quarta-feira, 7 de setembro de 2011

[RESENHA] O Médico e o Monstro de R. L. Stevenson



Mr. Utterson, advogado e amigo do médico renomado Dr. Jekyll, começa a perceber uma situação estranha entre este e Edward Hyde, homem misterioso, com ares sombrios, que é acusado de vários assasinatos. Assim começa a história de O Médico e o Monstro de Robert Louis Stevenson, escritor escocês, que se auto-retrata no papel principal da trama.

Jekyll é altamente respeitado por sua moral rígida e sua ampla experiência médica, resguardado a apenas dois amigos, Utterson e Laynon, amigo e colega de profissão. Ao se deparar com a monotonia de sua vida, e com aguçada curiosidade cientifica, o médico resolve arriscar-se num experimento químico, sem consequências então conhecidas. Para isso recorre ao advogado para lhe deixar um testamento, onde designa toda a sua herança ao Mr. Hyde. Intrigado com tal informação, Utterson resolve investigar a relação de ambos e acaba por descobrir, ao final de uma certa jornada envolvendo passagens dignas de detetives, uma grande revelação.

O médico e o monstro é um clássico da literatura mundial. A narrativa é interessantíssima, o leitor fica o tempo todo com vontade de saber o final da história e não consegue largar o livro. A leitura é fluída, com bastante clima de suspense e terror. Um ótimo livro para descançar de romances e fantasias. A história me fez lembrar bastante os romances policiais de Agatha Christie.

A adaptação para o cinema foi feita em 1941. Segue o cartaz e o trailer do filme:






Uma curiosidade: li boa parte deste livro de madrugada, quando estava com insônia, e a experiência foi incrível! O clima ao redor afeta a compreensão do texto e me rendeu alguns sustos enquanto estava mais compenetrado na história...

E vocês curtem livros de terror?

13 comentários:

  1. Oi Marcos (:
    Vou começar com a pergunta final da sua resenha. Eu n leio muitos livros de terror, isso n quer dizer que eu n os curto. Só que tenho preferência por Chick-lits.
    A capa do livro me lembrou o zé do caixão *MEDO* hahaha
    e eu n leria de madruga como você, medinho mode on kkkkk
    abraço,
    tudo por um livro.

    ResponderExcluir
  2. Nicholas,

    é verdade a capa se parece com o Zé mesmo... kkkkk

    Eu li de madrugada para melhorar o entendimento e é beeemm legal (o medo aumenta pra caramba O.O).

    Brigado por comentar!

    ResponderExcluir
  3. Oi, queria saber por favor o final da historia eu li ate a metdade e ja to lendo outro livro tem como flar ai marcos??

    ResponderExcluir
  4. Adoro tudo q é de terror... Rsrs...
    Vou começar a ler novamente. Vou procurar esse livro.

    Se vc souber de outros do msm gêreno, qlqr coisa me avisa. ;)

    Hy!!

    ;*

    ResponderExcluir
  5. eu sou meio suspeita pra falar pq adoro classicos.. e esse não podia ficar de fora, mto bom msm

    ResponderExcluir
  6. queria q eles fizessem um remake desse filme, ia ficar mto legal, alias mtos classico poderiam ganhar uma nova versão no cine.. seria bem interessante.. fato

    ResponderExcluir
  7. Nossa fiquei bem curiosa para ler esse clássico =)
    E adorei a sugestão de ler ele a noite, deve criar um clima mesmo =)
    Obrigada pela dica!!!

    ResponderExcluir
  8. pra ser bem sincera, NUNCA li livro de terror assim como tema principal,e como adoro filmes de terror, os livros devem ser tão bom quanto !

    ResponderExcluir
  9. Eu curto história de terror. Na realidade curto boas história, não importa que estilo, exceto auto-ajuda.

    Queria ler esse livro.

    ResponderExcluir
  10. O Filme tambem deve ser bastante interessante!! Vou tentar assisti-lo!

    ResponderExcluir
  11. Livros clássicos são sempre interessantes:)

    ResponderExcluir
  12. Faz pouco tempo que engressei neste universo do terror, mas já estou amando, li alguns da Darkside que me conquistaram demais!

    ResponderExcluir