faz facul deve ser um pouco mais dificil.

    ResponderExcluir
  15. 3- tbém gostei muito da trilogia que ele citou ,e quando me perguntam qual é meu livro favorito, eu tbém não sei dizer, pq pra mim, todos são favoritos de um jeito diferente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também não consigo escolher apenas um livro.

      Excluir
    2. é dificil demais, eu costumo dizer que sao todos ! hahahaha

      Excluir
  16. 4- realmente,pra concentrar tem que ter um lugar suuuuuuuper silencioso !

    ResponderExcluir
  17. 5- tô louca pra ler as cronicas de gelo e fogo, mas nunca tenho a oportunidade de comprar :(

    ResponderExcluir
  18. Continue fazendo entrevistas com blogueiros,isso é super importante pra quem vive no mundo literários, bjos :)

    ResponderExcluir
  19. Eu ainda não tinha lido essa entrevista. Não sabia que o Thyeri tinha criado um blog sobre textos próprios antes.
    Já fiz isso também.

    ResponderExcluir
  20. Ler pela manhã é bom pq sua mente ainda está livre de outros pensamentos, mas não tenho essa preferência =)

    ResponderExcluir
  21. o Título do blog dele é bem criativo, parabéns!!!

    ResponderExcluir
  22. Acredito que é meio natural leitores vorazes criarem blog =)

    ResponderExcluir
  23. Tbém fico feliz qnd influencio pessoas a escolherem e lerem algum livro que postei algo sobre =)

    ResponderExcluir
  24. Parcerias são sempre importantes mas precisamos não esquecer nossos livros desejados né???

    ResponderExcluir
  25. Na foto ele colocou vários livros clássicos!!!

    ResponderExcluir
  26. O mundo de sofia li a muito anos e tenho vontade de reler =)

    ResponderExcluir
  27. O livro admirável mundo novo que ele tá comendo na foto =) eu tô lendo agora =)

    ResponderExcluir
  28. A menina que roubava livros tem uma ótica bem diferente e interessante!!!

    ResponderExcluir
  29. Ponto de Impacto tenho na minha estante mas ainda não li =/ mas tenho muita curiosidade!!!

    ResponderExcluir